SENAI Gaúcho ajuda Unidade no NE-Nordeste a Formar Mão-de-Obra: Senai do Plástico de Caxias do Sul

Plástico Moderno, Saul Devenz, Professor, Notícias - Senai gaúcho ajuda unidade no NE a formar mão-de-obra
Devenz pretende capacitar os professores de Maceió

Inaugurada em dezembro de 2006, a Agência de Educação Profissional Senai do Plástico de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, também conhecida como Escola do Plástico, formou 1.630 operadores de máquinas e periféricos para a indústria de transformação em três anos e meio de atividade.

Recentemente, a instituição recebeu a visita da direção regional do Senai de Alagoas e deverá, a partir de 2010, ajudar a montar a estrutura daquele estado para criar mão-de-obra direcionada à terceira geração petroquímica.

Segundo o diretor da “Escola do Plástico” de Caxias, o professor Saul Devenz, numa primeira etapa, o objetivo é formar professores em Maceió.

Depois irá supervisionar a formação das turmas de alunos. “Fizemos uma proposta para a implantação do núcleo do plástico naquele estado e iniciamos o trabalho no mês de agosto e concluímos a primeira etapa em novembro passado”, assinala Devenz.

Conforme complementou, os professores são capacitados em empresas da região e de outros estados.

Eles são estimulados a participar de oficinas e seminários de aperfeiçoamento, visitas técnicas em feiras e eventos que possam aprimorá-los o mais rápido possível.

De acordo com Devenz, a indústria brasileira de transformação começa a expandir-se além das divisas dos estados pioneiros: São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Tornou-se muito forte no Paraná em poucos anos. Por conta da nova demanda por trabalhadores qualificados, a formação de mão-de-obra deverá ser descentralizada para os demais estados.

Existem duas modalidades de cursos. Jovens ainda sem emprego podem conseguir os cursos gratuitos mediante compromissos de desempenho no ensino regular e com os objetivos da instituição.

Empresas filiadas aos sindicatos de transformadores podem matricular seus empregados mediante uma taxa cobrada de acordo com as suas possibilidades.

Os cursos pagos no turno da noite estão abertos a pessoas com idade superior a dezoito anos, enquanto os menores de idade frequentam as aulas no período diurno.

Os alunos aprendem desde tecnologia dos polímeros, sua composição química, aplicação e características técnicas, até a operação e programação de injetoras e extrusoras.

Para tanto, a Escola do Plástico de Caxias do Sul mantém equipamento próprio. Há também aulas para a operação correta de moinhos, sopradoras, alimentadores de processos automatizados, entre outros.

A construção das instalações do Senai do Plástico de Caxias do Sul ocorreu por meio de parceria com os sindicatos de transformadores de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves e o Sindicato de Trabalhadores do segmento plástico de Caxias do Sul.

O curso tem duração de mil e duzentas horas para a obtenção do diploma de formação técnica em transformação de plásticos de nível médio.

Para os módulos pagos, o investimento médio é de R$ 670,00 para 100 horas/aula, por aluno.

Mais informações em www.simplas.com.br ou pelo fone (54) 3028-7005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios