Produção de plástico no mundo: impactos e soluções

Veja o cenário atual, as perspectivas para a produção do plástico e como a reciclagem tem contribuído para diminuir o impacto ambiental

Quando pensamos na produção de plástico no mundo, provavelmente muitas imagens podem surgir à mente. Afinal, este é um dos materiais mais versáteis presentes na indústria da atualidade, produzindo as mais variadas soluções em todos os nichos de mercado. Com um forte papel nas soluções para embalagens, vemos hoje uma tendência no crescimento da produção mundial do plástico em até 50% até 2025, o que pode trazer muita praticidade, mas tem a possibilidade de causar um grande impacto na perspectiva ambiental.

Neste artigo, falaremos mais sobre este panorama, mostrando como o plástico tem sido usado em todo o planeta e quais são as tendências no Brasil para os próximos anos. Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a PNRS, encontramos também novas propostas que oferecem a logística reversa deste material que, em geral, produz embalagens e outros materiais para uso único. Entenda mais sobre o assunto, boa leitura!

Acesso Rápido

Qual é o panorama da produção de plástico no mundo?
Quais são os principais desafios para a produção de plástico no mundo?
Como a indústria do plástico no Brasil fica nos próximos anos?
A reciclagem pode impactar na produção e consumo de plástico?
Como encontrar fornecedores de resinas plásticas, embalagens e equipamentos para reciclagem?

Qual é o panorama da produção de plástico no mundo?

Atualmente o plástico está presente na maior parte das soluções industriais, desde o segmento alimentício, passando pelos materiais de construção até as soluções hospitalares ou da indústria automobilística e de computadores. Com a maleabilidade para a criação de novos materiais e rigidez depois de pronto, o plástico se transformou em uma excelente resposta para a concretização personalizada de ideias.

Hoje a perspectiva de produção do plástico é de 400 milhões de toneladas ao ano e com situações como a pandemia Covid-19 a tendência é que o uso deste material aumente muito mais. Isso porque o plástico tem a característica da impermeabilidade, favorecendo o isolamento de materiais, sua devida assepsia e direcionamento para o uso.

Algo alarmante e que desafia ainda mais a indústria do plástico é que justamente o motivo para o uso deste material durante a pandemia é o que mais preocupa na perspectiva ambiental: soluções de uso único. Sacolas de supermercado, embalagens, copos e talheres descartáveis, são várias as soluções de materiais que serão feitos para um único uso e que depois são descartados, sem a possibilidade da sua reutilização.

Quais são os principais desafios para a produção de plástico no mundo?

Em um primeiro momento, um dos maiores desafios dentro da produção de plástico no mundo não está na extração de novos materiais, mas principalmente na perspectiva ambiental da sua produção. Vários questionamentos surgem e fazem com que a produção de plástico seja repensada. Dentre eles, podemos destacar:

    • o tempo que o plástico gasta para se decompor se descartado na natureza (ou em situações como aterros sanitários);
    • a geração de lixo e ocupação de espaço com todo esse material que pode gastar centenas de anos para retornar ao seu estado original natural;
    • a falta de coerência com as agendas ambientais da atualidade;
    • a poluição ambiental e os impactos negativos para o planeta.

Pensando em tudo isso, nos deparamos com algumas soluções que vem de encontro com as necessidades desse mercado. As empresas transformadoras de plástico surgem para solucionar grande parte das questões levantadas acima. A ideia é fazer com que o material produzido ganhe novas perspectivas de logística reversa, permitindo novos usos do plástico.

Isso facilita a indústria, pois as resinas recicladas possuem alta qualidade, apresentam melhor custo-benefício se compararmos com o processo de extração e produção do plástico e ainda conseguem agregar valor para uma população cada vez mais consciente e preocupada com os impactos ambientais da produção industrial.

Como a indústria do plástico no Brasil fica nos próximos anos?

O panorama da produção de plástico no Brasil não apresenta perspectivas muito diferentes do cenário mundial. Hoje existem processos e respostas que realmente solucionam e permitem o uso do plástico, mas todas elas ainda precisam ganhar expressividade. Várias cidades como São Paulo têm instituído leis para proibir o uso de materiais plásticos para uso único, entretanto vemos soluções mais positivas acontecendo na região sul, onde a transformação do plástico cresce a todo vapor.

A maior questão em torno da produção de plástico do país gira em torno da sua logística reversa, uma vez que atualmente nem 2% de todo o plástico descartado é encaminhado para processos de reciclagem. Com a pandemia, o consumo do plástico cresceu absurdamente no Brasil e isso pode gerar consequências impactantes, caso as políticas de incentivo à reciclagem continuem tímidas e sem um papel mais efetivo.

Se compararmos a PNRS, que foi instituída em 2010 e sua implementação, percebemos que o cenário no país pode chegar ao ápice de uma produção desordenada, sem o devido design circular do produto. Entretanto, ao observarmos as indústrias que fazem uso dos materiais, podemos perceber um movimento que talvez seja a solução para essa situação. Hoje as marcas estão preocupadas com seu posicionamento ambiental e isso é muito positivo.

A reciclagem pode impactar na produção e consumo de plástico?

Com soluções cada vez mais interessantes, a reciclagem das embalagens se transforma em uma resposta muito coerente com todo o cenário apresentado. Afinal, já é possível desenvolver embalagens plásticas com uma produção mais limpa e focada na reciclagem do material usado. Isso significa reduzir drasticamente o impacto ambiental do plástico, com diversos tipos de processo como:

    • reciclagem química — permite o uso de embalagens de alimentos e tipos de plásticos que normalmente precisam de altas temperaturas para o processo. Esse tipo de reciclagem permite não só que vários tipos de plástico sejam reciclados, como também possibilita a inserção de outros elementos na mistura, como tinta, por exemplo;
    • resinas termoplásticas — essa é outra possibilidade que amplia os processos de reciclagem do plástico e que tem crescido bastante. As resinas termoplásticas são adequadas para a reciclagem química, facilitando a política reversa;
    • reciclagem mecânica — o processo mais popular, esse modelo de reciclagem permite a transformação do plástico, reduzindo o impacto ambiental do material.
Setor necessita garantir a reciclagem do plástico e os processos que envolvem a logística reversa
Setor necessita garantir a reciclagem do plástico e os processos que envolvem a logística reversa

Como você deve ter percebido, a produção do plástico no mundo tende a crescer bastante, principalmente com a pandemia Covid-19, que retomou o uso do material em diversos setores, facilitando os processos de esterilização. Entretanto, para garantir um crescimento saudável do setor e reduzir o impacto ambiental, é fundamental trabalhar a logística reversa do produto e garantir a reciclagem do plástico.

Como encontrar fornecedores de resinas plásticas, embalagens e equipamentos para reciclagem?


Os principais fornecedores de resinas plásticas, embalagens e equipamentos estão no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor transformador e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

Veja como é fácil e rápido encontrar as empresas que você precisa. Comece agora a realizar consultas e orçamentos diretamente com as empresas fornecedoras.

Se preferir nós podemos ajudar a encontrar o que você precisa

Precisa de Fornecedor? Clique e preencha o formulário abaixo






    Se você gostou do texto e quer saber mais sobre a produção de plásticos e soluções de reciclagem para o setor, então assine a nossa newsletter e garanta conteúdos de altíssima qualidade direto na sua caixa de e-mail!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Adblock detectado

    Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios