Softwares para Desenvolvimento de Peças e Moldes, Simulação de Preenchimento dos Moldes e Projetos Virtuais

Moldes: Software Mudam o Setor

No final dos anos 80, uma novidade começou a mudar a rotina dos designers de peças e ferramentas moldadas por injeção. Começaram a entrar no Brasil as primeiras estações de trabalho CAE/CAD/CAM, acontecimento na época apontado como “revolucionário”.

Os primeiros aparelhos custavam muito caro e eram vistos como um instrumento para poucas empresas “privilegiadas”.

Hoje não há ferramentaria reconhecida pelo mercado como respeitável que não se utilize de softwares voltados para o desenvolvimento de peças e moldes, simulações de preenchimento dos moldes para eventuais correções de projetos e integração entre os projetos virtuais e máquinas responsáveis pelos processos de fabricação das matrizes físicas.

Há no mercado vários softwares disponíveis, voltados para ajudar os especialistas a desenvolver projetos de moldes com maior eficiência e agilidade.

Uma das empresas a oferecer os produtos é a SKA, revendedora de softwares para diversas aplicações industriais.

Moldes: Softwares mudaram o setor ©QD Foto: Divulgação
Adriano Tavares, gerente de negócios da SKA

“O mercado do plástico é muito importante para nós, possuímos estrutura de atendimento nos principais polos do Brasil”, informa o gerente de negócios Adriano Tavares.

Os principais produtos comercializados pela empresa para o setor são os softwares Visi, para projetos, e WorkNC, para programação CAM.

“O Visi tem interface para orientar o usuário durante todo o processo de design a partir de automações, integrando o projeto com bibliotecas de componentes de mercado”, destaca Tavares.

De acordo com o executivo, ele fornece soluções de engenharia reversa e colabora com o design do produto e molde até a validação do processo de injeção.

O software permite detecção automática de alterações do projeto, análise dos ângulos de extração, cálculo múltiplo de linhas de partição, recursos de geração de canais de refrigeração, entre outros recursos.

“Seu grande diferencial é a habilidade de se integrar com outras soluções CAD de projeto de produto, como SolidWorks, Catia e outros, trabalhando com modelagem híbrida entre modelos 2D, sólidos e superfícies sem restrições”.

Por sua vez, o WorkNC é indicado para desenvolver caminhos de ferramentas eficientes e automatizados nas máquinas de usinagem, de forma a reduzir os prazos da operação e prolongar a vida útil das ferramentas.

Leia Mais Sobre Moldes e Software:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios