Ferramentaria Moderna

10 de outubro de 2017

Moldes: Demanda fraca afeta gravação

Mais artigos por »
Publicado por: Jose Paulo Sant Anna
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Prestadores de serviços para ferramentarias vivem situação similar à dos seus clientes. “A crise econômica afetou toda a indústria, em especial a de automóveis, motor de desenvolvimento de toda a indústria de ferramentaria no país”, resume Paulo Vilaça, gerente da Dornbusch-Mold-Tech Brasil. A empresa é ligada à Standex Engraving, com matriz nos Estados Unidos, há mais de 60 anos dedicada à transformação de superfícies de ferramentas, entre as quais moldes de plástico.

    Vilaça lembra que quase todas as montadoras de automóveis estão com projetos em andamento ou em carteira para início em futuro próximo. As expectativas da empresa são de crescimento para o próximo biênio, uma pequena desaceleração em 2020 e volta do crescimento a partir de 2021. Em tempo: cerca de 65% dos clientes da empresa são ferrramenteiros e sistemistas que trabalham com montadoras. Ela também tem clientes nos segmentos eletrônico, alimentício, mobiliário, farmacêutico e outros. “Após dois anos de muitas dificuldades, definimos uma estratégia que tem produzido bons resultados. Finalizaremos 2017 com recorde de atividade, crescimento do volume de negócios, da capacidade da equipe e das competências exigidas pelo negócio”.

    Quatro são os serviços de gravação prestados pela Mold-Tech. O processo químico consiste na transferência de um padrão impresso presente em um transfer para uma superfície metálica por meio de ataque ácido. O de fotogravura, usado em superfícies delicadas com polido-espelho, são indicados para gravações muito pequenas de logotipos ou outros decorações e artes gráficas. Ele consiste na replicação do processo de revelação fotográfica adaptado à gravação química de superfícies metálicas. Outro método, o mecânico, prevê a projeção de mídias com diversas granulometrias contra uma superfíce, produzindo padrões de rugosidade diferente. Já o processo a laser se baseia na remoção de camadas de metal presente em desenho de padrão de textura até obter a aparência desejada.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *