Micronizadores e Aglutinadores – Micronização tem demanda pequena

A venda de moinhos é um dos três segmentos de negócios trabalhados pela Pallmann, multinacional fundada em 1903 na Alemanha, com instalação no Brasil há mais de trinta anos. A empresa também fornece micronizadores e aglutinadores.
Seus equipamentos são voltados não só para processar o plástico, também operam com madeira, resíduos de processos industriais e em processos de reciclagem.
“No caso da indústria do plástico, o mercado de moinhos é difícil para nós”, diz Alceu Lalli, diretor de vendas e operações. O problema se encontra no tipo de equipamento produzido pela empresa.

“Nós trabalhamos com modelos sofisticados, de maior custo, procurados no Brasil apenas para aplicações especiais. Nosso campo de atuação é limitado”.
O forte da Pallmann, por aqui, é a venda de micronizadores, voltados para a transformação dos materiais a serem triturados em pó.
“É um mercado bem menos disputado, o número de fornecedores é reduzido”.
Os micronizadores são procurados pelas indústrias que usam métodos de transformação que exigem a alimentação das máquinas com matéria-prima em pó.
É o caso, por exemplo, da termoformagem. “É comum vendermos máquinas para peças grandes, como caixas d’água e outras”.
Outros clientes importantes no campo da extrusão são os fabricantes de tubos de PVC. “Um nicho de mercado ligado à extrusão que vem ganhando força é o da produção de telhas.
No Nordeste as telhas plásticas já estão bastante difundidas”, informa.
O segmento de aglutinadores, equipamentos destinados à produção de granulados com alta densidade aparente de compostos termoplásticos de fibras naturais e plástico-madeira, também movimenta a empresa.
“Eles são muito usados na reciclagem de carpetes de automóveis, e de big bags”, exemplifica.
Esses itens são feitos de polietileno, polipropileno e poliamidas.
A Pallmann conta com outro diferencial. Possui divisão de prestação de serviços de aglomeração, moagem e micronização, equipada com máquinas de fabricação própria.
A capacidade instalada dessa estrutura permite o processamento de aproximadamente 1.000 t/mês. “Somos a primeira empresa nesse ramo de atividade a obter certificação ISO 9001: 2008”.
O ano de 2014 para a empresa foi bom. Muito mais pelas encomendas de clientes que trabalham com outros tipos de materiais. “
Na área do plástico as vendas foram bem fracas, caíram 30% em relação a 2013”.
A expectativa para esse ano, por enquanto, não está clara. “Vivemos um quadro de indefinições”, finaliza.
Para Comprar Moinhos para Plásticos e outros produtos consulte o GuiaQD
Links Rápidos por produtos – Consulta:
Leia Mais Sobre Moinhos, Micronizados, Aglutinadores e outros:
- Aglutinadores e micronizadores atuam em situações específicas
- Moinhos: Normas de segurança e política de resíduos sólidos favorecem produtores locais
- Moinhos – Fabricantes aperfeiçoam processo com redução de ruídos e maior segurança
- Periféricos – Equipamentos emplacam mesmo com as dificuldades econômicas, por gerar ganho de produtividade
- Periféricos – Uso crescente de moinhos e dosadores deslancha novos projetos de nacionalização e expansão dos fabricantes
Memória – Revista Plástico Moderno