Plásticos de engenharia – Indústria investe em novas aplicações e em segmentos diferenciados como estratégia para expandir seus negócios

O mercado de plásticos de engenharia na América Latina é dominado por companhias multinacionais, como Basf, DuPont, Sabic, entre outras. É comum, entretanto, que estas empresas não possuam portfólios de produtos exatamente conflitantes. Quanto à demanda, Brasil e México são os países mais representativos na região, sendo que há produção local de polímeros como poliamida (PA), policarbonato (PC) e polimetilmetacrilato (PMMA). Já volumes de poliacetal (POM) e polibutileno tereftalato (PBT) são totalmente importados, uma vez que a demanda local não é considerada atrativa pela maior parte dos produtores globais para o estabelecimento de unidades produtivas na América Latina.

A América do Sul sofreu um impacto considerável como consequência da crise econômica global; todavia, o mercado de plásticos de engenharia é avaliado em seu estado inicial de maturidade, apresentando muitas oportunidades de crescimento por meio de novas aplicações e exploração de nichos de mercado diferenciados.

Impactos da crise – O mercado latino-americano de plásticos de engenharia sofreu os impactos da crise econômica de forma menos acentuada, comparativamente à Europa e EUA. Porém, foi afetado pela redução da demanda global e pela forte pressão por redução de preços.

Em recente pesquisa com os players regionais, a consultoria Frost & Sullivan identificou uma queda média de 30% na demanda interna de plásticos de engenharia de outubro de 2008 a março de 2009. Grande parte desta queda foi devida à forte crise que atingiu o setor automobilístico. No caso das resinas de engenharia, as vendas podem ser até 70% dependentes do setor automotivo.

Em se tratando de demanda internacional, o impacto da crise foi ainda maior. As exportações de plásticos de engenharia do México para os EUA caíram em média 50% no primeiro semestre de 2009. No Brasil, em média, 45% das exportações de plásticos de engenharia eram destinadas aos EUA, sendo que parte deste volume necessitou ser direcionado ao mercado local. Já as exportações de plásticos de engenharia do Brasil para a Argentina sofreram uma redução de 45% nos primeiros meses de 2009.

O maior desafio para os fornecedores locais tem sido se adaptar aos menores volumes demandados e ao cenário de restrição de crédito. Nesse contexto, muitos players locais têm buscado deslocar os produtores asiáticos, que sofreram com a crise de crédito e passaram a não oferecer custos tão competitivos.

No caso do Brasil, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis suavizou a queda no consumo, contudo, não pode ser considerada no delineamento de estratégias de médio e longo prazo.

De uma maneira geral, a indústria de plásticos de engenharia é bastante dependente de crédito para capital de giro e aquisição de máquinas. No cenário atual, diversos projetos de investimentos em novas máquinas e tecnologias, assim como expansão de capacidade, foram cancelados ou postergados.

 
Um ponto importante a ser destacado como consequência da crise econômica é o crescente foco das multinacionais em regiões em desenvolvimento. No caso da indústria de plásticos de engenharia, empresas como Rhodia, Basf, Lanxess e DuPont já possuem planos estratégicos para aumentar sua participação no mercado latino-americano. Apesar das robustas taxas de crescimento do mercado nos últimos três anos, o consumo da América Latina ainda não é atrativo para que a maior parte das multinacionais considere novas capacidades produtivas na região.A Rhodia é uma empresa que tem visto um forte potencial a ser explorado em plásticos na América Latina. Neste sentido, a empresa vem desenvolvendo um portfólio mais diversificado em suas poliamidas, de forma que prospecte novas aplicações. E ainda que o setor automotivo seja o maior consumidor de plásticos de engenharia na região, seguido por eletrônicos, ainda há espaço para crescimento, uma vez que a produção de automóveis se mostra cada vez mais receptiva a substituir o metal por plásticos de alta resistência mecânica, proteção UV e que dispensem pintura.Reformas estratégicas – Com o advento da crise econômica mundial, as empresas passaram a reformular seus planos estratégicos, de forma que continue crescendo num cenário de incertezas. No setor de plásticos de engenharia não foi diferente, e algumas estratégias a ser utilizadas pelos principais players do mercado foram identificadas pela Frost & Sullivan na América Latina.A diretriz comum entre os produtores é a busca por aplicações diversificadas, por meio de pesquisa técnica e promoção das resinas e compostos existentes em diversos segmentos. É crucial para a indústria uma penetração efetiva em outros segmentos além do automotivo, a fim de manter sua própria sustentabilidade econômica. Além disso, com as constantes requisições por melhorias de desempenho e preços competitivos, a inovação se torna um fator crítico de sucesso para os produtores
No caso da América Latina, o processo de inovação em plásticos de engenharia vem sendo liderado pelas empresas multinacionais, que possuem o suporte de avançados centros globais de P&D. Porém, essa é uma estratégia da qual os produtores não esperam colher frutos no curto prazo, uma vez que desenvolvimento técnico e aprovação em potenciais clientes podem consumir algum tempo.

Embora a poliamida seja o plástico de engenharia mais consolidado na América Latina, polímeros como o POM e o PBT possuem propriedades técnicas a ser exploradas e os preços dos mesmos têm se tornado cada vez mais competitivos em relação a outras resinas. Hoje, estima-se que POM e PBT juntos correspondam a menos de 10% do mercado de plásticos de engenharia na América Latina. Assim, empresas que possuem esses produtos em seu portfólio estão redirecionando seu foco para explorar as potencialidades dos mesmos.

Outro movimento interessante na indústria de plásticos é a reorganização das unidades de negócios por meio da lógica de mercado final, em vez de categorias de produto ou composição química. Alguns players têm adotado essa estratégia como uma forma de entender mais a fundo as necessidades do consumidor e assim tornar mais efetiva a busca por nichos de alto valor agregado.
Nos próximos dois anos, o foco em soluções customizadas deve também ser intensificado. Um pacote de soluções customizadas, difícil de ser reproduzido pela concorrência, pode elevar a competitividade do produtor. Os atributos do produto passam a ser analisados pelos players de uma forma ampliada, agregando aspectos técnicos, logísticos, canais de distribuição e serviços de pós-venda. As empresas preparadas para oferecer os melhores pacotes serão as mais eficientes na fidelização de clientes.

De uma forma geral, apesar de ser suprida com grandes volumes de importação, a demanda por plásticos de engenharia na América Latina vem crescendo a uma taxa média de 5% a 7% nos últimos três anos e deve atingir um crescimento médio anual (CAGR) de 4,5% de 2009 a 2015. Diversas estratégias de crescimento vêm sendo utilizadas pelos principais players na região, levando a América Latina a ser vista como uma região de forte potencial para a expansão e consolidação de novos negócios no setor de plásticos de engenharia.

Sobre a Frost & Sullivan – A Frost & Sullivan é uma companhia de consultoria em crescimento e estratégia empresarial que, por meio de parcerias com seus clientes, fornece informações de inteligência de mercado e projetos de consultoria customizados. A Frost & Sullivan atua com mais de 30 escritórios globais, sendo quatro destes localizados na América Latina.

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Alessandra Lancellotti é engenheira química pela Universidade de São Paulo, com especialização em Marketing pela Plástico, Alessandra Lancellotti, engenheira química pela Universidade de São Paulo, com especialização em Marketing pela FGV e atua como analista da área de Químicos e Materiais da consultoria norte-americana Frost & Sullivan , Plásticos de engenhariaIndústria investe em novas aplicações e em segmentos diferenciados como estratégia para expandir seus negócios FGV. Atua como analista da área de Químicos e Materiais da consultoria norte-americana Frost & Sullivan, sendo responsável por estudos de mercado e projetos de consultoria para empresas do setor na região da América Latina. Na Frost & Sullivan, participa de projetos de inteligência de mercado nas áreas de Plásticos de Engenharia, Biocombustíveis, Químicos para Construção Civil, Embalagens e Aditivos para Alimentos. Além disso, possui passagem por empresas como Oxiteno e Eastman Chemical.
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