Embalagens

Pet: Multicamada oferece praticidade e segurança para embalar lácteos

Jose Paulo Sant Anna
19 de agosto de 2014
    -(reset)+

    Plástico Moderno, Reis: injetoras e sopradoras para PET têm alto desempenho e baixo consumo

    Reis: injetoras e sopradoras para PET têm alto desempenho e baixo consumo

    Uma questão de cor – O leite longa vida é homogeneizado e submetido à ultrapasteurização, o que significa aquecê-lo a 130ºC por dois a quatro segundos, mediante processo térmico de fluxo contínuo, com imediato resfriamento à temperatura inferior a 32ºC. Em seguida, é feito o acondicionamento em condições assépticas nas embalagens. Estas são prévia e devidamente esterilizadas e, uma vez preenchidas, hermeticamente fechadas. A combinação dessas etapas permite que o leite possa ser mantido fora da geladeira, antes de aberto, por até 120 dias. As maiores dificuldades do processo de fabricação ocorrem durante as etapas anteriores à esterilização do leite.

    Quando o assunto recai na fabricação das garrafas, existem cuidados adicionais que precisam ser adotados em relação às outras embalagens feitas de PET. Os diferenciais se concentram na etapa da injeção das pré-formas utilizadas. A preocupação está nos cuidados a serem tomados com a cor do recipiente, pois o leite precisa ser protegido da passagem de luz.

    Plástico Moderno, Produção higiênica de preformas da Engepack para bebidas

    Produção higiênica de preformas da Engepack para bebidas

    Por outro lado, por uma questão de marketing, as garrafas apresentadas aos consumidores aparecem nas gôndolas preferencialmente com a cor branca. Para evitar problemas na preservação do produto, uma saída bastante adotada é a de injetar as pré-formas com duas camadas de PET, sendo a interna enriquecida com masterbatch de coloração escura. As injetoras usadas na operação normalmente são dotadas de componentes especiais para realizar a operação.

    Existem outros processos de fabricação. Utilizar pré-formas com apenas uma camada feita de matéria-prima enriquecida com aditivos que garantam a opacidade adequada é um deles. Outro é a produção de embalagens feitas em três camadas, que foram as primeiras usadas para essa finalidade no mercado mundial. O processo de sopro dessas pré-formas, voltado para a obtenção do formato da garrafa desejado, é bastante similar ao normalmente utilizado pelas indústrias do ramo.

    Empecilhos e vantagens – Procurada pela redação da Plástico Moderno, a Tetra Pak não se pronunciou até o fechamento desta edição sobre a possibilidade do mercado se tornar mais competitivo para seu produto. O fato de se tratar de uma concorrência incômoda, no entanto, é indisfarçável. No exterior, a empresa já lançou garrafas feitas com cartonados, muito parecidas com as embalagens de PET existentes no mercado.

    Os representantes da indústria do plástico acreditam que a luta pelo mercado será acirrada. Além da boa qualidade dos cartonados, o principal obstáculo se concentra no sistema de comercialização adotado pela principal concorrente. “A Tetra Pak oferece para os laticínios os equipamentos necessários em regime de comodato, ela obtém lucro vendendo o cartão”, explica Nunes. A estratégia reduz bastante o investimento inicial necessário para a implantação das linhas de produção. “Por isso, muitos laticínios ainda veem a substituição com um pé atrás”.

    Plástico Moderno, Equipamento pode envasar 60 mil garrafas de leite por hora

    Equipamento pode envasar 60 mil garrafas de leite por hora

    Uma vez implantada a linha, o custo da embalagem plástica é vantajoso, garantem os empresários do ramo. “Conforme o caso, a garrafa de PET chega a custar 40% menos do que o cartonado”, calcula Irokawa. O número não é confirmado por Zavaglia, da Krauss Maffei, e Nunes, da Engepack. Mas eles também afirmam ser a embalagem plástica mais econômica. O quanto, depende das condições da linha de produção.

    Ainda de acordo com os representantes da indústria do plástico, o PET oferece inúmeras vantagens. Uma delas está no campo do marketing. Ninguém duvida do poder da embalagem para conquistar o consumidor nos pontos de venda. “As caixas de leite são todas muito parecidas, as marcas não ganham destaque. No caso do PET é muito fácil obter designs exclusivos, capazes de distinguir os produtores de leite”, diz Nunes.

    A funcionalidade também é apontada pelo executivo. “Com a garrafa podemos colocar tampas maiores e mais funcionais, que facilitam o uso e permitem maior proteção ao produto depois de aberto. Ela pode ser mantida deitada na geladeira, por exemplo, sem perigo de vazamento”. Também podem ser criadas garrafas com maior capacidade, como as de dois ou três litros, por exemplo.

    A capacidade das linhas de produção é destacada por Irokawa. “Com o PET podemos criar sem dificuldade uma linha de fabricação de 60 mil garrafas por hora. Com os cartonados, esse número chega a 18 mil”. A facilidade de reciclagem é outro trunfo apontado pelo profissional da Krones. “As garrafas são feitas 100% em PET”, reforça. Ele reconhece a possibilidade de reciclagem dos cartonados, mas diz ser esta uma operação bem mais complexa para ser realizada.



    Recomendamos também:








    2 Comentários


    1. Evanildo

      Boa noite sou o Ivanildo trabalho com sistema de reciclagem estou avisando de antemão que a empresa de vocês estão trabalhando com um material que é impossível a reciclagem ela não entra em nenhum ponto na cadeia de reciclagem porém estou avisando que eu estarei fazendo um vídeo contra as embalagem que vocês produzem gostaria de saber se vocês tem alguma ideia em mudar de tipo de embalagem pois gostaria que vocês mudassem o tipo de embalagem para uma embalagem ecológica assim a reciclagem tornaria possível a parte branca ela é reciclável pois vocês colocam um produto preto dentro das embalagens que é impossível a sua reciclagem em vários tipos de cadeia de reciclagem pet devido a essa impossibilidade percebo que a empresa de vocês não está dentro das normas de reciclagem por isso vou estar fazendo um vídeo divulgando a incompatibilidad do produtos de vocês no mercado de hoje necessita de antemão agradeço a oportunidade e aguardo uma resposta ok


    2. Jair

      Olá gostaria de saber se vocês compram embalagem usada de leite Pet



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *