Chapas e Perfis

Resinas suprem avanços do mercado – Fabricantes de compostos PVC

Antonio Carlos Santomauro
5 de fevereiro de 2019
    -(reset)+

    Plástico Moderno, Resinas suprem avanços do mercado - PVC

    Fabricantes de compostos estiveram entre os principais demandantes da resina PVC Norvic SP 750RA, lançada pela Braskem na última Interplast (realizada em agosto último). “Para produtos rígidos extrudados, ela permite mais facilidade de processamento, com maior capacidade de plastificação e menor consumo de energia, e compostos com maiores níveis de carbonato de cálcio”, destaca Antonio Rodolfo Junior, gerente de Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento de Mercado de PVC/Cloro-Soda, da Braskem.

    Segundo ele, a nova resina se adequa à recente revisão da norma ABNT NBR 14285, que agora permite, em perfis de PVC rígido destinados a forros, teores de cargas minerais superiores a 17% ou 18% (anteriormente vedados). “Ela permite limites de incorporação de carbonato de cálcio muito superiores aos convencionalmente utilizados em forros”, ressalta o profissional da Braskem, empresa cuja atual capacidade de produção de PVC chega a 710 mil t/ano.

    Por sua vez, a Unipar pode produzir, em plantas no Brasil e na Argentina, 507 mil toneladas de PVC por ano. E mantém parcerias com fabricantes de compostos e com outros clientes, em um trabalho conjunto de desenvolvimento de soluções, afirma Mauricio Russomano, diretor-executivo comercial da empresa. “Essas parcerias fazem parte de nossa política de relacionamento, e de desenvolvimento dos usos do PVC”, destaca Russomano.

    Ele cita a indústria de telhas como um dos mercados com bom potencial de expansão do PVC, que pode ganhar espaço também na produção de esquadrias. “Há possibilidade de crescimento também na indústria de esquadrias, na qual o PVC tem participação ainda pequena, apesar de conferir aos produtos maior durabilidade e maior proteção térmica, relativamente à madeira e ao alumínio”, ressalta o profissional da Unipar (marca sob a qual vêm sendo paulatinamente unificadas as operações Unipar Carbocloro e Indupa, dedicadas, respectivamente, à produção de cloro e soda e de PVC).



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *