Máquinas e Equipamentos

Tecnologia de limpeza acelera trocas de cores – Agentes de Purga

Antonio Carlos Santomauro
29 de março de 2019
    -(reset)+

    Uma única versão do Easypurge serve para qualquer resina transformada em processos de sopro, injeção e extrusão, realizados em uma temperatura compreendida entre 135 e 390ºC. “Isso abrange mais de 90% das resinas”, afirma Giammattei. “Sendo líquido, o produto atinge todos os pontos que precisam ser limpos e não entope nada, nem mesmo os canais quentes dos sistemas de moldes, que podem ter apenas 0,2 mm de diâmetro, ou menos que isso”, acrescenta.

    O Easypurge, reconhece Giammattei, tem custo de aquisição superior ao dos agentes de purga tradicionais, formulados com resinas. “Em média, um quilo de meu produto custa dezenove vezes mais que um quilo de um desses agentes, mas para fazer o que faz um quilo de Easypurge são necessários 50 kg de um agente de purga comum. Ou seja: é preciso investir três vezes mais na compra desse outro agente para se obter o mesmo resultado”, compara.

    Embora haja quem diga ser abrasiva a maioria dos agentes de purga líquidos, Giammattei garante: “ele não é nada abrasivo”. Sua ação, diz o diretor da Freedom, deve-se a micropartículas capazes de uma limpeza tão profunda quanto a de um produto abrasivo. “Mas não conheço sua fórmula, isso é um segredo do fabricante, ao qual não tenho acesso”, comenta.

    A mesma afirmação – “desconheço a fórmula, o fabricante não a revela” – é apresentada por Euquério Cualhete que é responsável na distribuidora Pigatto pelos agentes de purga Asaclean, desenvolvidos e fabricados pela empresa japonesa Asahi Kasei. “Esses agentes contêm uma resina que serve como veículo, geralmente um estireno ou PP, o restante é composto por aditivos que o compatibilizam com as cadeias de carbono presentes em resinas, pigmentos e cargas, evitando sua aderência a metais”, resume Cualhete.

    Fornecidos na forma de grãos, os agentes Asaclean devem ser inseridos nas linhas como se fossem grãos de resina destinados ao processo normal de transformação, acelerando-se as máquinas durante a sua passagem. “Eles podem reduzir em mais de 50% os custos das paradas e dos set ups de máquinas”, afirma o executivo da Pigatto, que atualmente fornece no Brasil cinco versões do produto. “Ainda neste primeiro semestre aumentaremos para oito itens o nosso portfólio de agentes Asaclean”, adianta.

    As diferentes versões, explica Cualhete, têm menos a ver com o tipo de resina do que com a temperatura e o processo de transformação: em conjunto, abrangem resinas trabalhadas em uma faixa de temperatura que varia entre 160 e 420ºC, tanto para injeção quanto em sopro e extrusão. “No Japão, a Asahi Kasei já fornece aproximadamente vinte tipos diferentes de agentes de purga, desenvolvidos para conferir economia às paradas e set ups de processos mais específicos”, complementa o especialista da Pigatto.

    Agentes de purga, ele ressalta, são interessantes também quando se muda de uma resina para outra que exige temperatura diferente de moldagem, bem como nas paradas longas: “Por exemplo, nos finais de semana, quando os materiais ficam parados dentro das máquinas. Os agentes selam o equipamento, evitando a carbonização desses materiais no interior do sistema canhão/rosca, agilizando muito o reinício do processo”, detalha.

    Os agentes de purga, argumenta Cualhete, não são elaborados para entrar contato direto com alimentos, pois são totalmente retirados durante o processo de limpeza. “Mas temos certificações para mostrar que nossos produtos atendem às regulamentações europeias e de outros países para esse tipo de utilização”, ressalta Cualhete. “Em algumas aplicações, como as transformações de PC e polissulfonas, feitas a altíssimas temperaturas, o agente de purga é hoje mandatório, sem ele perde-se muito tempo nas paradas e nos set ups”, acrescenta.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *