Plástico

Plásticos de engenharia: Aplicações especiais orientam a criação de novos materiais

Jose Paulo Sant Anna
29 de dezembro de 2017
    -(reset)+

    Plástico Moderno, Baruque: Radici desenvolve resinas para substituir metais

    Baruque: Radici desenvolve resinas para substituir metais

    Motores, equipamentos agrícolas, embalagens… – As poliamidas são os polímeros de engenharia oferecidos ao mercado pelo grupo italiano Radici. Entre os produtos, as linhas Radilon (6, 6.6, 6.10, 6.12 e PPA), Raditer B (PBT), Heraform (POM) e Heraflex (TPE). “Os plásticos mais procurados no Brasil são os compostos de PA6 e PA6.6, utilizados em aplicações como coletores de admissão, coberturas de motor, calotas, maçanetas etc”, informa Luis Baruque, gerente de marketing e desenvolvimento. Vale lembrar: no ano passado, a Radici comprou a americana Invista Polymer Engineering Solutions, aquisição que faz parte da estratégia da companhia para consolidar e reforçar sua marca nos mercados americano e europeu.

    Os produtos da empresa têm polímeros básicos importados, com a compostagem realizada em planta nacional instalada em Araçariguama-SP. Eles são indicados para a indústria automobilística, segmento elétrico e eletrônico, de construção civil e embalagens, entre outros. Uma das aplicações que tem recebido especial atenção da empresa é a de peças utilizadas em motores de automóveis que exigem elevada resistência mecânica e térmica. “Temos vários cases de substituição de metal por plástico, porém estão em andamento e não podemos citá-los por força de acordo de confidencialidade”.

    O mercado de embalagens para alimentos representa 65% do faturamento atual da Krisoll, empresa com sede em Mauá-SP e fundada em 2002. Revendedora das linhas de poliamidas para extrusão da Basf, a empresa também produz compostos de engenharia, em especial os das famílias das poliamidas 6 e 6.6, ABS, poliacetais e policarbonatos. Também oferece produtos para tingimento de resinas plásticas e prestação de serviços de mão de obra de granulação.

    Plástico Moderno, Poliamidas melhoram as propriedades dos filmes de uso agrícola

    Poliamidas melhoram as propriedades dos filmes de uso agrícola

    Seus produtos são indicados para o mercado automotivo, de máquinas e equipamentos industriais, máquinas agrícolas, eletroeletrônicos e construção civil. “As bases dos materiais em geral são importadas, porém todos os compostos são fabricados na nossa planta”, diz Alexandre Pastro Alves, gerente de desenvolvimento de mercado. O executivo explica que a empresa atua de forma “tailor made”, adequa o tipo de material necessário para a aplicação do cliente a partir de parâmetros de custo e qualidade compensadores.

    Por motivo de confidencialidade, Alves não dá muitos detalhes sobre um projeto diferenciado no qual a empresa está participando. “O que podemos dizer é que é um desenvolvimento de material modificado para resistir ao impacto e às intempéries, para ser usado em colheitadeiras automáticas”.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *