Masterbatches – Sustentabilidade norteia os novos desenvolvimentos

A postura interna reflete a preocupação no seu campo de atuação. A Ampacet possui um bom elenco de masterbatches de colorantes amigáveis ao meio ambiente. Denominada NaturBlend, a linha oferece produtos desenvolvidos com base em resinas de fonte renovável, compostáveis e biodegradáveis, enquanto as cores incorporam pigmentos em acordo com exigências estabelecidas pelas normas EN 13432 e ASTM 6400D, que tratam de características associadas à biodegradabilidade e degradação em ambiente de compostagem. Débora não informa as resinas usadas como veículos desses concentrados. “Como parte da política global da Ampacet, preferimos não fornecer dados particulares sobre formulações ou carriers de nossos produtos”, justifica.

A empresa ainda disponibiliza outras soluções sustentáveis, desenhadas para reduzir o impacto ambiental no processo produtivo, no uso de polímeros e no produto final. Concentrados de purga e antioxidantes, por exemplo, contribuem para diminuir o consumo de energia, a geração de resíduos, o uso de resina durante o processo de purga, o desgaste da máquina e ainda ajudam a remover depósitos de carbono. Há auxiliares de processo, formulados para prolongar a vida útil do equipamento e reduzir os tempos de transição de cores, do consumo de energia e do tempo de limpeza da máquina; e antioxidantes que permitem a reciclagem de maior percentual de material, sinônimo de menos desperdício e impacto ambiental. Os masterbatches antilensing possibilitam maior aproveitamento de reciclados (e maiores níveis de reutilização da resina), sem perda de propriedades na peça acabada.

Entre os últimos desenvolvimentos, Débora ressalta o novo antioxidante 100900 de alta eficiência, desenhado para aumentar a estabilidade no processamento de resinas e permitir a incorporação de maior percentual de material reciclado, sinônimo de menor impacto ambiental. Segundo estudos realizados pelo centro global de pesquisa e desenvolvimento da Ampacet, esse concentrado contribui para reduzir as emissões de dióxido de carbono a 660 kg por tonelada de polímero processado. “Altamente econômico, pode ser usado com ótimos resultados em baixas concentrações, na ordem de 0,5% a 1%, como no caso da utilização de materiais recuperados em mais de 10%, sem produzir efeitos secundários às propriedades do filme”, garante Débora.

Plástico Moderno, Masterbatches - Sustentabilidade norteia os novos desenvolvimentos
Clariant lança novos concentrados de cores e aditivos compostáveis

Sustentável há tempos – Outra renomada produtora de masterbatches, a Clariant lança seus holofotes sobre o desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos há longa data. Há quinze anos concentra esforços na criação de formulações verdes, baseadas em resinas de fonte natural, em acordos de cooperação tecnológica com os fabricantes desses polímeros. Uma das pesquisas teve um braço brasileiro: a equipe nacional liderou o desenvolvimento de uma linha especial de masterbatches baseada em resinas, pigmentos e aditivos 100% naturais, lançada oficialmente há três anos, na última feira alemã K.

Os produtos carregam as marcas Renol-natur e Cesa-natur. A primeira compreende corantes combinados com sistemas portadores de biopolímeros. A outra engloba variados tipos de agentes (antibloqueio, estabilizadores de raios ultravioleta, antioxidantes e outros), igualmente associados com substâncias naturais em um portador de biopolímero. As duas linhas derivam 100% de matérias-primas renováveis (as resinas – PLA, PHB e PHA – procedem de fonte como milho, amidos e cana-de-açúcar) e são biodegradáveis.

Os investimentos da Clariant se sustentam na estimativa de uma expansão mundial da ordem de 40% na demanda por essas tecnologias. O gerente de marketing para a América Latina, Roberto Guzmán, atenta para o fato de os países desenvolvidos impulsionarem uma cultura robusta sobre o tema de sustentabilidade. Existem no país e na América Latina aplicações pioneiras, em nível piloto, em embalagens rígidas (copos e bandejas). Ainda neste ano, o mercado terá disponibilidade de matéria-prima suficiente para evoluir para uma escala industrial. “As maiores expectativas de crescimento estão na área de embalagens”, anseia.

Nessa toada, a empresa aposta na ampliação da linha de masterbatches para aplicações nos biopolímeros, respeitando as especificações de normas europeias e americanas sobre a biodegradação. Batizadas Renol Compostable e Cesa Compostable, as novidades agregam aditivos e pigmentos convencionais, sem alterar as propriedades de compostabilidade das resinas. Por conta dos ingredientes convencionais, as novas linhas oferecem maior elenco de cores e aditivos e contribuem para aprimorar o processamento e as aplicações aos produtos manufaturados com os bioplásticos.

Plástico Moderno, Sandra Piva, Gerente-técnica industrial, Masterbatches - Sustentabilidade norteia os novos desenvolvimentos
Sandra guarda a sete chaves formulações em fase de teste

De acordo com informações da empresa, cerca de 80 pigmentos entram na expansão da oferta de masterbatches na linha Renol Compostable. A recém-chegada família de concentrados Cesa Compostable inclui também estabilizantes UV e antioxidantes.

A Clariant também capitaneia soluções importantes em nanotecnologia direcionadas à indústria do plástico. A gerente de marketing para o segmento de aditivos para a América Latina, Liliana Rubio, conta que o uso da tecnologia em concentrados envolve formulações para atuar como protetores à ação dos raios ultravioleta e oferecer efeito antimicrobiano.

Há, ainda, outras empresas comprometidas com pesquisas e desenvolvimentos de produtos sustentáveis, porém, restritos ainda aos laboratórios e testes. Essa é a situação da Macroplast. A gerente técnica-industrial, Sandra Piva, admite procedimentos com formulações baseadas em biopolímeros. E só. Nenhuma informação além. “Neste momento, esses projetos ainda são confidenciais.” O silêncio se justifica: há clientes testando produtos quanto à melhoria no desempenho e custo, e sua viabilidade no mercado.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios