Feiras e Eventos

Notícias – Projeto busca desenvolver sucessores nas indústrias

Fernando C. de Castro
4 de junho de 2012
    -(reset)+

    fora da família para a empresa e os desafios do negócio.

    A complexidade da empresa familiar, segundo Magda, é baseada em três aspectos fundamentais: sociedade, empresa e família. A sociedade é um valor maior, englobando não só a organização, mas a sua cultura, os ativos como um todo.

    Já a empresa é o negócio em si mesmo. Quanto à família, a consultora aponta que se trata de uma instituição muito severa nos seus julgamentos, pois rotula as pessoas, tem preconceitos, envolvendo nos tempos atuais novos integrantes como agregados, cônjuges, estando em mudanças constantes, pois as pessoas se casam, separam e voltam a se casar.

    Ela lembra que a herança não vem com manual de instruções, a administração de bens e do legado que os acompanha exige habilidades que precisam ser aprendidas, e para administrar uma empresa é necessário ter competência, que deve ser desenvolvida com o herdeiro. Nesse contexto, é preciso se preparar para agregar valor ao patrimônio familiar, fazer um bom planejamento sucessório, impedir que problemas familiares afetem o desempenho da empresa e aliar seu projeto de vida pessoal às obrigações inerentes ao papel de herdeiro.

    Entre os temas que serão abordados no item família, Magda aponta assuntos como poder, dinheiro, status, imagem, governança familiar, regulamento familiar e gerenciamento de conflitos. Já na parte da sociedade, serão vistos assuntos específicos, incluindo acordo de acionistas, holding, estrutura societária e plano sucessório. Quanto à empresa, serão abordadas a profissionalização, modelo de gestão e os novos papéis.

    O Projeto Herdar terá ainda como palestrante o engenheiro de produção Richard Doern, conselheiro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que falará sobre governança corporativa. Já o mestre em gestão empresarial e especialista em finanças, Ricardo Maltz, abordará a profissionalização da empresa familiar.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *