Rumo a novos desafios

Sinplast

Plástico Moderno - Rumo a novos desafios - Sinplast RS ©QD Foto: iStockPhoto

Podemos dizer que 2020 foi desafiador para todos. Afinal, o mundo está em rápida transformação e a pandemia mostrou e ainda mostra claramente isso.

Durante o ano vivemos uma realidade muito diferente da habitual, o que nos fez avaliar diversas práticas e pensamentos.

No entanto, as consequências deste momento ainda serão vividas e sentidas durante os próximos meses, quiçá anos. Considerando isso, todos os setores devem estar preparados para o que virá.

Destaco, em especial, dois com os quais me relaciono diretamente: a economia e o meio ambiente.

Química e Derivados - Gerson Haas, presidente do Sinplast-RS ©QD Foto: Divulgação/João Alves
Gerson Haas, presidente do Sinplast-RS

A indústria vem se mostrando mais do que essencial, evidenciando, inclusive, o quão necessário somos em situações de conflito.

Que no próximo ano possamos seguir levando e produzindo itens importantes, atuando para suprir serviços fundamentais e mantendo o trabalho e o ciclo econômico girando, mesmo em dias desafiadores.

Falando de meio ambiente, o (re)pensar se torna ainda mais primordial para o futuro. Daqui para frente, políticas de reciclagem e de incentivo à economia circular são vitais, proibições não.

Em um período em que muita coisa nos foi tirada, banir e desaprovar alguns materiais não me parece o certo para o que está por vir.

Mudanças de pensamento, de propostas, de cultura serão imprescindíveis, só assim poderemos mudar a raiz do problema, contribuindo para uma nova realidade e sem desestabilizar todo o curso do ecossistema.

Por fim, agora falo com a sociedade: (re)pense também sobre o futuro que você espera. Sua atitude individual impactará o bem do coletivo. Vivemos no mesmo planeta e é por ele que devemos lutar todos juntos: cidadãos, governo, indústria e demais envolvidos.

O futuro está em nossas mãos e espero que ele traga todos os frutos que plantamos com esforço e empenho em 2020. Até lá!

Texto: Gerson Haas

 

Plástico Moderno - Por um mundo melhor! SINPLAST ©QD Foto: Divulgação

Sinplast

O Sinplast – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS foi fundado em 1982 com o objetivo de congregar e fortalecer as indústrias gaúchas do segmento transformador do plástico. Criado originalmente como Associação Profissional das Indústrias de Material Plástico do Rio Grande do Sul, o Sinplast veio atender às necessidades de um mercado que entrou em expansão com a fundação do Pólo Petroquímico do Sul, em 1976.

Atuando como parceiro das indústrias gaúchas da terceira geração do setor plástico, o Sindicato desenvolve, através de Comitês Temáticos, programas e projetos que visam à capacitação e ao desenvolvimento das organizações. Entre suas principais atuações, está a defesa aos interesses das empresas do setor no cenário estadual e nacional frente a temas econômicos, políticos e tributários que ameacem a sua competitividade. Trabalha também pela valorização do material plástico perante à sociedade, além de auxiliar e apoiar as indústrias do setor em temas relacionados à gestão empresarial.

O Sinplast congrega mais de 800 indústrias no Estado, entre filiadas e associadas. O Sindicato é dirigido por empresários do setor plástico do Rio Grande do Sul em regime presidencialista. A gestão de cada diretoria, eleita por votação das empresas associadas, é de três anos.


Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios