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Notícias – Entidades propõem consumo consciente de sacola plástica

Simone Ferro
9 de julho de 2008
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    A pesquisa mostra ainda que as empresas estão atentas a essa tendência, pois 63% dos supermercados e 57% dos fornecedores planejam aumentar os investimentos em sustentabilidade. Os demais entrevistados alegam que vão manter, e nenhuma empresa declarou que vai reduzir os valores investidos nessa área.

    Outro dado interessante se refere aos hábitos de consumo. Segundo a APAS, 32% dos consumidores compram em hipermercados (lojas com mais de 50 check-outs), 94% no varejo comum, 73% se mantêm fiéis às tradicionais vendas porta a porta e 18% em atacado de auto-serviço.

    O potencial de consumo da classe C também foi evidenciado na pesquisa. Em 2007, 2,15 milhões de famílias ascenderam na pirâmide do consumo. De acordo com o presidente da APAS, João Sanzovo Neto, a classe C representa hoje 34,1% da população brasileira, índice que deve influenciar cada vez mais na estratégia de atuação do varejo e no lançamento de novos produtos por parte das indústrias. A pesquisa retratou que 76% dos lares brasileiros se abastecem em mais de um canal de vendas e vai ao supermercado a cada dois dias.

    A exposição, que priorizou a sustentabilidade, empregou madeira certificada na montagem dos estandes. A APAS contratou ainda a empresa Reciclagem, especializada em responsabilidade sócio-ambiental, cuja função na feira foi divulgar ações e estratégias relacionadas à gestão de resíduos, seleção de materiais e uso consciente da água e energia. Durante os quatro dias da feira, foram adotadas várias medidas sustentáveis para diminuir o impacto causado pelo evento ao meio ambiente.

    Com a gestão de resíduos gerados na montagem e desmontagem, foram selecionadas 250 toneladas de madeira, 36 toneladas de resíduo orgânico e mais de 36 toneladas de recicláveis. De acordo com a APAS, esse material será utilizado na geração de energia e reciclagem.

    Outra iniciativa é o plantio de árvores para compensar a quantidade de CO2 durante a feira. A organização do evento estima que serão plantadas aproximadamente mil árvores. Estima-se ainda que a exposição recebeu 63 mil visitantes, 7,5% a mais que a edição 2007, e gerou negócios da ordem de R$ 4 bilhões.

     

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