Reciclagem

Por um mar limpo – Plastivida

Miguel Bahiense Neto
13 de agosto de 2020
    -(reset)+

    Plástico Moderno -

    A atenção da Plastivida com a questão dos resíduos nos mares vem de longa data. Quando foi lançado, em 2011, o Compromisso de Honolulu, com o objetivo de estimular o compartilhamento de soluções para reduzir o lixo marinho, buscando a melhoria da gestão dos resíduos em todo o mundo, a Plastivida já estava atenta a esse movimentoDirigido a governos, indústrias, ONGs e demais interessados, o Compromisso de Honolulu tem o objetivo de servir como instrumento de gestão para a redução da entrada no mar de resíduos, tanto de origem terrestre, quanto de atividades marinhas, bem como prever a retirada do material que já existe nos oceanos.

    Decorrente dessa ação, no mesmo ano, foi assinada a “Declaração Global Conjunta da Indústria dos Plásticos”, da qual a Plastivida é signatária. Essa declaração formaliza a posição desta indústria mundial com relação ao tema dos resíduos nos mares. Organizações ligadas à cadeia produtiva do plástico de todo o mundo se comprometeram a trabalhar em conjunto com representantes dos governos, organizações não governamentais, pesquisadores e outros tomadores de decisão para prevenir o lixo no mar.

    Com tudo isso em vista, a Plastivida foi a fundo no assunto. Em 2012, firmou um convênio com Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) para se capacitar e desenvolver estudos científicos na costa brasileira e assim se preparar para endereçar as discussões sobre o tema no Brasil, tanto com a cadeia produtiva dos plásticos, quanto com a sociedade em geral. Foram desenvolvidas ações para conhecer e avaliar a temática no Brasil, bem como dimensionar sua relevância para o cenário global, identificar e quantificar a origem dos resíduos nos mares e praias brasileiras, estabelecer séries temporais de dados sobre resíduos marinhos e desenvolver ações de educação ambiental. Esse trabalho resultou, em 2016, na criação do Fórum Setorial dos Plásticos: Por Um Mar Limpo, que promove estudos, interage com players nacionais e mundiais sobre o tema e gera ações práticas, tanto de educação ambiental, quanto de solução para a questão.

    Plástico Moderno - Miguel Bahiense é graduado em Engª Química (UFRJ), pós-graduado em Comunicação Empresarial (FAAP/SP) e é presidente da Plastivida – Instituto Socioambiental dos Plásticos.

    Miguel Bahiense é graduado em Engª Química (UFRJ), pós-graduado em Comunicação Empresarial (FAAP/SP) e é presidente da Plastivida – Instituto Socioambiental dos Plásticos.

    No mês de junho, em que se comemoram o Dia do Meio Ambiente e o Dia dos Oceanos, temos a felicidade de colocar em prática uma importante ação voltada à mitigação do resíduo plástico nos oceanos. Licenciadora do Programa Internacional Operation Clean Sweep (OCS®), a Plastivida, em parceria com a Abiquim e a Abiplast, dá início ao processo de implementação do Programa Pellets Zero – OCS® em empresas da cadeia produtiva dos plásticos.

    O programa tem por objetivo auxiliar essas empresas na redução eventual da perda de pellets plásticos no ambiente marinho e é baseado no Manual Perda Zero de Pellets (OCS®), adaptado à realidade brasileira. Os estudos desenvolvidos no âmbito da parceria da Plastivida com o IO-USP mostram que a perda de pellets para o meio ambiente é mínima, especialmente quando comparada a outras fontes de perda de lixo para os mares, como os resíduos sólidos urbanos. Porém, é um processo dm que a solução está dentro da governança da indústria, e por isso, é fundamental a adesão do setor. O Manual busca atender às metas previstas pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 14 (ODS-14), de conservação e uso sustentável dos oceanos, e às assumidas pelos governos de diversos países e por organizações internacionais da sociedade civil, durante a Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, em 2017.

    Trata-se de um importante passo, resultado de anos de estudos e de dedicação sobre o tema. Estamos realizando, juntamente com a cadeia produtiva, um trabalho consistente de mitigação da questão dos resíduos nos oceanos e avançando de forma efetiva nessa importante pauta de impacto mundial.

    Plástico Moderno -

    PLASTIVIDA

    Plastivida – Desde a sua invenção, os plásticos são um avanço para a sociedade. Mas além das suas funções e vantagens inquestionáveis, estamos aqui para iniciar uma nova fase da relação dos plásticos com a sociedade. Uma relação mais racional no consumo e mais responsável no descarte; para o nosso bem e o bem do planeta.
    Mais informações: http://www.plastivida.org.br/



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *