Consumo Responsável de Sacolas Plásticas: Sacolas Melhoram a Qualidade com programa Plastivida e Abief
Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas
A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, o Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief) anunciam o lançamento do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que estabelece espessura mínima de 27 micra (ou 0,027 mm) para as sacolas distribuídas nos supermercados.
Com essa iniciativa, as entidades pretendem desestimular o seu uso em excesso – ao receber sacolas mais resistentes, os consumidores dispensariam a utilização de embalagens sobrepostas para acomodação e transporte de suas compras –, e estimam encolher em 30% a produção de sacolas plásticas.
A base para o cumprimento dessa meta é o termo de parceria firmado entre a indústria do plástico e os supermercados, em dezembro de 2007, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, assinado por representantes das entidades de classe desses setores.
O termo registra o comprometimento dos signatários com a produção e distribuição de sacolas plásticas em conformidade com a Norma Técnica ABNT 14.937.
O peso que cada sacola suporta aparecerá em destaque.
Segundo as instituições, embora as novas sacolas tenham maior valor agregado, o varejo não arcará com custos mais altos para se abastecer, pois poderá encomendar à indústria menor volume de embalagens.
Mais notícias que podem te interessar:
- INP / PLASTVIDA: Mais ações pelo uso sustentável dos plásticos
- Conar suspende a campanha das APAS contra as sacolas
- Plástico do Grande ABC: Plástico na Região do ABC ganha novo fôlego com APL do Grande ABC
- ABRE: Indústria embala projeções de crescimento de demanda
- Retornáveis expandem produção e descartáveis já geram demissão