Poliuretano vegetal compõe módulo de construção

Poliuretano vegetal compõe módulo de construção

A Purcom Química, de Barueri-SP, desenvolveu uma formulação de poliuretano vegetal para compor um módulo construtivo em forma de domo que apresenta vantagens econômicas e ambientais para a instalação de escolas, ambulatórios médicos e equipamentos de lazer, no Brasil e no exterior.

A Mammoth, de St. Petersburg-Tampa (Flórida, EUA), autora do projeto do módulo, está negociando uma parceria com o Instituto de Inovação e Materiais Avançados do Senai para desenvolver comercialmente o produto no Brasil. O domo foi apresentado na 4ª edição da Expo Construção Offsite, realizada de 31 de maio a 2 de junho no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

Detalhes do Domo, feito com poliuretano vegetal

O módulo piloto tem 48 m² de área útil (7,35 m de diâmetro por 5 m de altura) e pode ser montado em apenas 24 horas. É formulado com poliol obtido de óleo de mamona ou de soja e atende aos requisitos de governança sustentável (ESG) previstos nos critérios da Economia Circular.

Cada painel do módulo de PUGreen (desenvolvido pela Purcom) com recheio de BioPir (poliisocianurato com poliol de fonte renovável) e revestimento de gel coat à base de poliuretano pesa 65 kg, mede 4 m de comprimento e tem 5 cm de espessura.

Além da área útil, a estrutura tem outras vantagens sobre instalações pré-fabricadas ou adaptadas em trailers e containers: aditivos retardantes a chama para aumentar a segurança (ABNT NBR 15.575), eficiência energética (isolamento térmico e acústico), e janelas ou claraboias de policarbonato para favorecer a iluminação com luz solar (ideal para o aprendizado).

Os domos são montados sobre uma base de concreto equipada com dutos de abastecimento hidráulico e elétrico. A caixa e a bomba d’água (no caso de vários domos) podem ser colocadas no interior (com 5 m de altura) ou na parte externa da edificação, que também pode acoplar placas fotovoltaicas para a produção de energia solar.

O projeto realizado em parceria com a Purcom prevê, em sua fase piloto, um mercado potencial estimado inicialmente em cem módulos por ano, cujas vendas, ao preço sugerido de R$ 4 mil por m² – abaixo da média do mercado de pré-fabricados –, devem somar um faturamento mínimo de R$ 1,5 milhão no primeiro ano de operação no Brasil. A matéria-prima também será exportada pela Purcom para transformadores nos EUA franqueados pela Mammoth.

De acordo com o CEO da Purcom Química, Giuseppe Santanchè, o produto permite a instalação rápida de unidades de saúde, postos policiais e escolas com até cinco domos integrados por um módulo central de circulação e passagem entre os outros quatro, com banheiros e espaços para áreas de administração, manutenção e limpeza.

Poliuretano vegetal compôe módulo de construção ©QD Foto: Divulgação
Domo foi apresentado na Expo Construção Offsite

O CEO da Mammoth Structures, Gonzalo Chirinos diz ter aprendido com a Purcom Química que, para vender inovação, uma empresa precisa oferecer ao seu cliente todas as garantias de que o negócio dele será bem sucedido. “Por isso”, assinala, “a Mammoth-Purcom vai assegurar, aos transformadores franqueados e seus clientes, consultoria e assistência técnica inspiradas no sistema ‘Chave na Mão’ da Plataforma de Soluções Purcom”.

Purcom Química

Aos 21 anos, a Purcom Química tem a sua trajetória associada à inovação e apoio técnico a seus clientes. Foi a primeira indústria brasileira a homologar uma fórmula de poliuretano sustentável (poliuretano vegetal: inofensivo à camada de ozônio) para construções populares junto ao Programa de Desenvolvimento Sustentável da ONU (PNUD) em 2010, o Ecomate. Também foi pioneira na implantação de um programa de logística reversa de poliuretano junto ao governo do Paraná, em 2016, e de São Paulo, em 2018. Atualmente, investe num processo de reciclagem química de poliuretano para fechar a cadeia de logística reversa da sua produção.

Leia Mais:

Não deixe de consultar o Guia QD, maior plataforma eletrônica de compras e vendas do setor, com mais de 300 mil consultas mensais por produtos e mais de 400 anunciantes ativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios