O que é o símbolo da reciclagem?

Símbolo da reciclagem: veja conceito, origem, imagem, finalidade e muito mais

O símbolo da reciclagem é um dos símbolos gráficos mais reconhecidos no mundo e a sua importância é enorme para a sociedade, uma vez que ele tem por objetivo orientar a destinação correta dos resíduos, tornando o processo de reciclagem eficiente e ajudando na redução do impacto ambiental.

Como surgiu o símbolo de reciclagem?

O símbolo da reciclagem surgiu em 1970 em razão de um concurso realizado na cidade de Chicago para a criação de um símbolo que melhor representasse a reciclagem.

A empresa norte-americana Container Corporation Of America (CCA), do setor de reciclagem de papel, foi a responsável pela criação do concurso, e o vencedor foi Gary Anderson, um jovem estudante de Arquitetura e Ciências Sociais, da Universidade da Califórnia do Sul. Seu trabalho foi escolhido entre quinhentas propostas.

Também é interessante dizer que Gary se inspirou na fita Möbius, uma invenção de 1857, para produzir o símbolo da reciclagem. A banda de Möbius é um espaço topológico obtido pela colagem das duas extremidades de uma fita, após efetuar meia volta numa delas.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Como é o símbolo da reciclagem e qual é o seu significado?

    A imagem do símbolo da reciclagem apresenta um triângulo formado por três setas no sentido horário, representando tanto o infinito quanto as etapas do processo de reciclagem.

    A primeira seta do ciclo da reciclagem representa a indústria, que produz o produto; na segunda seta, temos o consumidor, que utiliza o produto; a última seta se refere à própria reciclagem, que reaproveita o material já utilizado e o transforma novamente em matéria-prima.

    Com o símbolo da reciclagem é de domínio público, qualquer um pode utilizá-lo e é possível encontrá-lo com algumas modificações.

    Como é o símbolo da reciclagem do plástico?

    O símbolo da reciclagem do plástico é o mesmo símbolo da reciclagem universal, no entanto ele traz uma numeração de 1 a 7 no interior da figura, sendo que cada um deles está relacionado a um tipo de plástico.

    Número 1: PET (Polietileno Tereftalato).
    Número 2: PEAD (Polietileno de Alta Densidade).
    Número 3: PVC (Policloreto de Vinila).
    Número 4: PEBD (Polietileno de Baixa Densidade).
    Número 5: PP (Polipropileno).
    Número 6: PS (Poliestireno).
    Número 7: Outros.

    Para que servem os símbolos da reciclagem do plástico?

    • Permite a identificação da composição do material.
    • Incentiva a reciclagem de resíduos.
    • Facilita a separação do material destinado a reciclagem.
    • Informa que o material é reciclável.
    • Contribui para o encaminhado correto dos resíduos, evitando que o plástico vá para locais inadequados, como mares, rios, matas, entre outros.
    • Ajuda o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
    • Permite a classificação correta dos produtos na etapa de triagem de resíduos, realizada nas cooperativas e recicladoras.
    • Ajuda na preservação do meio ambiente.
    • Ajuda na redução da utilização da matéria-prima, proveniente do petróleo, que é um bem não renovável.
    • Favorece a diminuição do volume de lixo dos aterros sanitários.
    • Cria novas oportunidades de negócios.
    • Favorece a economia, uma vez que gera empregos no setor de reciclagem.
    • Ajuda na redução da utilização de energia: usa-se menos energia para a reciclagem do que para a produção com a matéria-prima virgem.
    • Contribui para o funcionamento da cadeia de reciclagem.

    O que é plástico?

    Antes de definir o plástico é preciso ressaltar que ele é considerado uma das maiores invenções da humanidade, sendo praticamente impensável o mundo moderno sem ele. Graças as suas características, como leveza, alta maleabilidade, grande resistência mecânica e química, baixo custo e facilidade de processamento, os plásticos são utilizados por inúmeros setores em uma infinidade de aplicações.

    Com ele é possível produzir os mais variados produtos, incluindo embalagens, tubulação de esgoto, sacolas plásticas, telhas, tampas, potes, brinquedos; fios e cabos, janelas, mangueiras, material hospitalar, autopeças, seringas, móveis, tecidos, eletrodomésticos, itens descartáveis e muito mais.

    Agora vamos a definição! Plástico é um material polimérico sintético, produzidos a partir de resinas plásticas derivadas do petróleo. Para mais informações, veja a matéria completa O que é plástico?

    Como funciona a reciclagem de plástico?

    Tendo em mente que a reciclagem é o processo em que ocorre a transformação de resíduo sólido em matéria-prima ou novo produto, podemos seguir para apresentar algumas etapas da reciclagem mecânica, uma das mais usadas pelo setor:

    1. Separação: é uma etapa de triagem, ou seja, avalia-se a viabilidade do material para a reciclagem.
    2. Moinho (Moagem ou fragmentação): nesta fase, o plástico é colocado em um equipamento chamado moinho, onde será fragmentado em partes menores.
    3. Lavagem: agora que o plástico está transformado em pequenos flocos (fragmentos ou flakes) é submetido a uma lavagem. Nessa etapa também ocorre a separação do plástico conforme sua densidade. Os materiais mais densos afundam, enquanto os menos densos permanecem na superfície.
    4. Secagem: após a lavagem, segue-se com a secagem dos fragmentos em grandes secadores com ar quente.
    5. Extrusão: Esta etapa encerra o ciclo da reciclagem, momento em que o material (fragmentos secos) é aquecido e rapidamente resfriado, tornando-se disponível para novas aplicações.

    Para mais informações, acesse o post Reciclagem do Plástico.

    Onde encontrar empresas que trabalham com reciclagem?


    Para encontrar empresas envolvidas no processo de reciclagem, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversas empresas e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

       

      Leia Mais:

      Aditivos e cargas: Inovar para facilitar reciclagem
      Reciclagem exige combinação de tecnologias
      Reciclagem de plásticos: equipamentos evoluem
      Masterbatches: Avanço da reciclagem estimula fornecedores
      Vantagens do Polipropileno: aplicações, reciclagem e muito mais
      Reciclagem Têxtil: Tecnologia separa resíduos
      Reciclagem busca soluções
      Economia circular: Metas fazem reciclagem avançar
      O que é preciso para avançarmos na reciclagem do EPS
      Embalagens flexíveis avançam para facilitar a reciclagem
      Entidades apoiam a reciclagem – Economia Circular
      Economia circular: Soluções viáveis de reciclagem

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.

      Adblock detectado

      Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios