Novo Elastômero Atende o Segmento de Adesivos de Contato
Petroflex
Petroflex, primeira indústria petroquímica do País e maior produtora de borracha sintética da América Latina, anunciou a criação de um novo elastômero desenvolvido para atender às exigências da indústria de adesivos de contato.
O Novad, como foi chamado, é um polímero de butadieno e estireno obtido por polimerização em emulsão (ESBR).
As macromoléculas produzidas por esse tipo de reação possuem grande uso na formulação de adesivos.
Os produtos gerados são dependentes da temperatura.
Caso a polimerização transcorra a frio (na faixa entre 5ºC e 15ºC), nota-se que a distribuição de massa molar do polímero resultante é mais estreita, e há maior teor do isômero trans.
Estes fatos contribuem para melhorar as propriedades mecânicas do elastômero produzido a frio, que tende a ser linear, com boa resistência à tração e alto alongamento.
O novo produto da Petroflex, entretanto, é produzido em polimerização a quente, entre 45ºC e 65ºC, e como os SBRs desse tipo, possui cadeias com ramificações e reticuladas.
Conseqüentemente, sua resistência à tração é moderada, e o alongamento, baixo.
A massa molar, em comparação a SBRs produzidos a frio, também é menor, e a polidispersão, ao contrário, cresce.
Por esses motivos, o Novad é mais indicado ao uso na indústria de adesivos: a fração de cadeias de baixa massa molar confere boa característica de adesão, enquanto a fração de alta fornece resistência ao cisalhamento e ajuda na coesão.
A empresa destaca a versatilidade do novo material, que permite melhorar o custo/benefício de formulações de adesivos produzidas com polímeros tradicionais.
Com o novo elastômero, é possível controlar o tempo em aberto e a viscosidade do produto final com maior precisão, dada a ótima solubilidade da borracha em diversos tipos de solventes e suas misturas.
ADESIVOS, PROMOTORES DE ADESÃO (promotores de adesão)
Além disso, o Novad possui alta compatibilidade com diversos tackfiers (resinas promotoras de adesão) e bom comportamento na incorporação de cargas.
Embora possa ser empregado em diversas aplicações e segmentos de mercado, o elastômero é especialmente adequado às atividades de preparação e montagem na indústria calçadista.