Transformação de PET – Técnica evolui e reduz consumo de resina por unidade

Reciclagem de Resina PET
A Abipet realiza, de tempos em tempos, o Censo da Reciclagem de PET no Brasil, no qual são apresentadas informações sobre o reaproveitamento da matéria-prima no país. “Estamos finalizando uma nova edição, que deve ser apresentada no início do próximo ano”.
No último estudo, realizado em 2012, o total de garrafas PET recicladas por aqui alcançou o peso de 331 mil toneladas, 58,9% do total das unidades produzidas. “A quantidade de reciclados no Brasil é bastante significativa”. Na época em que o estudo foi realizado, a média nos Estados Unidos era de apenas 22% e a europeia era inferior a 40%.
Outra característica interessante do mercado é a de aproveitar totalmente os reciclados. Isso não ocorre em alguns países de economia forte.
Na Alemanha, a porcentagem de reciclados está na casa dos 90%. Grande parte do material recolhido, no entanto, segue em containers para países africanos, com a justificativa de ajuda para o desenvolvimento da economia.
Ainda de acordo com o Censo de 2012, a indústria têxtil se beneficiou com 38% dos materiais reciclados no Brasil, seguida pelas de resinas insaturadas e alquídicas (24%), embalagens para alimentos e não alimentos (18%), laminados e chapas (6%), fitas para arquear (6%), tubos (2%) e outros.
“No Brasil, o PET reciclado é aproveitado em aplicações inéditas em todo o mundo”.
Compre Resinas PET
Leia Mais Sobre Transformação de Resina PET
- PET – Um milhão de toneladas: esta será a nova capacidade nacional
- Embalagem – Garrafas de PET 25% mais leves conquistam clientes
- PET: Síntese e aplicações – Transformação
- Embalagem para alimentos: Perfil de compra do brasileiro mudou e obrigou a indústria do plástico a inovar
- Pet: Multicamada oferece praticidade e segurança para embalar lácteos
- Distribuidores de Resina PET – Adirplast – Abipet
- ABIPET – Associação Brasileira do Indústria do PET