Chapas e Perfis

Roscas – Tipo universal tende a perder mercado para os perfis dedicados

Simone Ferro
27 de outubro de 2007
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    O equipamento substituiu a extrusora com corte convencional, e garante maior uniformidade do granulado entre outras vantagens, segundo o fabricante. “O sistema de alimentação forçada dispensa o aglutinador nos transformadores que recuperam aparas, reduzindo o consumo de energia elétrica”, explica Vieira.
    A nova extrusora ampliou a participação de mercado da Multi-União. “Em 2006, as vendas de extrusoras convencionais representavam 15% do faturamento da empresa. Este ano, a participação saltou para 30%.” Vieira comemora também os bons resultados globais. “Estimamos crescer 40% em 2007.” Construção civil e autopeças apresentaram os melhores desempenhos.

    A Wortex, de Campinas-SP, tem forte atuação no mercado de reciclagem com extrusoras cujas capacidades variam de 10 a 2.000 kg/hora, destinadas a diversos tipos de termoplásticos, incluindo ABS, PP, poliamidas e blendas com cargas minerais, fibra de vidro e outros. De acordo com informações do fabricante, possui sistema de degasagem a vácuo, processo de injeção a gás e troca-telas hidráulicos e manuais, entre outras características.

    A empresa oferece ainda o kit de extrusão que pode ser montado no equipamento já existente no transformador. Fabricado sob encomenda e projetado para as necessidades específicas de cada cliente, o kit tem rosca e cilindro (nitretados ou bimetálicos), redutor com caixa de rolamentos, base conforme projeto e conjunto de aquecimento e de resfriamento com ventiladores. Todos os projetos são desenvolvidos no centro tecnológico.

    Entre os produtos, destaca-se uma variada gama de roscas e cilindros (mono e duplos) e acessórios para injeção, extrusão e sopro. Os diâmetros variam de 25 mm a 400 mm; os comprimentos vão até 8.000 mm. O uso de ligas bimetálicas garante ainda longa durabilidade, alta precisão de alinhamento e de concentricidade e máxima resistência à abrasão e corrosão, conforme informações do departamento de marketing.



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