Reciclagem de Plástico: Descubra a Importância da Reciclagem, suas Etapas, Principais Sistemas e Vantagens

A reciclagem de plástico é uma das etapas essenciais para transformar essa matéria prima em uma solução mais sustentável e reduzir o impacto ambiental do seu uso.

No Brasil, os processos de reciclagem ainda são pouco explorados e no caso do uso de sistemas de reciclagem para o plástico, apesar de acompanharmos um crescimento, os resultados são ainda mais tímidos.

Neste artigo, mostraremos como a reciclagem do plástico é importante não apenas para o meio ambiente e para agregar valor junto ao público externo, como também como uma oportunidade de garantir o uso desse material tão versátil para a indústria nos mais diversos segmentos. Entenda quais são os principais tipos de reciclagem plástica e como esse processo é importante. Boa leitura!

Saiba como funciona a reciclagem de plástico

Assim como qualquer outro elemento extraído da natureza, a produção do plástico apresenta um impacto para o meio ambiente. Com o impulsionamento da reciclagem, a situação pode melhorar bastante, favorecendo a implantação da logística reversa para esse material.

Confira a seguir quais são os passos que acontecem durante o processo de reciclagem.

  1. Separação: as empresas da economia circular que contribuem para transformar o plástico começam por esta etapa de triagem, na qual é avaliada a viabilidade da reciclagem do material.
  2. Moinho: o passo seguinte é passar o material pelo equipamento moinho, onde o plástico é fragmentado em partes menores.
  3. Lavagem: depois da transformação do plástico em pequenos flocos, o material passa por uma lavagem. Essa etapa é importante também para separar o plástico conforme sua densidade.
  4. Secagem: depois da lavagem o plástico passa para a etapa de secagem em ar quente.
  5. Extrusão: para finalizar o processo de reciclagem, acontece a etapa de extrusão, em que o material é aquecido e rapidamente resfriado, em seguida, o plástico terá realizado o ciclo de reciclagem, se tornando disponível para o uso novamente.

Conheça os principais sistemas de reciclagem

Existem muitas formas de fazer com que o plástico esteja novamente disponível para uso. Cada sistema de reciclagem é interessante por determinados aspectos do processo.

Podemos destacar como principais modelos de reciclagem do plástico: a reciclagem química, a mecânica e a energética.

Na reciclagem química o material é exposto a determinados reagentes, permitindo que vários tipos de plástico e até mesmo outros materiais (por exemplo, tintas) sejam incluídos dentro de um mesmo processo.

No sistema de reciclagem mecânico, que é hoje o mais conhecido, as etapas acontecem de forma separação, fragmentação e extrusão, transformando o plástico em grânulos prontos para a criação de novos produtos do plástico.

Já a reciclagem energética usam o plástico como fonte de energia a partir de usinas termo técnicas. Assim, os fabricantes de resinas plásticas têm a oportunidade de usar um combustível com potencial equivalente ao óleo, ao mesmo tempo que reduzem drasticamente do volume de plástico gerado.

Entenda as vantagens de trabalhar com resinas recicladas

Existem vários benefícios em trabalhar com resinas recicladas, entre eles:

  • Sustentabilidade: os métodos permitem um olhar ambientalmente correto para a produção e uso do plástico;
  • Qualidade: o produto da reciclagem apresenta um material forte;
  • Custo-benefício: a produção do plástico reciclado tem um valor bem abaixo se comparado à extração da matéria prima;
  • Adequação às leis: as resinas recicladas atendem às exigências das legislações atuais.

Como você deve ter percebido, a reciclagem de plástico é muito importante para o mercado, criando uma logística reversa, reduzindo o impacto ambiental de sua produção e entregando produtos de qualidade.

Os sistemas de reciclagem apresentam soluções diferentes desde as resinas recicladas através do moinho até a geração de energia.

Se você gostou deste texto, então convidamos você para a leitura do nosso artigo que explica sobre os processos químicos que ampliam a possibilidade de reciclagem!

Para comprar resinas recicladas consulte o GuiaQD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios