Técnicas de usinagem em polímeros industriais – Plastecno

Para obter-se uma peça técnica usinada em materiais poliméricos industriais é imprescindível conhecer o material e analisar toda sua estrutura e comportamento mecânico

Plastecno - técnicas de usinagem em polímeros industriais - usinadas

Introdução – Técnicas de usinagem em polímeros 

A utilização da manufatura subtrativa, que se trata do processo da remoção de material de uma matéria prima já existente (ex.chapas, tarugos, tubos etc.) através da usinagem em polímeros industriais vem aumentando dia após dia, devido ao aumento da procura de peças usinadas segundo dados internos obtidos pela Plastecno Comércio de Plásticos Industriais Eireli por conta da eficiência na substituição de peças metálicas devido à baixa densidade, boa resistência química e mecânica.

Mas para obter um bom resultado no processo de usinagem em materiais poliméricos é necessário conhecer as particularidades e singularidades que cada material apresenta durante o processo.

É possível realizar a usinagem em todos os plásticos industriais dependendo do grau de complexidade da peça final.

Processos e parâmetros de usinagem

Os processos de usinagem em polímeros industriais basicamente são parecidos com os processos de usinagem em materiais metálicos utilizando máquinas convencionais como Fresa, Torno, Rotear, entre outras.

Porém é necessário atentar-se as velocidades e avanços durante a usinagem evitando sempre o superaquecimento, sendo fundamental a refrigeração da ferramenta para evitar a fundição ou degradação do material, pois os polímeros são maus condutores de calor em comparação a peças metálicas.

É essencial confeccionar uma peça para testes e avaliações antes de produções em auto escala para analisar o comportamento do material durante o processo que pode apresentar desempenhos diferentes devido a fabricação da matéria prima tais como os materiais fundidos e extrudados evitando assim o desperdício e refugo do material.

Para ter uma boa usinabilidade, é recomendável usar velocidade constante com pequena profundidade e avanços lentos.

Tolerâncias dimensionais

Peças técnicas confeccionadas em polímeros industriais devem ser projetadas com tolerâncias maiores do que as tolerâncias adotadas para materiais metálicos, pois os polímeros possui maior expansão térmica, alterações de forma devido tensões internas e também possui absorção de umidade.

O processo de usinagem e seus parâmetros como velocidade de corte, avanço, fixação da peça e refrigeração influencias diretamente na variação dimensional da peça.

Devido a isto, para usinagem em polímeros industriais adota-se tolerâncias dimensionais que regem pelas normas: DIN 7168 e NBR ISO 2768 , ambas em grau médio.

Conclusão – Técnicas de usinagem em polímeros

Para obter-se uma peça técnica usinada em materiais poliméricos industriais é imprescindível conhecer o material e analisar toda sua estrutura e comportamento mecânico e térmico durante o processo de usinagem, pois através do conhecimento é possível alcançar resultados gradativamente satisfatórios.

Antes de iniciar uma produção em lote é recomendado realizar ensaios e testes em uma peça piloto para verificar todas as avarias e particularidades do material.

Levando em consideração de suma importância a fixação da peça na máquina para que não haja marcas após a usinagem. Torne-se relevante o conhecimento empírico e a experiência acumulada para adquirir os melhores parâmetros no processo de usinagem e para garantir a qualidade da peça técnica usinada.

 

Douglas I. Pires é Engenheiro Mecânico da Plastecno e atua na aplicação técnica, fabricação e desenvolvimento de projetos e peças usinadas em plásticos de engenharia.

 

Douglas I. Pires é Engenheiro Mecânico da Plastecno e atua na aplicação técnica, fabricação e desenvolvimento de projetos e peças usinadas em plásticos de engenharia.

 

 

Plastecno
Plastecno – Plásticos Industriais
plastecno@plastecno.com.br 
Whatsapp: +55 11 99717-8377

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios