PVC: Nanotecnologia e compostos inovadores agregam aplicações

Outra empresa especializada nesse tipo de serviço é a Karina Plásticos. Há 38 anos no mercado, ela conta com mais de 15 mil formulações desenvolvidas. “Possuímos laboratório com tecnologia de ponta, que se divide entre recepção de matérias-primas, liberação de produção dos compostos e masterbatches e desenvolvimento”, informa Edson de Oliveira Penido, gerente comercial. A empresa atua nos segmentos de fios e cabos, mangueiras, calçados, perfis para construção civil (forro, esquadrias, etc), perfis flexíveis, tubos e conexões, laminados rígidos e flexíveis, filmes tipo película, atóxicos (hospitalares e alimentícios) e outros. “Desenvolvemos uma gama enorme de tipos, durezas e cores”.

Penido lembra que o PVC é o termoplástico mais antigo no mercado. Para ele, nos últimos tempos, algumas resinas mais novas, como PE, PP e PET, entre outras, tornaram-se concorrentes em determinadas situações, em especial no segmento de embalagens. Em outras aplicações, no entanto, o PVC apresenta características imbatíveis. Ele também mostra otimismo com o nicho de telhas, nos últimos anos em constante evolução. “Desenvolvemos dois compostos, um para a base da telha e outro para o topo dela, que chamamos de capstock”, informa. Os capstocks são fabricados com formulações sofisticadas, com características que permitem resistência às intempéries. “Além proteger a superfície da telha, protege também sua cor”.

Receita caseira – A Tigre, empresa que oferece produtos e soluções voltados para a condução e tratamento de água, se declara a maior transformadora de plásticos da América Latina. Ela opera em toda a América do Sul, com exceção da Venezuela, e transforma algo em torno de sete mil toneladas de plástico por ano, das quais cinco mil em plantas industriais instaladas no Brasil. Desse total, a grande maioria é de itens fabricados com PVC.

Plástico Moderno, PVC com aditivo nanotecnológico melhora blister farmacêutico
PVC com aditivo nanotecnológico melhora blister farmacêutico

“Todos os compostos de PVC rígido usados pela Tigre são desenvolvidos internamente com o objetivo de atender requisitos de desempenho e qualidade”, diz Wagner Ferreira, diretor de manufatura e engenharia. Ele define composto de PVC como sendo a mistura da resina de PVC com estabilizantes e lubrificantes, cargas, modificadores de impacto e pigmentos. Ferreira informa que a empresa conta com laboratório instalado em Joinville-SC, dotado com equipamentos e pessoal técnico.

“O nível do trabalho é compatível ao das empresas mais avançadas do mundo. Lá são desenvolvidas as novas formulações para todas as unidades do grupo”. O trabalho passa por etapas de análises reológicas, resistência às intempéries, propriedades mecânicas, elétricas e químicas e requisitos de qualidade. “Além disso, temos parcerias com fornecedores e universidades para efetuar pesquisa, desenvolvimento e homologação de aditivos inovadores para nossos compostos”.

Além da matéria-prima usada em tubos e conexões, o diretor destaca as esquadrias de PVC presentes no portfólio da Tigre. “Elas têm como característica maior conforto térmico e acústico que outros materiais como alumínio ou madeira”. A escolha da resina para a produção das esquadrias se deve, entre outros fatores, pela característica de baixa condução térmica do material e também porque os cantos de uma esquadria de PVC são soldados por termofusão, que garante total vedação nestas áreas.

Alguns estudos realizados foram apontados por Ferreira como bastante sofisticados. São os casos dos compostos de injeção de alta fluidez para tornar mais produtivos moldes de peças grandes, caso, por exemplo, dos quadros e caixas de passagem para eletricidade e telecomunicações, dos compostos usados na linha de peças para tratamento de esgoto Redux e no aditivo para reutilização do composto de PVC de parada de máquinas (paradeira), usado no sistema de reciclagem interna de materiais, entre outros.

Página anterior 1 2 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios