6 principais tipos de geossintéticos

Os geossintéticos nada mais são do que aplicações poliméricas que desempenham inúmeras funções em obras de engenharia, como drenagem, filtração, proteção e reforço do solo, impermeabilização, entre outros. Confira abaixo os principais tipos de geossintéticos:

  • Geotêxteis: Os mais tradicionais, e os mais usuais entre os geossintéticos, feitos com não-tecidos ou tecidos, geralmente de PP ou de poliéster.No Brasil, são já relativamente frequentes em obras, nas quais podem desempenhar inúmeras funções: separação, filtragem, drenagem, reforço, controle de erosão, entre outras.

6 principais tipos de geossintéticos

  • Geomembranas: é um tipo de geossintético produzido por tecnologias como extrusão de PE e calandragem de PVC, sua impermeabilidade lhes assegura espaço crescente em aplicações como impermeabilização de aterros sanitários e barragens de rejeitos, concentração de minérios, sistemas de armazenamento de água em propriedades rurais, reservatórios para criação de peixes e outros animais aquáticos.

geomembrana

  • Geogrelhas – Extrudadas em PE ou PP, ou tecidas em poliéster, polipropileno, PVA, poliamidas, são similares a grades, cujo contato tanto com o solo superior quanto com o inferior proporciona ancoragem bastante firme, que reforça e estabiliza solos mais moles, muros de contenção, taludes.

Os principais tipos de geossintéticos
Leia Mais:
Geossintéticos: Exportação também interessa
Custo baixo do poliestireno ajuda a resina disputar mercado
Uso do Plástico na Construção Civil cria Soluções Inovadoras com Redução dos Custos
Materiais plásticos proporcionam mais conforto e economia – Construção

  • Geocélulas – Estruturas tridimensionais, em formato de colmeia de abelhas, em PE ou em PP, podem ser aplicadas em revestimento de canais e de taludes, ou como suporte de carga em bases de pavimentos, entre outras situações.

geocélulas

  • Geomantas – Peças tridimensionais feitas com filamentos de PP, PE ou poliamida.Utilizadas em maior escala em sistemas de controle de erosão, sozinhas ou em combinação com alternativas tradicionalmente utilizadas com essa finalidade – como grama e hidrosemeadura –, ou como núcleos de geocompostos.

  • Geocompostos – Combinações de geossintéticos com outros materiais.Alguns deles: geocomposto bentonítico, feito com duas camadas de gêotêxteis intercaladas com uma camada de bentonita; geocomposto cimentício, com camada interna de argamassa cimentícia; gabiões metálicos revestidos com polímeros.

    Pode-se também combinar diferentes geossintéticos, como acontece quando uma geomembrana impermeabiliza um solo reforçado com uma geogrelha

Leia Mais:

Não Tecidos e Tecidos Técnicos que crescer 6,6% ao ano – Tnt
PET – Geotêxteis usam PET reciclado
Não tecidos – Por dentro dos não tecidos – TNT
Tubos: Entusiasmo de fabricantes e avanços
Materiais plásticos proporcionam mais conforto e economia – Construção

Não deixe de conferir o Guia QD, maior plataforma eletrônica de compras e vendas do setor, com mais de 300 mil consultas mensais por produtos e mais de 400 anunciantes ativos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios