Compósitos

Plástico reforçado: Qualidade e produtividade elevadas permitem disputar aplicações mais rentáveis

Domingos Zaparolli
3 de janeiro de 2015
    -(reset)+

    Nos compósitos, os adesivos estruturais substituem fixações mecânicas como rebites, parafusos e soldas, aumentando a velocidade de produção e melhorando o aspecto visual das peças. Tiago Fruet, gestor de contas da Lord, comenta que a empresa possui linhas de produtos no Brasil para atender os segmentos de poliuretanos, acrílicos e epóxis. E programa dois lançamentos de adesivos sem solventes para os próximos meses, sendo uma linha de adesivos base acrílica low read-through, para eliminação de marcação de chapas finas, e outra de adesivos também base acrílica para aplicação em spray em painéis, principalmente em painéis sanduíche.

    Por sua vez, a Chem-Trend, especializada em agentes desmoldantes e conhecida no Brasil pela sua linha de produtos Chemlease, o momento é de preparação para o lançamento no país dos produtos Zyvax, fabricante americana adquirida em 2013 pelo grupo alemão. Os produtos Zyvax são voltados para compósitos avançados de fibra de vidro, e foi a primeira empresa a comercializar desmoldantes livres de solventes orgânicos, feitos à base de água. No Brasil o primeiro produto a ser comercializado a partir de 2015 será um desmoldante de alta performance para a indústria de compósitos para o setor aeroespacial, informa o executivo de contas Marcelo Bianchini.

    Plástico Moderno, Lacovella: insumos químicos proporcionam economia de tempo

    Lacovella: insumos químicos proporcionam economia de tempo

    Roberto Lacovella, sócio-diretor da distribuidora de produtos químicos Redelease, informa que a companhia fechou recentemente parceria para representar no Brasil a italiana Lechler, especializada em tintas de alta performance, e a americana Hernon, produtora de adesivos, solventes e fixadores. A empresa já representa companhias como Ashland, Lord, Chem Trend, Owens Corning, além das resinas fenólicas e acrílicas do SI Group, dos peróxidos orgânicos para compósitos da Akzo Nobel, das tintas poliuretânicas da Impergel e dos formulados para preparo de superfície Ycon. Lacovella diz que a Redelease planeja trazer agora duas novas linhas de produtos voltadas para o processo de infusão. Uma linha de silicones de cura rápida e altíssimo alongamento, usados na confecção de contramoldes. E uma linha de elementos de núcleo para substituir as funções do peel ply, filme e manta de fluxo, reduzindo em 70% o tempo na preparação do molde.

    Outra novidade entre as distribuidoras é o acordo recentemente fechado pela Colormix, empresa do grupo Formitex, controlador da Bandeirante Brazmo, com o grupo alemão BYK. Segundo o gerente técnico e comercial Carlos Simal, a Colormix atuará no segmento de compósitos representando os agentes reológicos e os aditivos da BYK.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *