Tubos: Ferramentaria tem campo para avançar no setor

No caso dos moldes para injeção, cada projeto é definido caso a caso, de acordo com as características das peças a serem fabricadas.

As matrizes são construídas por ferramentarias especializadas ou pelos próprios transformadores, nas vezes em que estes optam por uma atuação verticalizada da operação.

O mesmo não ocorre com a operação de extrusão de tubos.

Na esmagadora maioria das vezes, os moldes são produzidos pelos próprios fabricantes das extrusoras.

“Os tubos oferecidos ao mercado têm medidas padrões e as ferramentas utilizadas estão presentes entre os componentes das máquinas”, atesta Renato Rocha Borges, diretor da Extrusão Brasil, fabricante de linhas completas de extrusão.

O mesmo não ocorre quando os transformadores são fabricantes de perfis como, por exemplo, esquadrias de portas e janelas ou outras peças extrudadas com design sofisticado.

Nesses casos, o projeto e fabricação dos moldes ficam por conta de empresas especializadas.

No Brasil, existem poucas ferramentarias dedicadas à atividade.

Uma delas é a Astrotec, de Joinville-SC, fundada em 1994 e que atende transformadores de perfis termoplásticos no Brasil e também para os países integrantes do América do Sul.

A Astrotec atende indústrias de construção civil, automobilística, de linha branca, linha moveleira e outros segmentos.

Vilmar Carlos Dresch, administrador comercial e industrial da Astrotec
Vilmar Carlos Dresch, administrador comercial e industrial da Astrotec

“Temos um time de profissionais muito experientes, com alguns integrantes com mais de 35 anos de trabalho na fabricação de moldes para linha de extrusão”, orgulha-se Vilmar Carlos Dresch, administrador comercial e industrial.

Além da experiência dos profissionais, o executivo ressalta que a empresa tem como estratégia utilizar ferramentas tecnológicas de ponta em todas as etapas do trabalho, do projeto à entrega da ferramenta.

No caso dos projetos, por exemplo, a Astrotec se utiliza dos softwares SolidWorks de soluções intuitivas de design 3D.

Para a confecção dos projetos são utilizados equipamentos de usinagem, como máquina de eletro-erosão a fio para a realização das operações de corte e acabamento do perímetro do perfil.

Além dos moldes, a empresa também produz porta-moldes de extrusão, componente que em determinados casos proporciona agilidade e economia nos setups das ferramentas, e sistemas de calibragem.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios