Periféricos – Uso crescente de moinhos e dosadores deslancha novos projetos de nacionalização e expansão dos fabricantes

Plástico Moderno, Periféricos - Uso crescente de moinhos e dosadores deslancha novos projetos de nacionalização e expansão dos fabricantes
Níveis de ruídos do moinho da Tria do Brasil alcançam até 80 decibéis

Outro detalhe importante dos moinhos da Tria está no material com o qual são fabricados a câmara de moagem, o rotor e os discos laterais, extrudados com manganês, evitando, assim, desgastes precoces. Quanto aos padrões de segurança, o sistema de isolamento sonoro da coifa de carga é duplo, e confeccionado com EVA e poliuretano, o que possibilita gerar baixos níveis de ruído, entre 75 decibéis até 80 decibéis. Outro aspecto destacado por Tonetti é o baixo consumo de energia dos equipamentos, alcançado graças a vários estudos e aprimoramentos feitos pela engenharia. Os curtos prazos de entrega dos equipamentos também constituem outro ponto forte da empresa. “Desenvolvemos vários fornecedores locais e hoje trazemos somente a câmara de moagem da nossa matriz, na Itália, fabricando os demais componentes localmente”, informou Tonetti.

Para 2008, as perspectivas não poderiam ser melhores. “Com o nosso mercado aquecido e certa estabilidade na economia, a Tria do Brasil tem tudo para atingir novos recordes em vendas, alcançando crescimento em torno de 30% em relação a 2007”, considerou.

Outro fato também marcante para a companhia registrado em 2007 foi firmar parceria com a empresa alemã Weima. O fabricante de trituradores de grande porte para plásticos, com capacidades desde 400 quilos/hora até 10.000 quilos/hora, delegou à Tria do Brasil a distribuição dessa linha de equipamentos no mercado brasileiro.

Dosadores batem recorde – A venda de dosadores bateu recordes em 2007, segundo depoimento de Daniel Ebel, diretor da Plast Equip – Rax Service, de São Paulo: “Houve aumento de 60% no número de unidades vendidas, reiterando o sucesso da tecnologia patenteada RDV no mercado brasileiro, e os modelos de três e quatro componentes, que além de automatizar também propiciam economia de matérias-primas, dispararam em vendas.”

“Nossos dosadores são únicos e patenteados, promovem a dosagem volumétrica com a mesma precisão dos dosadores gravimétricos, dosando aditivos, reciclados e matérias-primas principais e também possuem misturador mecânico de acionamento pneumático, dispensando cálculos para calibrações e ajustes”, acrescentou.

Já as vendas de moinhos da sueca Rapid, parcialmente fabricados no Brasil, com taxa de nacionalização de 50% de seus componentes, mantiveram-se em níveis satisfatórios, distribuindo-se de forma bastante homogênea por todos os setores da transformação e abrangendo empresas de todos os portes. “Até pequenas indústrias, contando com o apoio do BNDES e das linhas de financiamento Finame e Modemaq, puderam comprar periféricos em 2007”, observou Ebel.

Entre os destaques da tecnologia Rapid, composta por mais de 2 mil modelos e versões de moinhos, estão o baixo nível de ruído, a baixa geração de pós e as facas de longa durabilidade descartáveis, que podem ser substituídas em poucos minutos, sem que para isso seja necessário promover algum tipo de ajuste.

Plástico Moderno, Daniel Ebel, diretor da Plast Equip – Rax Service, Periféricos - Uso crescente de moinhos e dosadores deslancha novos projetos de nacionalização e expansão dos fabricantes
Ebel: mercado das embalagens puxou as vendas de 2007

Segundo constatou Ebel, o setor de embalagens foi o campeão dos investimentos em 2007 e as aquisições em sua maior parte envolveram moinhos de baixa rotação.

“As reciclagens internas nas indústrias da transformação por meio de células fechadas com reaproveitamento imediato das aparas também tiveram crescimento expressivo e representaram 40% das vendas no ano passado, com células integrando alimentadores, válvulas proporcionais, dosadores e moinhos”, comentou. Atendendo também a esse segmento, os equipamentos de desumidificação de pequeno porte oferecidos pela empresa, assim como os dosadores com até quatro componentes foram os mais requisitados.

Segundo Ebel, as perspectivas para 2008 apontam para a continuidade dos níveis de crescimento das vendas de periféricos. Porém, dentro dos próximos doze meses, a empresa deverá anunciar novidades para o setor, estando previsto o lançamento de cinco equipamentos, atualmente em fase de finalização dos projetos.

Automóveis e utilidades puxam demanda – Há mais de uma década representando a Moretto no Brasil, a Tecnos considerou satisfatórios os resultados das vendas em 2007. A maior demanda por sistemas de dosagem volumétricos e gravimétricos e também por moinhos fabricados pela Moretto, com sede na Itália, ocorreu entre os setores automotivo e de utilidades domésticas, segundo informou o departamento técnico da Tecnos.

A linha de dosadores gravimétricos para injeção, extrusão e sopro tem como características a precisão (+/- 0,02%) e opera com sistema de dosagem por meio de balança com masterbatches, aditivos, moídos e compostos. Já os sistemas de dosagem volumétricos realizam as operações por meio de rosca. A série IDM, por exemplo, adequada às dosagens de masterbatches e aditivos em grânulos, tem controles em posições de rosca sem-fim, relacionadas com a velocidade, tempo e posição para o alcance de alto nível de precisão. Misturadores estáticos integrados aos dosadores protegem a entrada dos masterbatches e aditivos, favorecendo misturas homogêneas. Outra opção ao mercado está na série STC, composta de separadores magnéticos, montados na base do funil com ou sem válvula de interceptação, é capaz de capturar as partículas metálicas dispersas no moído em tratamento.

No setor de moinhos, os modelos com facas são os mais requisitados para alcançar produções mais elevadas de peças e galhos, enquanto os moinhos de fresa, de mais baixa produção, encontram grande procura para a moagem de galhos, oferecendo tecnologia de baixa geração de ruídos e de pós.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios