Resinas estirênicas: programa ajuda a reciclar EPS

Idealizado por um grupo de fabricantes de descartáveis, recicladores, indústria petroquímica e sindicato, com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) na gestão de projeto e a operacionalização da Odnum Design & Engenharia (consultoria especializada em projetos inovadores para a sustentabilidade), o Isopor® Amigo, anteriormente operando como projeto piloto, se transformou em um programa e firmou novas parcerias.

A primeira é com a Organa Biotech, que a partir de agora irá orientar as empresas que já disponibilizam as marmitas em EPS ao programa sobre a destinação adequada dos resíduos orgânicos. Além disso, a nova parceira vai oferecer PEVs nas empresas para o recolhimento do orgânico, assim como nos restaurantes do Perini Business Park.

A compostagem será feita in loco, transformando os restos em fertilizante de alto valor, utilizado no próprio Perini Business Park, o que também elimina o consumo de combustíveis fósseis na movimentação de cargas.

Além disso, o correto tratamento da parcela úmida dos resíduos sólidos urbanos contribui para maior eficiência na disponibilização correta dos itens recicláveis.

Com a ampliação e consolidação do programa, os principais objetivos são recolher toda embalagem em EPS – não apenas marmitas, boxes e bandejas – , levar a iniciativa para fora do Perini (em Joinville-SC) e buscar mais apoiadores. Hoje, Copobras, Isoterm, Knauf, Isorecort (Grupo Mundial), Santa Luzia, Simpesc, Termotécnica e Unigel participam do programa.

O programa Isopor® Amigo promoveu o painel virtual “Cadeia de Logística Reversa e a promoção dos ODS para materiais em EPS/XPS: Case Isopor® Amigo”, em 21 de setembro. Na oportunidade, explicou-se como o programa contribui para a Agenda 2030 da ONU e foi possível conferir depoimentos de participantes, parceiros e apoiadores.

A apresentação pode ser vista no canal do Isopor® Amigo no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=TiW8t7L8W4U.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios