Masterbatches – As novas pegadas da cor – Concorrido e pulverizado, o mercado brasileiro de masterbatches é disputado por empresas de todos os portes que oferecem soluções cada vez mais tecnológicas, personalizadas e sustentáveis para fidelizar a clientela

A Cromaster, além dos masterbatches líquidos para PET, PU e PVC, já segue adiantada para acompanhar as necessidades dos transformadores, que devem ampliar seus negócios por conta dos investimentos gerados pela Copa do Mundo e pela Olimpíada. Nessa linha, o destaque fica por conta de masterbatches e compostos especiais para fios e cabos, como os de alto desempenho para isolamento de cabos de baixa tensão, antitracking para cabos cobertos nas cores cinza e preto, antichamas não-halogenados e específicos para polietileno e PVC, que obedecem às diferentes normas de segurança.

Plástico Moderno, Karin Braun, Diretora da Macroplast, Masterbatches - As novas pegadas da cor - Concorrido e pulverizado, o mercado brasileiro de masterbatches é disputado por empresas de todos os portes que oferecem soluções cada vez mais tecnológicas, personalizadas e sustentáveis para fidelizar a clientela
Karin investe em equipe técnica especializada

Com 40 anos, a Macroplast aposta também em seu portfólio diversificado. Para Karin Braun, diretora da Macroplast, de São Bernardo do Campo-SP, a condição obrigatória desse mercado é sempre reunir, além da qualidade, outros benefícios resultantes do investimento em pessoal técnico especializado. “Isso só é possível quando se conhece cada segmento e suas necessidades de aplicações”, avalia. Para ela, também é essencial a formação de parcerias com os fornecedores de matérias-primas com o intuito de manter preços adequados e com o compromisso de fornecimento.

A família de masterbatch conta com quatro linhas (brancos, pretos, aditivos e coloridos), sendo que os mais comercializados em cada uma delas costumam atender a diferentes setores. Com 50 itens de linha, a empresa também oferece cerca de 400 masterbatches especiais destinados a segmentos e aplicações específicas. Isso, de acordo com a diretora, garante a atuação da empresa em todos os segmentos de mercado e resultados expressivos em todas as regiões, com ênfase especial nos setores eletroeletrônico, de eletrodomésticos e filmes agrícolas. “Nossa maior participação está nos concentrados de especialidades”, explica a diretora.

Karin aponta que, pelas dimensões continentais do país, cada região do Brasil tem demandas distintas. No estado de São Paulo, as maiores necessidades ficam por conta de masterbatches de especialidades para aplicações em multifilamentos, enquanto os fios “não-tecidos” se concentram no Sul. A diretora também destaca o avanço da empresa na técnica dos masterbatches destinados ao segmento de “não-tecidos”. “Apesar da complexidade do processo, nossa participação no primeiro semestre deste ano dobrou”, comemora.

Sudeste e Sul também lideram em masters especiais para empresas automotivas e de eletroeletrônicos. No Nordeste e Centro-Oeste nota-se que a maior aplicação para concentrados fica por conta dos filmes para embalagens. “A grande demanda ainda está nos segmentos de lonas agrícolas e de embalagens, como descartáveis, alimentícias e utilidades domésticas, em que as linhas de masterbatches commodities comandam o mercado”, observa. “O consumo deve crescer especialmente pela expansão das embalagens técnicas e de alimentos, plásticos de engenharia, sacarias, filmes de proteção e outros itens ligados à agricultura.”

Em relação aos produtos utilizados por esses setores, a diretora informa que a empresa está desenvolvendo um processo para a linha de masterbatches brancos que irá conferir melhor dispersão e, consequentemente, melhoria na cobertura, principalmente na linha de filmes com espessura abaixo de 10 micras.

Karin Braun também aponta, entre os aditivos UV, um específico para o cultivo de uva, além de protetores de filmes para lonas de baixa aplicação. “Estes conferem maior proteção por agregarem antioxidantes em sua composição.” A Macroplast também investe nos antiestáticos com aprovação da FDA para aplicações em embalagens alimentícias, como potes de sorvete e margarinas. De acordo com Karin, o produto que oferece proteção ao plástico durante a exposição ao consumidor tem sua relação custo x benefício aprovada pelos clientes transformadores.

Entre as novidades, a diretora cita ainda o aditivo dissecante, para a absorção de umidade nos sistemas onde são agregados partes de reciclados, com a utilização a 1%, sem afetar o custo final do produto. Também anuncia os masterbatches para PC desenvolvidos na própria resina base para oferecer ao produto final melhor cobertura e dispersão, além de branqueadores ópticos para aplicações em fibras multifilamentos.

Ainda nessa linha de especialidades, devem se juntar ao portfólio masterbatches para aplicações em náilon 6 e 6.6, PBT acrílico, PVC (base EVA), PET, ABS/PC, PP, PS e PE, que devem beneficiar os setores automotivo, calçadista, fios e cabos e alimentício (bombonas, frascos e garrafas).

Nacionais focam nos biodegradáveis – Pigmentos mais atraentes, densidade e resistência maiores, aplicações mais específicas, efeitos que imitam texturas da natureza, como terra, cerâmica e madeira, masterbatches líquidos. Mas, entre as tendências desse mercado, não há nada que se compare às preocupações com a sustentabilidade, especialmente as relacionadas à biodegradabilidade. Enquanto aguardam novas definições quanto ao uso de plásticos biodegradáveis, muitos fabricantes de masterbatches vêm se antecipando em busca de várias soluções para oferecer aos transformadores.

A Cromaster, que já possui uma linha de masterbatches biodegradáveis para PLA, PHB e TPS, também visa a incrementar esse portfólio e ampliar a oferta desses produtos. De acordo com J. Fernandes B. Filho, diretor comercial, o que dificulta a expansão desse mercado ainda é o preço elevado da resina. “Cerca de três vezes mais que a convencional”, comenta.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Próxima página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios