Máquinas e Equipamentos

Plástico no automóvel: Advento do carro elétrico gera desafios adicionais

Jose Paulo Sant Anna
30 de outubro de 2019
    -(reset)+

    Especiais e poliamidas – Dois são os segmentos de produtos oferecidos pela Solvay para a indústria automobilística, o de polímeros especiais e o das poliamidas. “Com o nosso amplo portfólio de polímeros especiais, atendemos demandas de todas as tecnologias de mobilidade disponíveis no mercado nacional e internacional, seja ela com carros impulsionados por motores a combustão interna, elétricos ou híbridos”, informa Fazolare.

    Plástico Moderno - Emy: PA 6.6 avança quando se busca resistência superior

    Emy: PA 6.6 avança quando se busca resistência superior

    Como exemplo, ele cita o Ryton XE PPS (sulfeto de polifenileno), que oferece excelente oportunidade para extrudar tubos, substituindo metal, elastômeros ou soluções à base de poliamida que atingiram limitações de desempenho. “Essa aplicação está sendo adotada por clientes na Europa e encontra-se na fase de desenvolvimento no mercado brasileiro”. Outra linha em desenvolvimento é a das sulfonas com a marca Veradel, que atendem os requisitos técnicos do setor de iluminação dos autos. “O Veradel oferece maior proteção térmica comparada aos policarbonatos e materiais similares. Essa característica é importante, uma vez que os novos autos estão utilizando lâmpadas com cada vez maior potência”.

    Plástico Moderno - Válvula termostática feita de poliftalamida (Amodel)

    Válvula termostática feita de poliftalamida (Amodel)

    Outros materiais bastante procurados são os polímeros cristalinos Amodel (poliftalamida – PPA), IXEF PARA (poliarilamida) e OMNIX HPPA (poliamida de alta performance). Na família das sulfonas, ele aponta o Tecnoflon FKM (fluorelastômero). “As principais características dessas linhas são alta resistência térmica, química e mecânica. São destinados a diferentes aplicações em peças de alta exigência”.

    “Na área de poliamidas, a PA 6.6 comercializada com a marca Technyl tem sido bastante procurada, em especial nas situações que exigem manutenção de resistência à tração ou flexão e alta rigidez estrutural, mesmo em condições de umidade e elevadas temperaturas ou superior resistência a combustíveis, fluido do sistema de arrefecimento e outros agentes químicos”, explica Emy Yanagizawa, diretora comercial para as Américas de poliamidas de alto desempenho.

    No Brasil, a Solvay desenvolve grades para novas aplicações de poliamidas em seu laboratório de pesquisa e inovação em São Bernardo do Campo-SP. “Também utilizamos soluções desenvolvidas em outras plantas industriais, notadamente nas unidades localizadas na Ásia”. A diretora anuncia como novidade a chegada do Technyl AR 100 Black, poliamida 6.6 de alta fluidez e ótimo acabamento superficial.

    Plástico Moderno - Feltran: todas as partes dos carros usam algum plástico

    Feltran: todas as partes dos carros usam algum plástico

    Novas poliamidas – Plásticos de engenharia com propriedades mecânicas, físicas e químicas diferenciadas são as atrações oferecidas pela Basf. De acordo com Feltran, esses materiais possuem características que se adequam às diferentes aplicações. No caso de peças que trabalham próximas dos motores, por exemplo, existem fórmulas com elevada resistência a temperaturas.

    A leveza aliada ao desempenho mecânico é outro fator importante, permite que sejam produzidas peças mais maleáveis e de fácil tratamento com características similares às fabricadas com aço. Entre os plásticos mais procurados da empresa estão os das marcas Ultramid (linha formada por poliamidas 6, 6.6 e 6.10), Ultradur (produtos com politereftalato de butileno ou PBT), Ultraform (poliacetal ou POM) e Ultrason (polissulfona, poli-éter-sulfona ou polifenilsulfona).

    A empresa apresenta três lançamentos na linha de poliamidas Ultramid. Uma das novidades é a poliamida semicristalina Ultramid Vision, que combina a transparência à luz com uma baixíssima dispersão.

    “É a primeira do mundo para componentes semitransparentes ou transparentes indicada para ambientes com muitos desafios químicos. Ela resiste aos raios ultravioleta, às altas temperaturas, aos riscos, a ataques químicos e atende os requisitos de segurança ao fogo”. A solução pode ser usada em diversas áreas de aplicação, sendo recomendada especialmente para peças de controle visual, iluminação ou design de luz.

    Outro plástico de engenharia colocado no mercado recentemente é o Ultramid Advanced T2000, que combina resistência mecânica e dielétrica (isolação elétrica) a altas temperaturas. “Baseado em PA 6T/6.6 ele possui estrutura química parcialmente aromática, tornando-se a solução ideal para peças que demandam elevadas rigidez e resistência mecânica de forma constante em uma ampla gama de temperaturas, combinadas à resistência térmica e à umidade, além de propriedades opcionais de retardância a chamas”.

    A série de poliamidas Ultramid Deep Gloss passa a ser disponível também em cores. “O material que fez sucesso na cor black piano, está abrindo possibilidades para projetos mais versáteis de interiores de carros, com cores contrastantes e que seguem tendências de mercado”. Feltran explica que a série possui excelentes propriedades, como resistência a riscos, radiação UV e atmosferas sujeitas a ataques químicos. “O alto nível de brilho reproduz estruturas com detalhes fiéis e permite a mistura bem contrastante de luz e sombra, sem revestimento adicional”.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *