Masterbatches – As novas pegadas da cor – Concorrido e pulverizado, o mercado brasileiro de masterbatches é disputado por empresas de todos os portes que oferecem soluções cada vez mais tecnológicas, personalizadas e sustentáveis para fidelizar a clientela

A perspectiva, com os novos desenvolvimentos, é ampliar este alcance. Para isso, a Cromex vem investindo na modernização das plantas a fim de aumentar a capacidade produtiva – de 132 mil toneladas/ano para 150 mil toneladas, até 2012 – para atender o crescimento do setor plástico. A empresa espera a chegada de oito extrusoras para a planta de São Paulo, para a fabricação de masterbatches coloridos e especialidades. Desde abril de 2010, a planta da Bahia conta com uma nova extrusora para a produção de corantes pretos e, para este ano, deve receber mais uma máquina para a fabricação de brancos. Com faturamento médio anual de R$ 400 milhões, seu portfólio conta com mais de 13 mil cores, desenvolvidas em laboratórios próprios.

Plástico Moderno, Cesar Ortega, Diretor comercial da Cromex, Masterbatches - As novas pegadas da cor - Concorrido e pulverizado, o mercado brasileiro de masterbatches é disputado por empresas de todos os portes que oferecem soluções cada vez mais tecnológicas, personalizadas e sustentáveis para fidelizar a clientela
Ortega considera diferenciação a atuação com âmbito nacional

Cada vez mais específicos – Apesar de muitos transformadores terem se decepcionado no passado por conta das experiências ruins com as versões líquidas de masterbatches – patinagem de rosca, migração, delaminação, sedimentação e sujeira no processo –, os concentrados líquidos de aditivos e cores estão ganhando terreno em aplicações antes inéditas, como explica Roberto Guzmán, da Clariant. “Esta nova tecnologia está baseada em veículos especificamente desenvolvidos para poliolefinas, estirênicos e resinas de engenharia, mas também em novos sistemas de dosagem que mudam a história do uso de líquidos nestes materiais.” De acordo com o diretor, os novos sistemas de coloração líquida oferecidos pela empresa resolvem todos esses problemas e oferecem importantes vantagens, entre elas a redução de desperdício em troca de cores e ciclos mais rápidos de processo.

A nacional Cromex também identificou a necessidade do mercado para concentrados de cor líquidos e criou o Dispermix para oferecer melhor homogeneização da cor no produto. “A tecnologia possibilita a redução das dosagens e dos estoques, além de melhorar o set up das máquinas, aumentando a produtividade”, destaca o diretor comercial Cesar Ortega.

Baseada em pesquisas sobre as necessidades dos fabricantes de ráfia, material largamente utilizado no setor agrícola e nas sacolas retornáveis, a Cromex também desenvolveu concentrados de alto desempenho para serem aplicados em vários tipos de produtos para essa finalidade em diferentes países. A nova linha conta com três concentrados com codificação especial: o PP-RF 10146 (composto antifibrilante + dióxido de titânio); o PP-RF 10149 (composto antifibrilante); e o PP-RF 5453 (com propriedade anti UV e capacidade de redução no arraste de água).

De acordo com a empresa, além de conferir benefícios como uma maior produtividade nas linhas produtoras de ráfia, traduzidos em economia para quem produz, esses componentes inibem a geração de pó no processo, evitando a abrasão e o desgaste das máquinas. “Também reduzem consideravelmente a formação de aparas, evitando perdas de material”, aponta Ortega. “Contam, ainda, com propriedades UV, melhoram o desempenho mecânico e diminuem o arraste de água no composto final”, salienta. A nova linha fez com que a empresa fizesse também uma revisão em seu portfólio de produtos para ráfia. “Oferecemos ao mercado o que há de mais moderno e eficaz na relação custo/benefício.”

Além de soluções para melhorar o processo produtivo, que incluem o mercado da ráfia e também masterbatches para a fabricação de multifilamentos, filamentos contínuos e não-tecidos (PP e PET), a empresa aposta nos aditivos e cores com nanopartículas de prata. A tecnologia aplicada aos masterbatches confere aos plásticos propriedades bactericidas (elimina as bactérias) e bacteriostáticas (impede sua proliferação), podendo ser utilizada em todos os processos de transformação e em diferentes resinas, como PE, PP, PS, ABS e PET.

A empresa também conta com a linha de cargas minerais, aditivos que proporcionam vantagens ao transformador, como melhoria de propriedades mecânicas, melhor estabilidade dimensional e melhor taxa de troca térmica.

A Ampacet também foca em masterbatches de alta performance utilizados pela indústria plástica em processos como sopro, injeção e reciclagem de PP, PE, PET. “Tais aditivos de alta eficiência dentro de um marco de sustentabilidade permitem aos nossos clientes reduzir a pegada de carbono de seu processo de transformação nos processos de sopragem”, esclarece Sérgio Bianchini.

Além de ofertar uma linha de cores especiais, aditivos de purga e ajuda de processo, estabilizadores, antioxidantes, estabilizadores UV, antilensing, barreiras UV e antifog, a empresa destaca entre os recentes lançamentos o AmpaTrace Molecular Tracers, que promove rastreamento de produtos plásticos com a incorporação de agentes rastreadores; o DeNestur De-Nesting Additive, para processos de termoformagem e injeção como desmoldante; o OrganiSilk Colors Collection, que confere aparência sedosa às embalagens; o UltraChrome Color Masterbatch, que pode ser formulado com PE, PP, PC, ABS, PS e náilon, destinado à indústria de metalização a vácuo; e o High-Efficiency Reduced Bloom UV Absorber Masterbatch, para ser utilizado em filmes finos, cada vez mais solicitados pelo mercado de alimentos.

A Polybatch, divisão de negócios de masterbatches da A. Schulman, aposta no Papermatch, produto que confere ao plástico (PE e PP) o toque, a aparência e a performance do papel, incluindo capacidade de impressão, podendo ser dobrado, riscado e ter a rugosidade da superfície adaptada conforme a aplicação (filmes soprados e cast para diversos usos).

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Próxima página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios