XPS: Fast food e delivery precisam do poliestireno extrudado

No ano passado, a fabricante de descartáveis Totalplast inaugurou, em São Paulo, uma fábrica dedicada apenas a produtos feitos de XPS, como bandejas, pratos, hamburgueiras, discos, estojos, marmitex, frangueiras, potes, tampas, pranchas, entre outros.

Sinal evidente de confiança no potencial desse mercado, hoje submetido a questionamentos referentes à sustentabilidade ambiental dos descartáveis plásticos.

“Tanto XPS quanto EPS são perfeitamente recicláveis, e mesmo alternativas feitas de papel têm uma camada de resina. Ainda há muito a ser discutido sobre a sustentabilidade dos diferentes materiais na produção de descartáveis”, observa Gustavo Cassetari Althoff, diretor da Totalplast.

Segundo ele, o crescimento do fast food, juntamente com o crescente apelo do delivery, impulsionam a expansão da demanda por aplicações feitas com XPS.

Poliestireno: Fast food e delivery precisam do XPS ©QD Foto: iStockPhoto
Gustavo Cassetari Althoff, diretor da Totalplast

“A aplicação produtiva utiliza um percentual de resina muito baixo, deixando o produto competitivo e com ótima qualidade, além de ser um isolante térmico, possibilitando o acondicionamento dos alimentos na temperatura desejada”, enfatiza Althoff, justificando o crescente emprego do XPS nesse gênero de aplicações.

Além da nova planta de São Paulo, a Totalplast tem duas outras fábricas: uma delas em Criciúma-Sc e outra em Gloria do Goitá-PE. Nelas utiliza também PS, EPS e PP para produzir descartáveis, como copos, potes, e tampas, entre outros. No conjunto de suas três unidades, transforma mensalmente cerca de 3 mil toneladas de matéria-prima: metade desse total, correspondente ao XPS.

Leia Mais:

Não deixe de consultar o Guia QD, maior plataforma eletrônica de compras e vendas do setor, com mais de 300 mil consultas mensais por produtos e mais de 400 anunciantes ativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios