Consumo Responsável de Sacolas Plásticas: Sacolas Melhoram a Qualidade com programa Plastivida e Abief

Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas

A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, o Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief) anunciam o lançamento do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que estabelece espessura mínima de 27 micra (ou 0,027 mm) para as sacolas distribuídas nos supermercados.

Com essa iniciativa, as entidades pretendem desestimular o seu uso em excesso – ao receber sacolas mais resistentes, os consumidores dispensariam a utilização de embalagens sobrepostas para acomodação e transporte de suas compras –, e estimam encolher em 30% a produção de sacolas plásticas.

A base para o cumprimento dessa meta é o termo de parceria firmado entre a indústria do plástico e os supermercados, em dezembro de 2007, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, assinado por representantes das entidades de classe desses setores.

O termo registra o comprometimento dos signatários com a produção e distribuição de sacolas plásticas em conformidade com a Norma Técnica ABNT 14.937.

O peso que cada sacola suporta aparecerá em destaque.

Segundo as instituições, embora as novas sacolas tenham maior valor agregado, o varejo não arcará com custos mais altos para se abastecer, pois poderá encomendar à indústria menor volume de embalagens.

Mais notícias que podem te interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios