Polipropileno: Entenda Tudo Sobre Este Material! O Que é? Para que serve? Quais os Tipos de Polipropileno. PP

Resinas Plásticas: PP - Polipropileno

O polipropileno (PP) é um termoplástico rígido e semicristalino amplamente utilizado hoje em uma variedade de aplicações domésticas e industriais.

A crescente busca por produtos de embalagens de plástico eficientes está impulsionando a demanda por PP em todo o mundo. Afinal, ele possui uma ampla gama de propriedades, como temperatura de trabalho superior, resistência à tração, alta resistência química e baixa absorção de umidade, que permitem sua adoção em diversas aplicações.

Neste artigo, nós explicamos tudo sobre o polipropileno, para você entender sobre esse material e descobrir se ele é ideal para o seu projeto.

O Que é o Polipropileno?

PP é um polímero resistente, flexível e versátil que é usado para fabricar uma variedade de produtos moldados — desde embalagens para manteiga e sorvete, móveis de plástico, baldes, para-choques de automóveis até fibras e tecidos.

Ele é membro de um grupo de plásticos conhecido como poliolefinas. Estruturalmente, é semelhante ao polietileno, com a diferença de que todos os outros carbonos da cadeia principal têm um grupo metil ligado a ele.

Algumas das propriedades mais significativas do polipropileno são as seguintes:

Resistência química

Bases e ácidos diluídos não reagem prontamente com polipropileno, o que o torna uma boa escolha para recipientes com tais líquidos, como agentes de limpeza, produtos de primeiros socorros e muito mais.

Elasticidade e tenacidade

O polipropileno age com elasticidade em uma determinada faixa de deflexão (como todos os materiais), mas também sofre deformação plástica no início do processo, por isso é geralmente considerado um material “resistente”. A tenacidade é um termo de engenharia definido como a capacidade de um material de se deformar (plasticamente, não elasticamente) sem quebrar.

Resistência à fadiga

O PP mantém sua forma após muita torção, dobra e / ou flexão. Esta propriedade é especialmente valiosa para fazer dobradiças vivas.

Isolamento

O polipropileno possui altíssima resistência a eletricidade e é muito útil para componentes eletrônicos.

Transmissividade

Embora o polipropileno possa se tornar transparente, é normalmente produzido para ter uma cor naturalmente opaca. O polipropileno pode ser usado para aplicações em que alguma transferência de luz seja importante ou de valor estético.

Ele é um material termoplástico (o contrário de termofixo) — isso está relacionado à forma como o plástico responde ao calor.

Os materiais termoplásticos se tornam líquidos em seu ponto de fusão (cerca de 130 graus Celsius no caso do polipropileno).

Uma característica muito útil dos termoplásticos é que eles podem ser aquecidos até seu ponto de fusão, resfriados e reaquecidos novamente sem degradação significativa. Em vez de queimar, termoplásticos como o polipropileno dissolvem, o que permite que eles sejam facilmente moldados por injeção e posteriormente reciclados.

Por outro lado, os plásticos termofixos podem ser aquecidos apenas uma vez — geralmente, no processo de moldagem por injeção. Esse primeiro aquecimento faz com que os eles endureçam, o que resulta em uma alteração química irreversível. Isso faz com que os termofixos não sejam bons para reciclagem.

Resinas e Aditivos

Para Comprar Polipropileno clique aqui e encontre diversos fornecedores.

Quais são os diferentes Tipos de Polipropileno?

Homopolímeros e copolímeros são os dois principais tipos de polipropileno disponíveis no mercado.

O homopolímero é o tipo de uso geral mais amplamente utilizado. Ele contém apenas monômero de propileno em uma forma sólida semicristalina.

As principais aplicações incluem embalagens, têxteis, saúde, tubos, aplicações automotivas e elétricas. Já a família de copolímeros de polipropileno é ainda dividida em copolímeros aleatórios e copolímeros em bloco produzidos por polimerização de propeno e etano.

O copolímero aleatório é produzido pela polimerização conjunta de eteno e propeno. Apresenta unidades de eteno, geralmente de até 6% em massa, incorporadas aleatoriamente nas cadeias de polipropileno.

Esses polímeros são flexíveis e opticamente transparentes, tornando-os adequados para aplicações que requerem transparência e para produtos que requerem uma excelente aparência.

Enquanto no copolímero em bloco, o conteúdo de eteno é maior (entre 5 e 15%). Possui unidades de comonômero dispostas em padrão regular (ou blocos).

O padrão regular, portanto, torna o termoplástico mais resistente e menos quebradiço do que o copolímero aleatório. Esses polímeros são adequados para aplicações que requerem alta resistência, como usos industriais.

Copolímero de Impacto

Homopolímero de propileno contendo um copolímero aleatório de propileno co-misturado fase que tem um teor de etileno de 45-65% é referida como copolímero de impacto PP.

É útil em peças que requerem boa resistência ao impacto. Os copolímeros de impacto são usados principalmente em aplicações de embalagens, utensílios domésticos, filmes e tubos, bem como nos segmentos automotivo e elétrico.

Polipropileno Expandido (EPP)

É uma espuma de esferas de células fechadas com densidade ultra baixa. O EPP é usado para produzir produtos de espuma de polímero tridimensionais.

A espuma do cordão de EPP tem maior relação resistência / peso, excelente resistência ao impacto, isolamento térmico e resistência química e à água.

Ele é usado em várias aplicações, desde automóveis a embalagens, de produtos de construção a bens de consumo e muito mais.

Terpolímero de Polipropileno

É composto por segmentos de propileno unidos por monômeros de etileno e butano (co-monômero) que aparecem aleatoriamente ao longo da cadeia polimérica. O terpolímero PP tem melhor transparência do que o PP homo. Além disso, a incorporação de comonômeros reduz a uniformidade cristalina no polímero, tornando-o adequado para aplicações de filme de vedação.

PP de alta resistência à fusão (HMS)

É um material ramificado de cadeia longa, que combina alta resistência à fusão e extensibilidade na fase de fusão. Os graus de PP HMS têm uma ampla faixa de propriedades mecânicas, alta estabilidade ao calor e boa resistência química. Ele é amplamente utilizado para produzir espumas macias de baixa densidade para aplicações em embalagens de alimentos, bem como nas indústrias automotiva e de construção.

Quais são as principais aplicações do polipropileno?

O polipropileno é um tipo de plástico conhecido por ser um material resistente e rígido. É distinguível pela forma como brilha. Essas qualidades o tornam muito adequado para a fabricação de diversos produtos. Com isso em mente, aqui estão algumas das aplicações e usos mais comuns do plástico de polipropileno.

Embalagem de Alimentos

O polipropileno é um plástico que pode ser utilizado como material de embalagem. Existem dois tipos de embalagens que podem ser produzidas em Polipropileno, a saber: Embalagem Flexível e Embalagem Rígida.

A embalagem de plástico flexível é definida por sua natureza transparente e é comumente usada como recipientes de plástico para alimentos e outros tipos de itens. Já a embalagem rígida é um tipo de embalagem mais grossa e opaca. Isso é comumente usado para criar embalagens, como pratos de plástico, copos e utensílios, bem como garrafas e potes. O polipropileno também é um material para micro-ondas, um recurso crucial para recipientes de alimentos.

Suprimentos Médicos

A indústria médica é um dos maiores usuários de plástico, pois é um material durável e flexível que pode ser usado para várias aplicações médicas.

O polipropileno é usado para criar produtos e ferramentas médicas, como placas de Petri, seringas, frascos para amostras, panelas, frascos e distribuidores de pílulas.

Outra vantagem é que o plástico é resistente a produtos químicos fortes, esterilização a vapor e bactérias, qualidades importantes necessárias para suprimentos médicos presentes em uma unidade de saúde.

Móveis de Plástico

A natureza rígida e a superfície brilhante do polipropileno tornam-no um material ideal para criar diferentes tipos de móveis de plástico.

Essas peças de mobiliário podem incluir cadeiras, mesas, bancos, gavetas e até grandes armários. Em comparação com o uso de materiais como madeira e metal, os móveis de plástico são mais leves e muito mais fáceis de produzir, o que os torna ótimas alternativas. Para as empresas que buscam fabricar móveis leves, baratos e duráveis, o polipropileno é a melhor opção do mercado.

Partes Automotivas

O plástico de polipropileno é um acessório muito comum na indústria automotiva. Por ser acessível, fácil de moldar e simples de produzir, é um material muito comum para diferentes tipos de peças e componentes plásticos.

Essas peças automotivas incluem estojos de bateria de carro, para-choques de carro, para-lamas, painéis, painéis de instrumentos, acabamentos de portas e muito mais. Essas peças de plástico ajudam a diminuir o peso geral do veículo. Isso ajuda a melhorar o desempenho do seu carro ao mesmo tempo em que mantém um material resistente que pode mantê-lo seguro enquanto dirige.

Produtos de Consumo

Uma das aplicações e usos mais comuns do polipropileno é para a produção de produtos de consumo.

Esses produtos podem variar de eletrodomésticos, brinquedos, malas, tapetes, esteirase outros itens de cozinha. Sua durabilidade e resistência a altas temperaturas o tornam um material ideal para uso em cozinhas e eletrodomésticos, como máquinas de lavar e cafeteiras.

Além de ser usado para produtos domésticos, também pode ser usado para produzir peças como tampas de garrafas e até componentes para máquinas. Se você deseja fabricar uma ampla variedade de produtos sem a necessidade de trocar materiais, o polipropileno oferece o mais amplo conjunto de opções.

Películas Plásticas

Outro produto popular fabricado com polipropileno é o filme PP. Esse tipo de filme é conhecido por sua força e resistência contra rasgos, perfurações e altas temperaturas. Pode ser usado para produtos como embalagens e peças industriais.

Em comparação com o uso de tipos de plástico mais finos que podem quebrar facilmente, o uso do filme PP é uma opção muito melhor que pode gerar um produto geral melhor.

Quais os Benefícios de usar o Polipropileno?

O plástico é um material de produção muito abundante que pode ser usado para criar muitos produtos diferentes. Ao escolher o tipo certo de plástico, você pode maximizar a capacidade e a qualidade de seus produtos.

O polipropileno é um dos tipos de plástico mais comuns usados no processo de fabricação. Com sua durabilidade e versatilidade, você pode criar uma ampla gama de peças, itens e produtos com alta eficiência.

Devido ao fato de que o polipropileno se adapta bem ao processo de moldagem por injeção, ele pode ser usado para fazer camadas incrivelmente finas de plástico. É muito adequado para aplicações como

  • dobradiças em potes de medicamentos;
  • tampas em frascos de shampoo; e
  • e outros recipientes que serão muito dobrados e manipulados e não devem quebrar.

O polipropileno pode até mesmo resistir a movimentos de torção de até 360 graus sem estalar e, como resultado, é muito difícil de estalar.

É um custo relativamente baixo e simples de produzir e está prontamente disponível em vários países e comunidades.

A alta resistência química e à fadiga aumenta sua durabilidade e versatilidade como material de embalagem e opção para dobradiças e tampas de garrafa fixadas na garrafa principal por uma fina camada de plástico.

Pode oferecer grande versatilidade em cores, pois pode ser produzido como um termoplástico opaco ou transparente e utilizado quando se deseja alguma transferência de luz. Sua densidade mais leve permite que seja usado em aplicações onde a redução de peso deve ser uma consideração chave.

O polipropileno é à prova d’água e extremamente resistente à absorção de umidade, o que agrega à sua embalagem benefícios e flexibilidade como material de embalagem.

Sua natureza semicristalina também oferece alta resistência à flexão, tornando-o resiliente ao desgaste geral e ideal para itens que devem passar por altos níveis de estresse físico. Também é resiliente contra mofo, bolor, podridão e bactérias.

Como os Aditivos Ajudam a Melhorar as Propriedades do PP?

Aditivos de polímero como clarificadores, retardadores de chama, fibras de vidro, minerais, enchimentos condutores, lubrificantes, pigmentos, entre outros, podem melhorar ainda mais as propriedades físicas e / ou mecânicas do PP.

Por exemplo, o PP tem baixa resistência a UV, portanto, aditivos como aminas impedidas fornecem estabilização de luz e aumentam a vida útil em comparação com polipropileno não modificado.

Além disso, enchimentos — argilas, talco, carbonato de cálcio, entre outros — e reforços — fibras de vidro e de carbono, por exemplo — são adicionados para alcançar propriedades significativas relacionadas ao processamento e aplicação de uso final.

O desenvolvimento e uso de novos aditivos, processos de polimerização mais recentes, bem como soluções de mistura estão aumentando significativamente o desempenho do polipropileno.

Portanto, hoje ele é menos visto como uma solução de baixo custo, mas muito mais como um material de alto desempenho, competindo com os plásticos de engenharia tradicionais e metal ocasional.

Como você pode ver, o polipropileno é usado em quase todos os mercados de plásticos hoje. De produtos usados para proteger produtos sociais comuns a equipamentos médicos, seria difícil imaginar um mundo sem esse recurso durável e versátil.

No geral, ele tem muitas vantagens respeitadas, pode economizar dinheiro e oferece garantia confiável de que os projetos terão resultados favoráveis a longo prazo.

Agora que você já sabe tudo sobre o polipropileno, conheça os principais fornecedores desse material aqui no Brasil!

Leia Mais Sobre Polipropileno:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios