Os 7 símbolos da reciclagem do plástico

Conheça agora os símbolos da reciclagem do plástico e confira como eles promovem a sustentabilidade

Quem trabalha com plástico já está bem familiarizado com os símbolos da reciclagem plástica, mas este tema ainda precisa ser muito difundido para que seja de conhecimento de todos e assim possamos ter uma sociedade mais sustentável.

A conscientização ambiental da população é apenas uma das formas de contribuição para o funcionamento da reciclagem e preservação do meio ambiente, é claro que existem outras como o respeito pelas empresas a Política Nacional de Resíduos sólidos, ampliação do programa de coleta seletiva, educação ambiental nas escolas, incentivos do governo para reciclagem e muito mais.

Nesta matéria, vamos tratar dos símbolos da reciclagem do plástico, com objetivo de contribuir para a correta destinação do plástico e diminuição do impacto ambiental, além do maior desenvolvimento econômico do País.

Como é o símbolo da reciclagem?


O símbolo da reciclagem consiste em uma figura que apresenta um triângulo com três setas, desenhadas no sentido horários. Estas setas formam um ciclo contínuo e fechado, representando o processo da reciclagem.

A primeira seta representa a indústria, a qual é responsável pela produção de um produto; já a segunda refere-se ao consumidor, ou seja, aquele que consome o produto; por fim, a terceira está relacionada a reciclagem, que permite a reutilização do material.

Como é o símbolo da reciclagem do plástico?

O símbolo da reciclagem do plástico também traz a figura do triângulo com setas, mas ainda possui mais informações, ele apresenta números dentro dessa imagem, que variam entre 1 e 7.

A numeração dos símbolos identifica o tipo de plástico (resina plástica) daquele material, isto é, do que é composto determinado material, visto que nem todos os plásticos possuem a mesma composição.

Também chamado de “código de identificação da resina”, o símbolo de reciclagem do plástico pode ser encontrado normalmente na parte inferior ou lateral de produtos plásticos.

O símbolo da reciclagem do plástico é de extremamente importância, visto que ele facilita a separação de diferentes materiais plásticos e contribui para o destino correto. Dessa forma, ele está ajudando na conservação dos recursos, na redução de contaminação e maior aproveitamento do material plástico, na maior eficiência da reciclagem, na redução do desperdício, preservação ambiental e muito mais.

Quais são os números dos símbolos da reciclagem do plástico?

Como vimos, os números dos símbolos da reciclagem do plástico vão de 1 a 7 e se classificam do seguinte modo:

Número 1: PET (Polietileno Tereftalato)
Número 2: PEAD (Polietileno de Alta Densidade)
Número 3: PVC (Policloreto de Vinila)
Número 4: PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)
Número 5: PP (Polipropileno)
Número 6: PS (Poliestireno)
Número 7: Outros

Número 1 PET (Polietileno Tereftalato)

Está presente nas garrafas de refrigerantes, água, suco; recipientes de alimentos; fibras têxteis; embalagens de produtos; viseiras de proteção facial; embalagens cosméticas e de higiene pessoal (cremes, antisséptico bucal e muito mais).

Após a reciclagem, o material é usado para a fabricação de uma série de produtos, como fibra para carpete, vassoura e tecidos; embalagem de produtos de limpeza, acessórios entre outros

Número 2 PEAD (Polietileno de Alta Densidade)

É aplicado para a produção de tampas, embalagens de produtos químicos (tanques, containeres, bombonas, tambores, garrafas, frascos, galões), embalagem de produtos de limpeza doméstica (detergente), tubulação de esgoto, sacolas plásticas de supermercado, sacos de lixo, dutos, telhas, tambores para tintas, embalagens de óleos automotivos, tampas, potes, embalagem de produtos de higiene e de cosméticos (xampu e creme), brinquedos; embalagem de remédio, engradados de bebidas e muito mais.

O material proveniente da reciclagem de PEAD pode dar origem a frascos e outros produtos de limpeza, além de cadeiras, tubos de esgoto, conduítes (para fiação elétrica), latas de lixo, embalagens de óleo para motor, entre outros.

Número 3 PVC (Policloreto de Vinila ou policloreto de vinil)

O PVC é encontrado em embalagens de alimentos, brinquedos, materiais da construção civil (tubulações de água e esgoto), fios e cabos, janelas, revestimentos, mangueiras, material hospitalar, itens de higiene pessoal, frascos de remédios, brinquedos e muito mais.

Depois do processo de reciclagem, o PVC pode ser aplicado para produção de mangueira de jardim, canos e tubos (esgoto), cabos em geral, cones de sinalização, entre outros.

Número 4 PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)

Usado na fabricação de filmes para embalagens industriais e agrícolas, de alimentos (embalagens de arroz, feijão, açúcar, sal, etc), produtos farmacêuticos (bolsas para soro) e hospitalares; filmes laminados e plastificados para alimentos; envoltório para mudas de plantas; brinquedos; revestimento de fios e cabos; tubos e mangueiras; sacolas plásticas de supermercado e muito mais.

Posteriormente ao processo de reciclagem, ele poderá servir como saco de lixo, sacos em geral, tubulação para irrigadores, filmes, envelopes.

Número 5 PP (Polipropileno)

Tem utilidade para a fabricação de embalagens de alimentos (recipientes de ketchup, iogurte, sorvete e margarina); autopeças; objetos do uso doméstico; itens da construção civil (tubos para água quente, cabos); seringas descartáveis; potes e frascos; lixeiras; pallets de plástico; móveis de plástico; baldes; filme PP; fibras e tecidos; tampas de embalagens (tampas de bebidas e xampu); embalagens de remédios etc.

Na sequência da reciclagem, ele pode ser usado para produção de caixas e cabos de bateria para carros; recipientes para tintas; vassoura entre outros.

Número 6 PS (Poliestireno)

O poliestireno é muito versátil, podendo ser usado para produzir produtos descartáveis em geral (pratos, copos, talheres); embalagem de alimentos (potes de iogurtes, sorvetes, doces); jarras; aparelhos de barbear descartável; brinquedos; bandeja, isopor, frascos, eletrodomésticos (liquidificador, tampas de máquinas de lavar e grades de geladeira), embalagem para ovos, brinquedos.

Seu destino após a reciclagem pode ser para produção de placas para isolamento térmico; acessórios para escritório; bandejas e muito mais.

Número 7 Outros

Neste item estão abrangidos outros plásticos, como EVA, PA e ABS (SAN). Exemplos: embalagem multicamada para biscoitos e salgadinhos, mamadeiras, peças técnicas e de engenharia, CD e DVD, alguns eletrodomésticos (computadores, telefones etc.), pneus, acessórios náuticos.

Pós-reciclagem, o material originário é utilizado para reciclagem energética (aproveitamento do valor calorífico do resíduo plástico) e fabricação de madeira plástica.

Leia Mais

Aditivos e cargas: Inovar para facilitar reciclagem
Reciclagem exige combinação de tecnologias
Reciclagem de plásticos: equipamentos evoluem
Masterbatches: Avanço da reciclagem estimula fornecedores
Vantagens do Polipropileno: aplicações, reciclagem e muito mais
Reciclagem Têxtil: Tecnologia separa resíduos
Reciclagem busca soluções
Economia circular: Metas fazem reciclagem avançar
O que é preciso para avançarmos na reciclagem do EPS
Embalagens flexíveis avançam para facilitar a reciclagem
Entidades apoiam a reciclagem – Economia Circular
Economia circular: Soluções viáveis de reciclagem

Não deixe de consultar o principal guia eletrônico de compras e venda do setor, acesse agora o www.GuiaQD.com.br e otimize seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios