Embalagens

25 de setembro de 2017

Tetra Pak inaugura centro de inovação no Brasil

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Publicado por: Jose Paulo Sant Anna
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    Plástico Moderno, CIC tem equipamentos para simular processos dos clientes

    CIC tem equipamentos para simular processos dos clientes

    A Tetra Pak inaugurou no país um Centro de Inovação ao Cliente (CIC), localizado na fábrica da empresa em Monte Mor-SP. O empreendimento foi realizado mediante investimentos da ordem de R$ 40 milhões. Trata-se do quarto e maior CIC da empresa no mundo. Outros três estão instalados nos Estados Unidos, Emirados Árabes e Singapura. A expectativa da multinacional é contar com nove unidades do gênero até o ano de 2019. Para a Tetra Pak, o CIC servirá como gerador de oportunidades de negócios. Seu objetivo principal é o de colaborar com os clientes na pesquisa e desenvolvimento de soluções, agindo como um “incubador de ideias”.

    Com mais de 24 mil funcionários em 85 países, a empresa oferece soluções para processamento e envase de alimentos. Além de oferecer equipamentos para a adoção dessas soluções (por venda ou aluguel), também é a responsável pela distribuição da matéria-prima. Caso o cliente deseje, também pode assumir a gestão da operação na planta onde a linha de produção está instalada.

    O CIC conta com quatro ambientes diferentes. O primeiro é a sala de portfólio, onde clientes podem entrar em contato com soluções diferenciadas relacionadas aos produtos de interesse já adotadas mundo afora. Na sala de ideias, a meta é promover reuniões com a participação dos profissionais da Tetra Pak e do cliente. Essas reuniões são voltadas para entender os problemas, descobrir saídas e refinar soluções, sempre com a preocupação de mensurar os resultados do que está sendo planejado.

    As soluções, então, vão para a planta piloto onde os projetos são testados na prática. Neste ambiente estão instalados todos os equipamentos necessários para conferir os resultados, do recebimento da matéria-prima até a chegada do produto final. No CIC também funciona um centro de treinamento, voltado para melhorar o desempenho dos funcionários dos clientes.

    Plástico Moderno, Brasil é o segundo maior consumidor das caixinhas longa vida

    Brasil é o segundo maior consumidor das caixinhas longa vida

    Segundo lugar – O Brasil ocupa a segunda colocação entre os consumidores das embalagens da empresa, atrás apenas da China. As famosas “caixinhas”, oferecidas em dezenas de formatos com ou sem tampas, tem como base paredes formadas por seis camadas de materiais, quatro de plástico, uma de papel e outra de alumínio. O plástico corresponde a aproximadamente 20% do peso total da embalagem.

    Um aspecto considerado importante pela empresa é o da defesa do meio ambiente. Além de contar com projetos de preservação de nascentes e de economia de água, entre outros, há grande preocupação com a reciclagem. Hoje, de acordo com informações prestadas pela empresa, são recuperados 23% das embalagens colocadas no mercado, em torno de 60 mil toneladas por ano. A tecnologia para a reciclagem está desenvolvida e a empresa apoia o trabalho das empresas coletoras. A perspectiva é de que esse número aumente quando houver maior conscientização dos consumidores e maior compromisso do governo com as práticas de coleta seletiva do lixo.



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