Embalagens

Resinas Estirênicas podem crescer nos itens descartáveis

Antonio Carlos Santomauro
16 de maio de 2020
    -(reset)+

    As estirênicas na crise – Hoje muito destacados na mídia e em ambientes de informação e discussão como agentes causadores de problemas ambientais, os produtos de uso único feitos de poliestireno desempenham uma função relevante na sociedade atual, ressalta Natal, da Unigel: “Em hospitais, por exemplo, seu uso é fundamental”, ressalta.

    Além disso, prossegue o profissional da Unigel, embora muitas vezes se divulgue o contrário, o poliestireno – tanto na forma de XPS, quanto como EPS – é totalmente reciclável. “No Brasil, existe uma empresa que produz rodapés feitos quase integralmente com poliestireno reciclado”, informa.

    A crise provocada pelo coronavírus, observa Gonçalves, mostra que as embalagens plásticas descartáveis são úteis e devem ser mantidas. “O que deve haver é a educação para a correta destinação dessas embalagens, e não sua proibição”, ressalta o profissional da Activas.

    Mas Gonçalves reconhece: mundialmente, não há perspectiva de expansão da demanda por poliestireno; se houver algum crescimento, ele será muito pequeno e decorrerá da manutenção de alguns usos já bastante consolidados dessa resina, por exemplo, nas embalagens termoformadas de iogurtes e de outros produtos alimentícios. “Crescendo a economia, cresce o consumo desses produtos e, assim, cresce também a demanda por poliestireno, embora em ritmo inferior ao de outras resinas”, comenta.

    Resinas estirênicas podem também ter papel importante na minimização dos problemas sanitários e sociais decorrentes do coronavírus, por exemplo, na forma de embalagens de poliestireno que acondicionam a comida pronta que deve ser levada para casa pelos consumidores ou no sistema de delivery (ao menos temporariamente, em várias cidades brasileiras essas passaram a ser as únicas maneiras de acesso a comida pronta, pois foi proibido seu consumo nos locais onde ela é preparada).

    Além disso, lembra Rocha, o ABS transparente tem muitas aplicações na área médica, entre elas, válvulas e controladores dos sistemas de aplicação intravenosa de medicamentos. “Temos sentido aumento da demanda por MABS para essas aplicações”, diz o profissional da Toray. “Há aumento também da demanda por algumas aplicações sanitárias, como os dispensers de papel, álcool gel e sabonetes”, especifica.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *