Mecânica – Feira promete ser uma das melhores dos últimos tempos

Plástico, Mecânica - Feira promete ser uma das melhores dos últimos tempos

A 29ª Feira Internacional da Mecânica, maior vitrine de bens de capital e plataforma de negócios do setor industrial da América Latina, deverá trazer à tona toda a potencialidade industrial brasileira, e também de dezenas de outros países, em máquinas, equipamentos e componentes voltados às produções seriadas e em grande escala. Realizada de 22 a 26 de maio, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, a Mecânica deste ano também promete ser a mais completa, atrativa e interativa de todos os tempos.

Meses antes do fechamento das reservas, mais de 2 mil expositores, procedentes de 37 países, já haviam reservado estandes para levar novidades e lançamentos à megamostra, organizada bienalmente pela Reed Exhibitions Alcantara Machado – joint venture formada pelas duas tradicionais organizadoras de feiras que completará seis anos de parceria em novembro próximo.

Prestigiada por mais de 900 expositores nacionais e pela participação mais numerosa neste ano de empresas da Alemanha (107), Estados Unidos (101), Itália (86) e China (50), a Mecânica, a precursora de todas as feiras brasileiras, ao completar 52 anos de realização, foi aprimorada pela setorização concentrada em 12 grandes áreas industriais, para oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto todas as novidades expostas numa extensão de 85 mil metros quadrados: automação, ferramentas, soldas, máquinas e equipamentos, motores e redutores, tratamento ambiental e refrigeração, válvulas, bombas e compressores, movimentação e armazenagem, fornos, estufas e caldeiras.

Plástico, Liliane Bortolucci, diretora da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Mecânica - Feira promete ser uma das melhores dos últimos tempos
Liliane lamenta falta de espaço, que impede maior crescimento

“A Mecânica só não cresce mais por falta de espaço físico”, informou a diretora da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Liliane Bortolucci, responsável pela Mecânica e por mais doze feiras industriais assinadas pela organizadora. “Isso prova que a indústria nacional, embora passe por dificuldades, ainda tem fôlego para gerar novas oportunidades e novos negócios”, completou a diretora.

Considerada uma das maiores feiras industriais do mundo, a Mecânica ocupa a quarta posição no ranking entre suas congêneres, realizadas na Alemanha, Itália e Estados Unidos. O bom momento econômico vivido pelo Brasil, em contraposição às crises que se alastram pelas economias europeias, somado à divulgação e à venda de espaços para a feira, realizadas no exterior por vários escritórios da organizadora, também se refletiram neste ano no grande interesse dos expositores internacionais em participar do evento, alguns dos quais, contando com comitivas mais numerosas, organizados em cinco ilhas dedicadas ao empresariado da Alemanha, Itália, Espanha, Argentina e França.

Oferecendo maior conforto aos participantes, a cerimônia de abertura da Mecânica será realizada pela primeira vez no auditório do Hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, ao lado do pavilhão de exposições, onde estarão sendo recebidos convidados, personalidades e palestrantes.

A abertura do evento contará com a presença do professor e doutor em economia Antonio Corrêa de Lacerda. Professor da PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e ex-presidente do Conselho Federal de Economia, Lacerda irá abordar como tema a economia brasileira e a indústria nacional.

A Mecânica deste ano também abriga pela primeira vez a Ambiental Expo, 3º Congresso e Exposição de Tecnologias Ambientais, com realização programada também para o auditório e para a área de exposições do Hotel Holiday Inn, nos dias 23 e 24 de maio, das 8 às 17 horas. “A Ambiental Expo, a ser realizada simultaneamente à Mecânica, contará com especialistas renomados que virão apresentar contribuições e soluções voltadas ao meio ambiente”, informou Liliane.

No elenco de palestras programadas para o primeiro dia de congresso (24), os temas se propõem a avaliar previamente os principais tópicos da Rio+20, além de abordar as diretrizes e as metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e suas consequências sobre os setores produtivos agrícola, industrial e de serviços, e também analisar a complexidade da matriz energética nacional, bem como a necessidade de mudança para um modelo mais sustentável de produção.

Outras abordagens de grande interesse nacional e internacional irão focalizar o desenvolvimento das explorações do Pré-Sal, com a possibilidade de se obter resultados positivos, avaliandose as vantagens econômicas e os riscos ambientais envolvidos.

Na área de saneamento, o tema a ser apresentado se propõe a analisar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), instituído pelo governo federal, sob a ótica de verificar se está realmente servindo de alavanca aos projetos de infraestrutura e de saneamento que necessitam ser implementados no país. Outro tema que será debatido envolverá o licenciamento ambiental e os fatores-chave para o planejamento das operações, bem como o novo código florestal brasileiro.

No segundo dia de congresso (25), as abordagens irão focalizar temas como financiamento de projetos sustentáveis, reaproveitamento de efluentes industriais para fins de reúso de água (estudo de caso de Itambé), recuperação de áreas degradadas, eficiência energética e ecoeficiência, além de grandes projetos baseados no Triple Bottom Line, apresentação de um caso prático de conversão de um alto-forno para uso de carvão vegetal em vez de coque e substituição de GLP por gás natural em processos industriais, entre outros de grande interesse para o meio ambiente.

A Mecânica deste ano também está mais interativa com seu público, ao se tornar a primeira feira de negócios a contar com uma moderna ferramenta de busca de dados e informações sobre expositores, máquinas, equipamentos e toda a sorte de produtos expostos na feira. Trata-se de software integrado à home page da feira para a realização de buscas online, uma novidade que tem por objetivo facilitar ao visitante a localização dos produtos e serviços constantes da feira, permitindo programar de forma mais organizada e pontual as visitas aos estandes.

Os visitantes também terão acesso às informações e dicas sobre a Mecânica ao baixar o aplicativo Móbile, feito para celulares, podendo acessar em Ipads, Iphones e Androids várias informações sobre a feira, como a lista de expositores e informações sobre produtos, selecionando expositores para visitar por categorias de produtos de interesse, facilidades que também irão ajudar a otimizar o tempo de visita à feira e tornar a permanência do visitante mais agradável e produtiva.

Para facilitar o acesso aos financiamentos para a compra de máquinas e equipamentos, a Mecânica também irá contar com a participação de instituições financeiras, como o Bradesco e a Agência de Fomento Paulista, da Nossa Caixa, que estarão oferecendo vários incentivos aos visitantes da feira interessados na aquisição de bens de capital.


Os destaques da feira

 

*O texto desta seção foi editado com base nas informações das empresas, em resposta ao convite enviado por Plástico Moderno a todos os expositores da Feira da Mecânica 2012. Fotos: divulgação

 

AGÊNCIA DE FOMENTO PAULISTA

Em comemoração aos três anos de atividades em prol do desenvolvimento empresarial paulista, por meio da concessão de financiamentos, que somaram R$ 550 milhões desembolsados ao longo desse período, e que foram destinados a vários setores da economia, incluindo a indústria mecânica, essa instituição financeira do governo do estado de São Paulo participa do evento oferecendo crédito pré-aprovado para a compra de máquinas, equipamentos e também para promover expansões nas empresas.

APEMA

A gama de equipamentos para troca térmica é bastante ampla, mas a empresa irá destacar trocadores de calor especiais, feitos sob encomenda, e em conformidade com as normas TEMA, ASME VIII, divisão 1 e API, além de trocadores de calor a placas brasadas, a placas desmontáveis, entre outros, incluindo resfriadores de óleo a ar e a água, e duas linhas de radiadores aletados. Uma delas é composta pelos radiadores platefin, com resfriadores de ar a água e a outra é integrada por radiadores aletados, com aquecedores de ar. A linha completa de equipamentos atende os setores químico, petroquímico, alimentício, siderúrgico, bem como de mineração, papel e celulose, entre outros.

ASCONGRAPH

Vários setores serão beneficiados com o lançamento da nova família de softwares CAD/CAM Mastercam X6, concebida para gerenciar e auxiliar fresamentos, torneamentos, erosões a fio, roteamentos e também a programação de robôs com até onze eixos. Entre as novas funcionalidades, destacam-se as usinagens de desbaste bidirecional inteligente, incluindo a opção de remoção do material remanescente, e que permitem cortes em grandes profundidades, seguidos por cortes ascendentes. O usuário também poderá contar com novos atributos incluídos nas técnicas de fresamento dinâmico e de torneamento de desbaste com profundidade variável e com a capacidade plena de trabalho em plataforma Windows de 64 bits.

AUTOMOTION

O grupo, formado pelas empresas Automotion, Neugart do Brasil e RDrive, traz importantes lançamentos para os visitantes da Mecânica. Entre os destaques estão os atuadores eletromecânicos lineares e rotativos Exlar, e os freios Topstop Mayr para eixos verticais, compatíveis com grande número de servomotores, bem como os sistemas CNC Mitsubishi (CNC M700V/ M70VCNC), especialmente desenvolvidos para máquinas de alta velocidade. Vale a pena conferir também outras novidades em CLP, motion controls, IHM, inversores de frequência, servomotores e servodrives (Mitsubishi), limitadores de torque, acoplamentos, freios de segurança e embreagens eletromagnéticas (Mayr), motores de passo bipolares e drives (RTA), acionamentos inteligentes, motores brushless, controladores programáveis, redutores planetários e de rosca sem-fim.

BONFIGLIOLI

Motores elétricos e inversores de frequência constituem os principais destaques nesse estande. Certificados pelo Inmetro, norma IEC 60034:30 e com selo Procel, os motores elétricos BE são extremamente úteis para emprego em transportadores horizontais e verticais, misturadores e máquinas de processamento de corte, laminadoras, entre outros. Já os inversores de frequência Agile e Active permitem realizar diagnósticos completos do desempenho de motores ou redutores de velocidade, oferecem cobertura a faixas de potência entre 0,25 kW até 11 kW, monofásicas e trifásicas, de 230 volts e 400 volts, e são equipados com módulos baseados em protocolos CANopen e Modbus. Além da exposição de equipamentos, as unidades de negócios “Soluções Industriais”, “Soluções Móveis & Energia Eólica” e “Soluções para Sistemas Fotovoltaicos e de Regeneração de Energia” estarão oferecendo soluções específicas para integrar sistemas mecânicos, hidráulicos e eletrônicos, a fim de atender os sistemas de geração de energia e as aplicações móveis e industriais.

BRASFIXO

Morsas de precisão, fabricadas em quaisquer tamanhos e aberturas, de aço temperado, cementado, retificado e com acabamento fosfatizado, poderão ser conferidas pelos visitantes. Entre os destaques estão os modelos de dupla fixação e o tombador de moldes e bobinas em modelos e tamanhos até 60 toneladas.

ELETRO

Máquinas avançadas de eletroerosão e centros de usinagem estão entre os principais destaques nesse estande. Projetada e fabricada no Brasil, com 90% de conteúdo nacional, de acordo com critério do BNDES, a Eletro ZNC 400 é uma máquina compacta com tanque e gerador no módulo mecânico, e com capacidade de suporte de uma tonelada sobre a mesa. Da Exeron, a empresa também oferece a EDM 312, eletroerosão CNC, largamente utilizada na Europa, Estados Unidos e Ásia. Entre os centros de usinagem, destacam-se o High Speed Exeron HSC 300, que alcança rotações de 42.000 r.p.m., apresentando possibilidade para um quinto eixo e para preparação de usinagem de grafite, além das máquinas do tipo portal da Vtec, que cobrem cursos em “X” desde 2.000 mm até 10.000 mm ou mais, com guias lineares ou com barramentos.

EMT

A empresa de Caxias do SulRS, há 16 anos no mercado de automação industrial, apresenta máquinas de corte, dobra e conformação de tubos e perfis metálicos, incluindo célula de produção robotizada e outros equipamentos customizados desenvolvidos com tecnologia de ponta para agilizar processos.

ERZINGER

Com experiência de 33 anos na oferta de soluções completas (turn-key) em equipamentos para tratamento superficial e pintura, a empresa apresenta ao público módulo do sistema de pré-tratamento de superfície por spray, integrado ao sistema de transporte aéreo Power & Free, responsável pela movimentação de peças, bem como sistema de pintura cataforética (KTL), desenvolvido em parceria com clientes. A presença de grandes parceiros internacionais será também um ponto alto no estande, incluindo a da empresa europeia CTI Systems, gigante global em aplicações nos setores de aviação, intralogística e tratamento superficial, e da Wagner, referência mundial em pinturas industriais, que está trazendo ao mercado brasileiro pistolas e cabines de pintura de alta performance para troca rápida de cor, cabines de esmaltação a pó, entre outros equipamentos.

FESTO

Um protótipo inspirado no movimento das gaivotas em voo, desenvolvido pela Bionic Learning Network, promete chamar a atenção do visitante. Totalmente produzido com fibras de carbono, a novidade, denominada SmartBird, vem da matriz da empresa, na Alemanha. Com envergadura de dois metros e peso que não ultrapassa 485 gramas, a engenhosidade é capaz de decolar, voar e aterrissar sem o auxílio de dispositivos de elevação, representando o resultado da busca de novas soluções para automação e para o desenvolvimento de novas tecnologias. O visitante ainda poderá conferir lançamentos: o SPTW, um sensor de pressão universal para fluidos gasosos e líquidos que mede desde vácuo até 100 bar, o FB35, um nó de rede utilizado no CPX, juntamente com o MPA ou o VTSA, para a comunicação em Profinet através de fibra óptica e o complemento de linha de tratamento de ar da série MS, agora em novo tamanho MS9.

HAUSTHENE

Produzindo ampla linha de peças e revestimentos em TDI, MDI, NDI, Vulkollan, além de formulações específicas em todas as durezas disponíveis, a empresa oferece soluções em poliuretanos para atender os mais diversos projetos, tendo adquirido recentemente novos equipamentos para processamento com alta capacidade de vazão para a produção de ampla gama de peças, contando com o suporte de laboratório químico equipado para realizar testes de matérias-primas e de produtos acabados.

HDB

Uma nova linha de termorreguladores HB-Therm, série cinco, capazes de suportar temperaturas até 180ºC, utilizando água; desumidificadores Farragtech, modelo Card 705, com funil de 70 litros e já preparado para controlar dois alimentadores, disponibilizando parâmetros de secagem de 25 resinas ou mais no próprio painel, integram alguns dos destaques. O visitante também poderá conferir dosador de pigmentos Movocalor, modelo MC Balance, para dosagem gravimétrica contínua por perda de peso e que pode dosar masterbatches e microesferas; sopradoras de alto rendimento da Uniloy Milacron; máquinas para injeção e sopro da Exacta; bem como linha de portamoldes, acessórios, câmaras quentes, sistemas de extração, entre outros, da Hasco.

HDT

A centrifugadora para limpeza/filtragem de fluidos, como óleos, emulsões, solventes e água, fabricada pela RumA, constitui a principal atração nesse estande. Sistemas de filtragem desse tipo foram especialmente desenvolvidos para atender às necessidades de máquinas-ferramenta, afiadoras, entre outros equipamentos que comportam tanques de óleo, realizando a exemplo da máquina em exposição filtragens até 50 litros de emulsão/ minuto ou até 30 litros de óleo/minuto. A empresa também leva para a feira um torno CNC horizontal monofuso com cabeçote móvel para usinagens mais complexas de peças de alta precisão, comportando nove ferramentas, e com rotação máxima do fuso principal de 10.000 r.p.m., além de comando Fanuc.

IMAG

Uma prensa sincronizada com CNC gráfico e colorido promete ser a grande atração nesse estande. Com função de desenho na tela, mostrando as dobras que serão feitas antecipadamente, a máquina facilita o trabalho do operador e também diminui a eventualidade de erro na programação. Além desse lançamento, a empresa também estará destacando outros modelos de prensas dobradeiras, guilhotinas mecânicas e hidráulicas, bem como calandras com ou sem aperto hidráulico.

MAGNAFLUX

A luminária de luz ultravioleta Vibrance EV5000 UV-LED, desenvolvida para aplicações em ensaios não-destrutivos, é o mais novo lançamento em exibição ao público. Auxiliar na inspeção visual e na identificação de descontinuidades, trincas, inclusões e outros tipos de defeito em peças e componentes, e que permite utilizar os métodos de líquidos penetrantes fluorescentes ou partículas magnéticas fluorescentes, representa um importante recurso, que não gera qualquer tipo de radiação UVB ou UVC perigosa, permitindo o uso de filtros de vidro mais simples e econômicos.

Com mais de 80 anos dedicados ao fornecimento de soluções completas para ensaios não-destrutivos, a empresa também exibirá máquina para inspeção por partículas magnéticas. Tratase do modelo estacionário multidirecional (MD 2060) para ensaios não-destrutivos por partículas magnéticas para processos de inspeção de qualidade pré e pósusinagens. Outro equipamento a ser exibido é o Yoke Y-6. Em nova versão, tornou-se mais leve e fácil para manusear e mais resistente a impactos e a químicos, detectando fissuras superficiais em materiais ferrosos, em ensaios não-destrutivos com partículas magnéticas.

MAKINO

Os últimos avanços alcançados em eletroerosão a fio poderão ser conferidos nesse estande. A série Duo traz tecnologias de usinagem incorporadas ao controle das máquinas, como BellyWizard, Heat e SurfaceWizard, que possibilitam reduzir custos de fio em até 55%, oferecendo ainda a exclusiva opção de escolha de sistema bipartido em V ou Pico, formado por guias redondas de precisão.

MESSER

As mais recentes inovações em equipamentos para corte térmico estarão sendo apresentadas nesse estande. Com dupla motorização e sistema de transmissão por pinhão e cremalheira, a máquina de oxicorte a plasma MultiTherm alcança velocidades até 35 metros por minuto, e vem com o comando CNC Global Control, sistema de bus via fibra óptica, três níveis de base de dados para todos os processos de corte e demonstração dos consumíveis, realizando cortes precisos e sem vibrações. Já a OmniMat é a primeira máquina de corte em chanfro a plasma com giro infinito fabricada no país, segundo informa o expositor, sendo recomendada para larguras de trabalho até 7.800 milímetros e para atuar em empresas dos setores de caldeiraria, estaleiros, offshore, açúcar e álcool, implementos, estruturas metálicas, entre outras.

METALPLAN

Várias soluções para a geração, tratamento, armazenamento, distribuição, gerenciamento e auditoria para sistemas de ar comprimido, incluindo lançamentos em compressores, secadores, tubos e conexões totalmente de alumínio, integram os maiores destaques nesse estande. Um dos principais produtos é o compressor de parafuso TotalPack Flex DD, com potência entre 10 hp e 250 hp, e que oferece acoplamento direto, tratamento de ar comprimido integrado, motor elétrico de alto rendimento, variador de velocidade, painel eletrônico microprocessado, tripla isolação térmica e baixo nível de ruído e pressão de trabalho. A empresa também aproveita a oportunidade para comunicar ao público que é a primeira indústria de compressores do mundo a contar com certificação ABNT NBR ISO 50001 – Gestão de Energia.

MILANO

O amplo portfólio de componentes hidráulicos de alta performance estará sendo evidenciado, juntamente com a estrutura oferecida pela empresa ao mercado em se tratando de recursos humanos treinados e habilitados para realizar montagens, manutenções e assistência técnica, e também atuar em linhas de condução de fluidos líquidos e gasosos, e na nacionalização de componentes e equipamentos.

MITUTOYO

Várias soluções em metrologia estarão presentes à mostra. O micrômetro digital, modelo MDH-25M, apresenta resolução de 0,0001 mm, constituindo equipamento ideal para medições de alta precisão. O microdurômetro Vickers (HM-2108) apresenta alta performance nas medições por imagem. O sistema tridimensional portátil (SpinArm-Apex) proporciona medições por contato e escaneamento a laser com alta exatidão e portabilidade. O medidor de contorno (CV-3200) é ideal para perfis complexos. A máquina para medir coordenadas CNC (Crysta Apex S) é apresentada em dez diferentes modelos.

OKUMA

A Multus B300 em exibição é uma máquina multitarefa que alia as funcionalidades de um torno e de um centro de usinagem, e cujo principal diferencial é usinar peças com alta precisão de acordo com o conceito Thermo-Friendly, que permite gerenciar o calor gerado pela máquina, e o sistema anticolisão CAS (Collision Avoidance System). A máquina ainda oferece outras funcionalidades, como contorno contínuo com o eixo B na torre porta-ferramentas superior, utilizada em aplicações com o uso simultâneo da robusta torre porta-ferramentas inferior.

OSCAR FLUES

A líder no mercado tampográfico leva para a exposição a máquina CP 90 JrC Prog. Considerado o mais avançado sistema de impressão tampográfica, essa máquina possibilita imprimir em área máxima com 80 mm de diâmetro as mais variadas peças, ao ritmo de 2.500 unidades/hora.

PALETRANS

Exemplares da linha completa de equipamentos poderão ser apreciados pelos visitantes no estande que também conta com a participação da Brasília Máquinas, parceira nas revendas, com o objetivo de potencializar os negócios durante o período de feira. Entre os equipamentos, serão destacadas as tecnologias e as funcionalidades de empilhadeiras retráteis e de transpaletes elétricos.

PREVISÃO

A ampla gama de elementos de fixação para prensas, injetoras, fresas e máquinas operatrizes estará sendo destacada ao público em todos os benefícios decorrentes de seu uso, como maior rapidez na troca de dispositivos e maior segurança para as operações. No rol de produtos constantes da exposição estarão presilhas, calços reguláveis, porcas, arruelas, parafusos, molas para matrizes, limas, pinças, esquadros, extratores, posicionadores, entre muitos outros.

PTC

A versão 2.0 da solução de MCAD/ CAM/CAE (Mechanical Computer Aided Design/Manufacturing/Engineering) estará sendo lançada ao público, que terá a oportunidade de conhecer todo o potencial oferecido por essa nova tecnologia, que vai muito além de uma ferramenta de CAD, apresentando por diferencial a capacidade de unir os modelamentos direto e paramétrico com total compatibilidade e sem perda de informações. Entre os recursos agregados estão novos tipos de estratégias de usinagem, permitindo interpolações entre curvas e arestas para melhor acabamento e aproveitamento da ferramenta.

ROMI

A líder brasileira no setor de máquinas-ferramentas, e também de máquinas para transformação plástica, reservou exclusivamente para apresentação na Mecânica lançamentos que serão conhecidos em primeira mão do visitante da megafeira. Porém, poderão ser conferidas as últimas inovações em injetoras, centros de usinagem e de torneamento. A injetora Romi EL 300 com 300 toneladas de força de fechamento representa modelo de última geração que tem seus movimentos acionados por servomotores em todo o sistema de injeção, extração, abertura e fechamento dos moldes, oferecendo a ampla distância de 730 mm entre colunas, e apresentando um novo e mais avançado sistema de controle. O centro de usinagem horizontal Romi PH400 é especialmente indicado para usinagens de componentes para as indústrias automotiva, de máquinas agrícolas, de bombas, de redutores, entre outros equipamentos. Fabricado com ferro fundido, absorve as vibrações, mesmo aquelas decorrentes das usinagens mais pesadas, e também oferece estabilidade térmica, operando em faixas de rotação desde 10 r.p.m. até 10.000 r.p.m. e com velocidade de avanço rápido nos eixos (X, Y, Z) de 60 metros por minuto, suportando até 500 kg sobre a mesa. O novo centro de torneamento Romi GL 170G é equipado com CNC Fanuc e conta com sistema Gang Tools para suporte de ferramentas, e também com cabeçote de eixo ASA A2-5 e faixa de rotação de 6 r.p.m. até 6.000 r.p.m., ideais para atender altas produções de peças de pequeno porte.

SANDRETTO DO BRASIL

Dois modelos avançados e com novos recursos serão apresentados por esse tradicional fabricante. Um deles, pertencente à série Ecológica, é o 770/130, injetora que possui acionamento através de drive e servomotor acoplado a uma bomba de vazão fixa que controla todos os movimentos por vazão e pressão de forma simultânea e independente. Entre os recursos integrados a esse modelo também está o conjunto injetor Euromap 770, com volume de injeção de 507 cm 3 e pressão específica de 1.518 bar, destacando ainda o conjunto de fechamento com passagem entre colunas de 415 mm x 415 mm e curso de abertura de 410 mm, e o motor hidráulico de alto torque, apropriado

 

para os materiais de engenharia e os polímeros especiais. O outro modelo em apresentação ao visitante pertence à série Meglio. Trata-se do 1320/240, que reúne os melhores recursos tecnológicos oferecidos pela empresa, e que estão presentes nessa máquina com força de fechamento de 240 toneladas, espaçamento entre colunas de 570 mm x 570 mm e com curso de abertura de 630 mm e que também está equipada com conjunto injetor Euromap 1320, com volume de injeção de 783 cm 3 e pressão específica de 1.650 bar.

SCODA SRL/ ATOS

Divisão de sistemas da Atos, a expositora apresenta novas soluções eletro-hidráulicas para máquinas de plástico, que ajudam a aprimorar o movimento dos eixos, em termos de controle, velocidade, posição e regulagem de pressão. Esses recursos foram desenhados para promover ainda redução no consumo de energia e de ruídos, entre outros benefícios. Os produtos favorecem em especial processo de injeção de ciclo rápido, que opera com tolerâncias rígidas.

SEW-EURODRIVE

A empresa lança o servoacionamento Movitrac LTX. Compacto e oferecendo rápida e fácil instalação e parametrização, é ideal para máquinas de embalagens e equipamentos para manipulação de cargas e posicionamento, para sistemas 1x220V e 3x220V, potências desde 0,75 kW até 5,5 kW e suporte de sobrecargas até 250%. A família de conversores Movidrive B também conta com novidades. O equipamento, antes disponível nas faixas de potência desde 0,55 kW até 132 kW, conta, agora, com 160 kW, 200 kW e 250 kW e o novo Movidrive (tamanho sete, padrão) permite ampla utilização, tendo como principais áreas de aplicação guindastes, gruas, elevadores, pórticos, ventiladores, bombas e transportadores. Também estará em destaque no estande o Movigear, acionamento mecatrônico composto de motor, redutor e controle integrado, nos tamanhos MGF2 para torques até 200 Nm e MGF4 para torques até 400 Nm, disponibilizando como principais atributos conexão PowerLan, superfícies com mínima rugosidade e ausência de ventilador, tornando o equipamento adequado para utilização em ambientes que exigem limpeza e requerem baixo nível de ruído.

SISMA

Duas máquinas prometem chamar a atenção do público. A máquina de solda a laser SWA 150/300, disponível nas duas potências, é ideal para utilização em reparo de moldes, pois sua estrutura proporciona alta flexibilidade e facilidade para soldar peças de porte médio ou grande, podendo trabalhar com fios em diâmetros desde 0,2 mm até 1,00 mm. Já a máquina de gravação a laser, modelo Big Smarky 400 F, faz gravações coloridas em peças de aço, apresentando-se como uma excelente opção para gravações superficiais, em profundidade ou até em 3D.

STÄUBLI

Pela primeira vez será exibida no Brasil a linha de produtos Multi-Contact, abrangendo conectores elétricos com soluções para automação e robótica, conexão de energia elétrica em aplicações industriais, testes e medições, energias renováveis e medicina. Mas as novidades vão além, pois a Stäubli Robotics irá lançar a TP80 fast picker, uma nova tecnologia ultrarrápida de highspeed-pickers de quatro eixos para aplicações simples de pick and place, agregando ao novo robô a grande inovação de ser mais ágil e mais leve, e podendo alcançar ciclos muito rápidos e com alta precisão e repetibilidade homogênea em todo o “envelope de trabalho”.

SWAGELOK

Em meio à ampla gama de monifolds monoflange para processo, destacamse as séries MN02, MN03 e MN04, que apresentam design compacto, permitindo substituir complexas montagens com várias válvulas por um único manifold. Outros modelos em apresentação incluem itens para bloqueio, bloqueio e purga e duplo bloqueio e purga, fornecidos com válvulas com castelo roscado, válvula do tipo outside screwand yoke e válvula agulha aparafusada integralmente, para classes de pressão desde 150 lb até 2500 lb, de acordo com ANSI B16,5.

TRÊS-S

A empresa de Guarulhos, dedicada ao setor de ferramentas de precisão, leva para a exposição ampla linha de bases para estampo, porta-moldes, componentes, punções, extratores, pinos retificados, conjuntos rotolineares, componentes grafitados, entre outros.

TRUMPF

Alta eficiência e baixo consumo de energia são alguns dos atributos da nova puncionadeira TruPunch 3000 (S11). A máquina também oferece sistema de puncionamento elétrico e indexável, que permite à ferramenta girar em todas as direções, obtendo-se maior rendimento no processamento de chapas com espessuras até 6,4 mm e 150 kg de peso, podendo suportar até 230 kg, na versão maior. Sua força máxima de puncionamento é de 180 kN elétrico, com prensagem de 20 kN, e velocidade até 1.000 golpes/minuto. Com 18 ferramentas providas de 2 grampos, com opcional para até 180 ferramentas (MultiTool) no formato médio, com tempos de troca de 3,1 s (standard) e 0,3 s (MultiTool), a máquina utiliza CNC baseado em Bosch Rexroth MTX CMP 70 com dois GB de memória programável, monitor touch screen colorido TFT 17 e entrada USB.

ULTRACLEAN

O visitante poderá conferir os respiradores Ultraclean para proteção de sistemas fechados, ideais para aplicações em reservatórios hidráulicos, redutores, caixas de engrenagens, tanques de armazenagem, entre outros, por seus inúmeros benefícios, como prevenir a contaminação por água e partículas sólidas, aumentar a vida útil de filtros, óleos e fluidos lubrificantes, prolongar a vida útil de retentores, válvulas etc.

UNIVAL

A linha de conexões Tigre, voltada para o setor industrial, será o principal lançamento nesse estande. Contemplando conexões de PPR, destinadas a atender principalmente as instalações de ar comprimido ou ar-condicionado, conexões de RPVC, concebidas para sistemas de adução de água, sistemas para adução de irrigação, condução de efluentes industriais e linhas de processo de plantas industriais, e também conexões de CPVC, destinadas a atender as instalações de adução de fluidos em geral, principalmente os agressivos. A exposição se complementa com conexões tubulares de aço ao carbono, aços ligados e aço inoxidável 404 e 316 L da TK Corporation, certificadas com CRCC Petrobras.

WEG-CESTARI

A joint venture formada entre a WEG e a Cestari leva ao público as tradicionais linhas de redutores e motorredutores, incluindo as soluções em motorização e acionamentos. Entre os destaques estão os redutores helicoidais cementados e retificados da linha Helimax, as coroas e roscas sem-fim das linhas Magma e Alumag, e a família de motorredutores, formada pelas linhas Coaxial, Vertimax, Conimax e Magmax, compactas e aptas a receber as soluções em motores WEG, abrangendo desde motores W22 Plus, de altíssimo rendimento, modelos especiais W Wash, para a indústria alimentícia, WDIP, para áreas classificadas Z.21 e Z.22, WMining, especial para mineração, até uma solução especial para a indústria do plástico, representada pelo modelo Vertimax, para extrusoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios