Vitrine Brasilplast 2009 – O que há para ver na feira*
SUN PLASTECH (MMS PLÁSTICOS)
A Sun Plastech divulgará a marca líder de compostos de purga Asaclean. Na feira, um representante técnico da empresa estará disponível para debater aplicações específicas e adequadas dos vários grades dessa ampla linha. Essa tecnologia de limpeza permite a troca rápida de cor ou da própria resina, removendo também materiais degradados durante sua aplicação. O produto pode ser usado em limpeza de câmara quente, e também durante as paradas das máquinas.
Responsável pela produção e distribuição da linha de compostos de purga Asaclean, para sistemas de injeção e extrusão de termoplásticos, a empresa tem o suporte tecnológico de sua coligada Asahi Kasei Chemicals Corp. A MMS Plásticos é a distribuidora autorizada da linha Asaclean no Brasil.

SUNNYVALE
Presente há mais de trinta anos no mercado brasileiro, a companhia comercializa e presta suporte técnico no país para máquinas e equipamentos voltados para o processamento de plástico e borracha. Injetoras, robôs e periféricos são alguns dos produtos disponíveis. Para esta Brasilplast, em particular, reservou o lançamento de dois produtos: um secador desumidificador Matsui MJ3 e a injetora série Boy 35. O primeiro, além de secar as resinas, desumidifica o ar, utilizado no processo de secagem, reduzindo o tempo necessário para secar o material. O diferencial se refere à tecnologia de desumidificação via “honeycomb rotor”, que evita oscilações na umidade do ar usado no processo de secagem, propiciando estabilidade. O equipamento conta com alimentação primária, até o funil de secagem, e secundária, até a máquina injetora. A desumidificação e secagem são realizadas juntas em estrutura única e compacta.
A outra novidade será a série da Dr. Boy, de injetoras com força de fechamento de 35 toneladas. A linha apresenta alta precisão, consistência, design compacto, baixo consumo de energia e construção com duas placas na área de fechamento. A Dr. Boy é especialista no segmento de injetora de pequeno porte, neste caso, são modelos até 90 toneladas de força de fechamento.

TECHMER
Um novo masterbatch refletor de raios infravermelhos destinado em especial para o segmento de agrofilmes de polietileno será a principal atração dessa expositora. A novidade foi apresentada recentemente na Conferência Internacional de Filmes para Agricultura (AMI), realizada em Barcelona, Espanha. A Techmer considera a nova tecnologia refletora de raios infravermelhos a melhor alternativa no controle efetivo da absorção de calor e energia, por refletir os raios e calor, atuando em duas regiões de comprimento de ondas: do NIR, de 750 a 1.400 nm, e do FIR, de 15.000 nm a 30.000 nm. O resultado disso é um controle do calor e também manutenção do equilíbrio de radiação dentro da estufa. Além disso, como não afeta a transparência do filme, não bloqueia a luz visível.
Diferentemente dos métodos tradicionais de produção dos filmes térmicos de PE aplicados em estufas agrícolas (que compreendem a adição de vários compostos químicos ao polímero para dar o efeito de opacidade ao filme e bloquear a passagem dos raios solares), a nova tecnologia divulgada pela Techmer consiste na manipulação dos comprimentos de ondas de regiões específicas e permite maior controle do equilíbrio de radiação dentro das estufas. Assim, reduz a temperatura do filme enquanto mantém 90% da transmissão das ondas de comprimento de 400 a 700 nm.
TECNOFER
Soluções para o segmento de reciclagem dos plásticos é o que essa empresa italiana pretende apresentar no evento. No caso do PET, a Tecnofer desenvolveu recursos para separar a etiqueta e outros contaminantes, com a série MTC, que usa água quente, aditivos e detergentes a baixos custos. Também divulgará as máquinas Deballer e Iper Wash. A Deballer constitui a primeira fase de pré-lavagem, em que se abrem os fardos com densidade de cerca de 350 kg/m³ de garrafas prensadas, sem rompê-las. O funil de alimentação pode operar com um fardo de material que é transportado para o rotor, que, graças à sua rotação alternada, desmembra-o, separando as garrafas, friccionando-as e eliminando os contaminantes. A outra máquina que compõe o sistema opera com fricção, força centrífuga e água fria e foi projetada para lavar garrafas inteiras com ou sem água, tirando etiquetas, pedras, areia e outros contaminantes de diâmetro pequeno. A Klimenko & Semblat vende as máquinas para o Brasil.
TECNOMAGNETE
O Quad-Press, um sistema magnético eletropermanente para fixação de moldes em injetoras, estará em destaque no estande da empresa. O equipamento apresenta alta produtividade e baixo estoque, por conta do pouco tempo entre as mudanças de moldes e a flexibilidade na operação de lotes menores e mais prensas, que podem ser manejadas por apenas um operador; as partes internas não se movimentam e isso significa que não há troca de componentes; a energia é usada somente por alguns segundos e seu consumo não se dá durante a operação, ou seja, quando o sistema está magnetizado, não haverá problema com falta de energia; os moldes podem ser trocados por um operador, posicionado do lado de fora da prensa, em aplicações de grandes moldes, por exemplo, não há necessidade de pré-fixadores nas cavidades da máquina para guiar aos furos das porcas T. Toda a área com atuação do magnetismo permite a operação de qualquer formato geométrico ou tamanho de molde, o sistema também é equipado com sensores de proximidade, unidade de controle de saturação, controle de fluxo e chave de segurança, entre outras características.