Nova geração de secadores promete operação mais ágil

Conhecida mundialmente por seus periféricos ofertados à indústria do plástico, a americana Maguire anuncia o lançamento de um secador de resinas que promete um avanço significativo no conceito da secagem a vácuo.

Segundo a empresa, o equipamento assegura uma operação muito mais simples e confiável em comparação aos sistemas a vácuo, bem como reduções significativas no tempo de secagem e no consumo de energia em comparação aos secadores dessecantes.

Embora o conceito de usar o vácuo para forçar a saída da umidade de dentro dos grânulos de resina permaneça sendo a diferença radical em relação aos sistemas desumidificadores convencionais, o novo secador a vácuo Maguire VBD acrescenta o uso da gravidade para mover o material, por meio dos estágios do processo de secagem organizados verticalmente, com a descarga do material controlada por válvulas de gaveta corrediça de um estágio para o outro, sistema que elimina a maioria das peças móveis, especialmente o mecanismo de carrossel indexador de três estações do secador a vácuo Maguire LPD, no mercado desde 2000, que deve ser substituído pelo VBD.

O novo sistema remove ainda as gaxetas de vedação, que podem ser desgastadas e comprometidas pela poeira da resina, e também as telas perfuradas, que requerem limpeza.

Segundo a Maguire, o secador a vácuo VBD oferece baixa manutenção, dispõe de software de fácil utilização, e proporciona economia de energia e menor tempo de ativação em comparação aos sistemas desumidificadores convencionais.

Plástico Moderno, Equipamento demanda pouca energia e baixa manutenção
Equipamento demanda pouca energia e baixa manutenção

O primeiro modelo dessa nova geração é o secador a vácuo VBD-1000, com uma capacidade de produção de até 455 kg por hora.

A unidade tem 4,9 m de altura e ocupa um espaço de apenas 2,1 m por 1,1 m.

Pode ser configurada para montagem no chão de fábrica ou em um mezanino. A empresa promete para os próximos meses o lançamento de uma série de secadores VBD menores, com uma produção inicial de 45 kg por hora.

A secagem a vácuo no novo secador VBD, como informa a empresa, é uma operação contínua em múltiplos estágios, executada em três receptáculos inoxidáveis revestidos com aço, amplamente isolados e organizados verticalmente.

As válvulas de gaveta corrediça de alta velocidade, que efetuam a distribuição de material de um receptáculo para o outro, têm uma precisão de +/- 4 gramas por distribuição.

O sistema utiliza ar ambiente, circulado por um ventilador acionado por frequência variável, o que economiza energia.

A Maguire é uma das maiores fornecedoras do mundo de dosadores gravimétricos, bombas de cores líquidas, sistemas de carregamento, secadores, alimentadores e outros periféricos.

Seus equipamentos atendem os moldadores por injeção, sopro e rotacionais, processadores de extrusão e fabricantes de compostos.

Leia Mais:

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios