Compósitos

Polímeros na Área Médico-Hospitalar – Inovação aliada à Saúde

Plastico Moderno
30 de dezembro de 2019
    -(reset)+

    Retomando-se o Grilamid® TR, além dos materiais já disponíveis, uma nova poliamida de alta performance foi especialmente desenvolvida para suportar mais de 500 ciclos de esterilização por autoclave, sem danos ao produto. Este material foi apresentado na Feira K 2019, em Düsseldorf, pela EMS-Grivory. Por ser altamente transparente e resistente quimicamente, este material pode ser utilizado em válvulas de vapor, máscaras de ventilação, caixas de instrumentos, filtros e mais. Entre inúmeras aplicações no segmento óptico, automotivo e industrial, Grilamid® TR 90 foi escolhido para um sistema de aplicação de cimento ósseo, uma vez que promove resistência mecânica e tenacidade, boa resistência a químicos e alta transparência, além de satisfazer as normas de biocompatibilidade. O dispositivo resultante é feito sob medida para os requisitos de operações ortopédicas, onde a aplicação precisa do cimento ósseo é necessária. Outro exemplo excelente da confiança conquistada pelo Grilamid® TR é a utilização deste material na estrutura que contém os aparelhos auditivos da empresa suíça líder em inovação Sonova. Esse material deve promover resistência mecânica e química enquanto protege os componentes eletrônicos dentro do aparelho durante sua vida útil. A Figura 2 ilustra esses dispositivos, que podem também ser produzidos com microgrânulos.

    Plástico Moderno - Figura 2: Aparelhos de audição fabricados pela Sonova utilizando Grilamid TR [Fonte: EMS-Grivory].

    Figura 2: Aparelhos de audição fabricados pela Sonova utilizando Grilamid TR [Fonte: EMS-Grivory].

    O PEEK está localizado ao topo da pirâmide dos polímeros e suporta incontáveis requisitos: resistência a altas temperaturas, desgaste e químicos agressivos estão entre eles. Adicionalmente, entre suas propriedades de interesse na área médico-hospitalar, encontram-se superior resistência mecânica, precisão na produção e altíssima resistência à esterilização por autoclave, mantendo propriedades químicas e mecânicas mesmo após 2.500 horas a altas pressões de vapor (Gráfico 1), além de suportar exposição à radiação.

    Plástico Moderno - Tabela 1: Resistência química do PEEK e Aço Inoxidável para alguns compostos [Fonte: VICTREX].

    Tabela 1: Resistência química do PEEK e Aço Inoxidável para alguns compostos [Fonte: VICTREX].

    Plástico Moderno - Gráfico 1: Propriedades Mecânicas do Victrex © PEEK após Exposição ao Vapor d'Água (200ºC).

    Gráfico 1: Propriedades Mecânicas do Victrex © PEEK após Exposição ao Vapor d’Água (200ºC).

    A Victrex é a líder mundial em soluções de policetonas de alto desempenho. Victrex® PEEK fornece confiança, inclusive, para a substituição de materiais como aço inoxidável, titânio, alumínio e vidro. A Tabela 1 apresenta um comparativo das resistências químicas do PEEK e o aço inox.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *