Máquinas e Equipamentos

Resfriamento: Equipamentos mais eficientes aliviam a conta de água e de energia, com baixo investimento

Antonio Carlos Santomauro
30 de dezembro de 2017
    -(reset)+

    Mesmo evoluções aparentemente muito pequenas – e à primeira vista até sem relação direta com a eficácia dos equipamentos – podem constituir diferenciais mercadológicos no atual contexto de competitividade da indústria de soluções para resfriamento de água industrial. Existe, diz Jaqueline, da Refrisat, quem hoje valorize o uso, nesses equipamentos, de gases refrigerantes alternativos àqueles que, pelas regras do Protocolo de Montreal, vêm sendo gradualmente banidos dos produtos industriais (como é o caso do R-22). “Fomos pioneiros no Brasil na substituição do R-22. Hoje trabalhamos somente com o R-407 e o R-410, além de outros gases ecológicos refrigerantes”, relata.

    Plástico Moderno, Modelos de dry coolers fornecidos pela Refrisat

    Modelos de dry coolers fornecidos pela Refrisat

    Percebe-se também, complementa Szegö, da Mecalor, crescente procura por recursos de conectividade e de monitoração e controle dos equipamentos via web. “Nossos equipamentos saem da fábrica já com a possibilidade de controle remoto, bastando a colocação de um modem, ou, melhor ainda, de um cabo de rede”, destaca.

    A opção entre uma central de água gelada e chillers individuais em cada máquina, pondera o diretor da Mecalor, deve resultar de análises caso a caso que, entre outros fatores, considerem custo dos equipamentos, da instalação de tubulações, custo operacional e área a ser ocupada pelos equipamentos. Mas as centrais de água gelada da Mecalor, ressalta, têm diferenciais que fazem dela alternativa mais interessante que os chillers individuais. “Um deles é a presença de bombas que mantêm a vazão constante em cada uma das máquinas, independentemente do número delas em operação. Outro, a possibilidade de acrescentar ao sistema, nas expansões futuras, chillers de qualquer tamanho”, detalha.



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. Daniel

      Gostaria de um orçamento
      Obrigado



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *