Notícias

Nanotecnologia garante segurança

Marcelo Fairbanks
2 de setembro de 2020
    -(reset)+

    Embalagens de defensivos agrícolas autênticas podem ser identificadas nos pontos de venda, impedindo a comercialização de itens falsificados ou até roubados. “Os leitores operam on line, usando sistema de telefonia celular, transmitem imediatamente as informações coletadas para a Ciclopack que os transfere para as empresas contratantes do serviço”, disse. “Esses dados ajudam a controlar a cadeia de suprimentos e também a identificar fraudes; fica a critério do cliente acionar as autoridades policiais, caso necessário”, explicou. Roriz salientou que os leitores são muito precisos e suas leituras geram laudos forenses, ou seja, têm valor de prova em ações judiciais.

    No caso das bebidas, os rótulos recebem a marcação. Fiscais contratados pelos clientes podem ir aos pontos de venda, incógnitos, para verificar se o produto oferecido aos consumidores é autêntico, por exemplo.

    “Estamos oferecendo o sistema para itens de alto valor, como bens de luxo (quadros, esculturas e outros), brinquedos, remédios e equipamentos hospitalares, bem como itens muito contrabandeados e falsificados”, salientou. Mas ele também aponta a possibilidade de evitar problemas de recall e indenizações indevidas, mediante a marcação dos produtos vendidos. “Em fios e cabos, por exemplo, é comum que itens de vários fabricantes sejam misturados na mesma obra; no caso de algum problema na instalação, o sistema permite provar que uma determinada marca não apresentou defeito”.

    Economia circular – Uma das maiores preocupações da indústria do plástico está em aumentar a reciclagem dos materiais transformados, fechando os ciclos produtivos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos instituiu um sistema de metas voluntárias de reciclagem, cuja comprovação é complexa, mas pode ser facilitada com os marcadores da Ciclopack.

    “Os mineradores de lixo podem identificar com facilidade os produtos e embalagens mais nobres, enviando-os para reciclagem adequada”, exemplificou Roriz. Outra possibilidade é instalar um leitor na linha de triagem de resíduos, de modo a identificar e registrar quais materiais de cada fabricante estão sendo efetivamente reciclados.

    Caminho da inovação – O caminho para a introdução de soluções inovadoras é lento e difícil. Roriz comentou que a Ciclopack já testou o sistema em vários fabricantes de produtos e embalagens no Brasil. “Temos algumas homologações, mas ainda falta convencer os donos das marcas a adotar a solução”, afirmou. “O aumento do e-commerce facilitou as vendas de itens falsificados, pois os grandes portais não se responsabilizam pela qualidade do que está sendo vendido, apenas alugam suas plataformas.” A Ciclopack começou a oferecer seu sistema para empresas do exterior.

    Plástico Moderno - Leitor UV portátil identifica marcador em alguns segundos

    Leitor UV portátil identifica marcador em alguns segundos

    O processo de inovação aberta, por meio de startups, é considerado pelo empresário como fundamental para o avanço tecnológico do Brasil. A Ciclopack é a quarta iniciativa de Roriz nessa atividade, as anteriores eram mais voltadas a softwares empresariais, uma delas foi vendida para controlar a distribuição de GLP de uma grande companhia nacional. “Conseguimos um ganho significativo de eficiência operacional mediante a aplicação da tecnologia da informação”, explicou.

    No entanto, ele aponta fortes resistências no Brasil ao uso dessas iniciativas, ao contrário do que acontece no exterior. “O potencial de inovação é muito grande, as startups reduzem custos e não estão sujeitas à burocracia interna das corporações”, disse. A Fiesp, por exemplo, tem proporcionado a aproximação entre indústrias e startups por meio dos Desafios da Indústria, com escopo e remuneração bem definidos. “Não é um hackathon”, ressaltou.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *