Poliestireno (PS): O que é e para que serve? Descubra os tipos, suas características e muito mais.

Resina Termoplástica: Poliestireno ou PS - Saiba o que é, para que serve, características, tipos e muito mais

O Poliestireno é um Material atóxico, transparente e sólido, tendo como das principais propriedades ser moldável a partir do calor, mas rígido e resistente quando no produto acabado

A escolha da matéria-prima é uma etapa importante, seja na fabricação de utensílios, seja nas construções civis. Isso porque ela influencia aspectos como qualidade, aparência, serventia e economia. Justamente por isso, o poliestireno é um dos materiais mais reconhecidos no mercado e na indústria.

Só por curiosidade, uma das espécies mais familiares de poliestireno, o isopor, foi descoberto em 1941, na Alemanha. Menos de um século depois, ele já é uma das matérias-primas mais utilizadas, servindo a diversas finalidades.

A seguir, você confere informações mais completas sobre o poliestireno, suas características e aplicações. Acompanhe!

O que é Poliestireno? 

O poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno. Em outras palavras, é uma resina do grupo dos termoplásticos, assim como o polipropileno e o polietileno.

É um material atóxico, transparente e sólido, tendo como das principais propriedades ser moldável a partir do calor, mas rígido e resistente quando no produto acabado.

Quais as Características do Poliestireno?

Ainda que se apresente por meio de 3 tipos principais, pode-se afirmar que, de modo geral, o poliestireno tem as seguintes características:

  • reciclável;
  • baixa densidade;
  • fácil processamento;
  • baixa resistência a solventes orgânicos, ao calor e a intempéries;
  • elevada resistência a álcalis e ácidos;
  • resistente à compressão e à absorção da água.

Quais os Tipos de Poliestireno?

O poliestireno pode ser encontrado em 3 principais tipos. A seguir, você confere as diferenças!

Poliestireno Cristal Resina 

Também conhecido como poliestireno comum, ele apresenta baixo custo e é um pouco menos flexível, além de apresentar maior índice de refração, quando comparado aos outros. Na estética, assemelha-se a um vidro, por ser transparente. Pode ser usado, por exemplo, em pipetas de laboratório, tesouras e copos descartáveis.

Poliestireno de Alto Impacto

O poliestireno de alto impacto obtido a partir da adição de mais de 10% de polibutadieno ou de estireno butadieno ao poliestireno. Devido a isso, acaba perdendo um pouco da transparência, ficando com uma coloração mais leitosa.

Outra diferença é o aumento na resistência do material, permitindo que seja usado para obter produtos que exigem mais rigidez e durabilidade. Bons usos do poliestireno de alto impacto são em cabides, caixas, placas de sinalização e brinquedos.

Poliestireno Expandido

Já o poliestireno expandido é o famoso isopor. Resulta do aquecimento do poliestireno com substâncias que emitem gases. Isso faz com que o material fique inchado e se torne um produto mais leve.

Nessa espécie, o poliestireno se torna um ótimo isolante térmico e acústico, serve de proteção ao usar como forro, além de proporcionar redução no consumo da energia, sendo um ótimo material sustentável. Alguns exemplos de utilização são em capacetes, embalagens, enchimento de laje, telhas e concreto.

Para que Serve o Poliestireno?

Bem, mencionamos alguns exemplos das aplicações do poliestireno. No entanto, para que as informações fiquem ainda mais claras, criamos alguns tópicos. Confira!

Segurança

Equipamentos de proteção individual (EPIs) são grandes aliados à segurança, além de, muitas vezes, obrigatórios em diversos contextos, como em ambientes de trabalho ou no trânsito.

Para que exerçam a devida proteção e minimize acidentes, precisam seguir regulamentos e processos de fabricação bastante meticulosos. Entre seus atributos, esses equipamentos precisam ser resistentes a impactos. É aí que entra poliestireno, revestindo os materiais e proporcionando conforto e proteção contra choques mecânicos ou colisões, por exemplo.

Sustentabilidade e Construção Civil

Tema bastante em voga, a sustentabilidade ambiental tem sido cada vez mais reconhecida, visto que proporciona benefícios em diversos sentidos. Um deles é prezar por recursos escassos e finitos, impedindo que acabem e impactem o bem-estar de gerações atuais e futuras.

Poliestireno na construção e tetos

Além disso, gera economia, pois, além de as alternativas de exploração possibilitarem o reuso de materiais, proporcionam mais eficiência no processo e tendem a requerer menos uso de energia.

O poliestireno é utilizado em muitos momentos na construção civil. Como isolante térmico, por exemplo, propicia uma ambiente com temperatura mais agradável, diminuindo o uso de ar-condicionado. Outra possibilidade é substituir a argamassa, sendo uma opção mais em conta e que utiliza menos água.

Arquitetura e Decoração

O poliestireno também é adotado em elementos decorativos e na criação de acabamentos e de ambientes estilosos. As sancas, por exemplo, propiciam elegância e harmonia, são opções econômicas e, ainda, se adaptam bem à arquitetura clássica, gótica, moderna ou barroca.

Molduras de janelas e portas, rodapés e tijolinhos de parede renovam e ajudam a compor qualquer ambiente, possibilitando personalização e aconchego. Arranjos florais, preenchimentos de puffs e almofadas são outras possibilidades.

Embalagens e acondicionamento

O poliestireno pode ser usado em objetos descartáveis, como copos e talheres, também servindo para fabricar produtos mais duráveis, como jarras, potes e lacres.

poliestireno caixa alimentos

Mais um alternativa é na confecção de caixas e suporte para acondicionamento e transporte, protegendo peças sensíveis de avarias e defeitos, como no deslocamento de uma geladeira ou um aparelho de TV.

Brinquedos

Brinquedos feitos de materiais reciclados também são divertidos, além de mais econômicos. Também são fáceis de manusear, resistentes e instigam a criatividade das crianças.

Avião, barco, casinha, ursos e quadros de pintar são algumas das opções que prometem entretenimento e uma infância saudável.

Comunicação

Display para produtos e placas de sinalização são componentes que facilitam a comunicação dentro de pequenos ambientes ou mesmo de forma externa, direcionada a um grande público.

A própria característica da resina permite que se façam, por exemplo, aplicação UV, impressão gráfica, adesivação, banners, semáforos de LED, entre outros.

Eletrodomésticos

O setor de eletrodomésticos é um dos que com mais crescem no mercado, e o poliestireno tem grande contribuição para tornar os produtos mais acessíveis, também proporcionando usabilidade e a possibilidade de criar um design bonito.

Liquidificador, tampas de máquinas de lavar, bandejas e grades de geladeira e estrutura do ar-condicionado são alguns dos exemplos da aplicação do poliestireno.

Dessa forma, é possível perceber que o poliestireno apresenta diversas aplicações, além de possibilitar muitas vantagens a indústrias, mercados e o próprio consumidor. Não é à toa que já é reconhecido há anos em diversos países tem crescido exponencialmente no Brasil.

Gostou do texto? Agora, confira como acontece a reciclagem química de plásticos, etapa fundamental para o alcance de mais sustentabilidade!

Encontre os melhores fornecedores de Poliestireno no GuiaQD: Compre Poliestireno (PS)

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios