Máquinas e Equipamentos

Plástico no automóvel: Advento do carro elétrico gera desafios adicionais

Jose Paulo Sant Anna
30 de outubro de 2019
    -(reset)+

    Altas temperaturas – A Lanxess possui ampla gama de produtos destinados à indústria automobilística. Os materiais da empresa mais procurados são os que aliam alta rigidez e resistência mecânica, bem como suportam altas temperaturas ao longo do tempo com o mínimo de perda de propriedades mecânicas. “Nesse caso, a PA 6 se destaca frente a PA 6.6, pois resiste mais a temperatura de aplicação contínua”, informa Anderson Maróstica – gerente de desenvolvimento de aplicações e suporte técnico. Um exemplo dessas poliamidas é o Durethan BKV60H2.0EF 900116, material que possui elevado módulo de elasticidade e mantém elevadas propriedades mecânicas com envelhecimento térmico de 170ºC durante mil horas.

    Plástico Moderno - Maróstica: PA 6 resiste à alta temperatura por mais tempo

    Maróstica: PA 6 resiste à alta temperatura por mais tempo

    “A linha XTS1 – Xtreme Thermal Stability está sendo aplicada no desenvolvimento de motores turboalimentados, onde a exigência de temperatura de aplicação contínua pode ultrapassar os 200°C”, informa. A empresa também oferece o Durethan BKV30XTS1 (PA 6 com 30% de fibra de vidro). “Ele é capaz de manter a propriedade de resistência à tração após 3 mil horas de uso a 200°C”. A linha XTS2 foi desenvolvida para suportar temperaturas até 230°C.

    Plástico Moderno - Duto de ar feito de Hytrel reduz vibração em motores turbinados

    Duto de ar feito de Hytrel reduz vibração em motores turbinados

    Uma das preocupações da empresa é auxiliar os clientes no desenvolvimento de projetos. Por meio de análises estruturais, uma das metas é se chegar ao design ideal das peças a serem fabricadas. Um exemplo se deu no desenvolvimento de pedais de freio híbridos, executado para uma montadora cujo nome é mantido em sigilo. “Os pedais possuem estrutura de metal e todos os demais detalhes fabricados com o Durethan BKV60H2.0EF 900116, PA 6 com 60% de alta fluidez. A solução permitiu reduzir o peso da peça em torno de 30% quando comparado com o pedal feito totalmente de metal, além da redução no custo de fabricação”.

    Plástico Moderno - Vides: união de gigantes gerou um portfólio diversificado

    Vides: união de gigantes gerou um portfólio diversificado

    Portfólio complementado – Fruto de sua fusão com a Dow, a nova DuPont viu seu portfólio de produtos para o segmento automobilístico mais forte e diversificado com a incorporação dos produtos da Dow Automotive. “Nossa linha de produtos para esse segmento é formada por resinas, adesivos e lubrificantes”, informa Thiago Vides, gerente de vendas.

    O executivo destaca a linha de produtos para mobilidade para mobilidade avançada chamado AHEAD (acelerando a condução autônoma híbrida-elétrica), cujo aumento de procura se mostra bastante satisfatória. “Os produtos desta carteira fornecem soluções inovadoras para a ponderação da luz, componentes da bateria/montagem, gerenciamento térmico/segurança, motores elétricos e outras aplicações”.

    Vides também chama a atenção para as propriedades do Hytrel, termoplástico elastomérico à base de poliéster. Para exemplificar a utilidade do material, cita o case da fabricação de dutos de ar automotivos produzidos por sopro e voltados para melhorar o desempenho do motor turboalimentado. Nessa aplicação, substitui metais ou borrachas.

    “O duto cumpre sua tarefa de forma eficiente, resiste a vapores de óleo e combustível, temperaturas até 180°C e vibrações constantes, mantendo o sistema em ótimas condições de funcionamento”. O gerente aponta outras vantagens obtidas com o projeto do duto. “O Hytrel permite redução de peso do componente”. Além da leveza, ele cita o custo de produção. “A produção elimina múltiplos componentes intermediários, necessários com outras matérias-primas”.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *