Masterbatch – Novo cenário obriga os fabricantes a investir em alta tecnologia e em produtos de qualidade

Plástico Moderno, Hermann Schumacher, gerente de marketing da Macroplast, Masterbatch - Novo cenário obriga os fabricantes a investir em alta tecnologia e em produtos de qualidade
Para Schumacher, mercado reúne 140 fornecedores

Esse último tipo merece um capítulo extra. Muitos são os produtos para enobrecer o plástico, no entanto, um dos que mais se evidenciam são os chamados “ecologicamente corretos”.

Esse segmento cresce a cada ano e instiga os fabricantes a pesquisarem novos desenvolvimentos. De acordo com Schumacher, a Macroplast desenvolve uma linha de masterbatches capaz de atender a essas necessidades ambientais. Na Brasilplast 2007, a Bevi-Plastic apresentou um concentrado de cor para o plástico biodegradável da Basf. O desenvolvimento feito em conjunto também com a Corn Products Brasil resultou no lançamento do Ecobras, um plástico de fonte renovável e compostável, resultado da combinação entre o copoliéster alifático aromático Ecoflex, da Basf, e um polímero vegetal à base de milho. Para o diretor-industrial da Vimaplas, Eder Momesso, os plásticos biodegradáveis ou bioplásticos representam um nicho para investir em um futuro muito próximo.

“A tendência mundial é de produtos que agridam cada vez menos o ambiente e se utilizem de recursos renováveis”, comenta.

Plástico Moderno, Sergio Palermo, da área comercial da Procolor, Masterbatch - Novo cenário obriga os fabricantes a investir em alta tecnologia e em produtos de qualidade
Palermo: produtos com efeito são sazonais

Investimentos – De momento, os fabricantes têm se esforçado para manter o mercado em movimento. Não só em qualidade, mas em quantidade. Para este ano, a Macroplast, de São Bernardo do Campo-SP, pretende renovar grande parcela de suas linhas, por meio de otimização dos processos e novas formulações. “Esse projeto proporcionará aos nossos clientes produtos mais modernos e de excelente desempenho em seus processos, sem que isso acarrete necessariamente incremento no preço final do produto aplicado”, enfatiza Schumacher. A empresa investirá cerca de 4 milhões de reais na planta. Com esse aporte, aumentará sua capacidade fabril e proporcionará maior flexibilidade de produção.

A empresa não detalhou o incremento. O setor se vê às voltas com constantes investimentos. Até novembro, a Ampacet prevê a expansão de sua planta em Santiago do Chile. O acréscimo será na capacidade produtiva de brancos e aditivos. A oferta direta ao Brasil também sofrerá mudanças.

Para este ano, a companhia planeja implantar uma nova linha de produção de cores, na fábrica de São Paulo, e comprar novos equipamentos técnicos. “Temos o objetivo de expandir nossos laboratórios de desenvolvimento e controle de qualidade”, afirma a analista de marketing da Ampacet, Paola Bianchi. A Coreplas prevê aumentar a capacidade produtiva em cerca de 40%, por conta da abertura de nova unidade para concentrar a fabricação de preto e branco. “Hoje precisamos investir em tecnologias, porque sempre existem novidades no mercado”, afirma Gonzaga.

Plástico Moderno, Roberto Clauss, diretor-presidente da Procolor, Masterbatch - Novo cenário obriga os fabricantes a investir em alta tecnologia e em produtos de qualidade
Clauss anunciou crescimento de 12%

A DryColor está em fase de construção de uma nova planta. Hoje a unidade localizada em Campinas-SP possui 3,5 mil m² , enquanto a sua substituta terá 10 mil m². A fábrica deve entrar em operação ainda no segundo semestre de 2007. A Resimax, de Vargem Grande Paulista-SP, tem planos de triplicar a produção atual em no máximo um ano e meio.

O grupo suíço Clariant anunciou a inauguração de uma nova planta no Chile. Esses investimentos reforçam a atuação da companhia na América Latina. No caso específico do Brasil, o fabricante expandiu sua capacidade na unidade de Suzano-SP, com três novas linhas de produção.

A Cromex não se acomodou na posição de líder. No mês passado, a empresa ampliou a capacidade produtiva da planta baiana. Antes da reforma, a unidade só produzia concentrado de cor branco e de aditivo. Agora também fabrica o masterbatch preto. “Temos mais investimentos (ainda em sigilo) de ampliação de capacidade”, observa Galaso. Hoje são três plantas: além dessa nova, permanece uma em São Paulo, onde são produzidos os concentrados coloridos e especiais e a unidade de Simões Filho-BA, para master de aditivos e brancos. Agora sua capacidade produtiva é de 95 mil toneladas/ano. Vale destacar que cerca de 30% da produção se destina às exportações.

“O mercado necessitava de mais fornecedores”, explica Momesso., da Vimaplas, Prova dessa crença está nos planos da própria empresa, que prevê dobrar sua capacidade produtiva com a inauguração de uma planta prevista ainda para este ano. A Termocolor, de Diadema-SP, constrói uma nova fábrica, em Cabreúva-SP, para aumentar em 6 mil t/ano a capacidade atual de 30 mil toneladas/ano. Até mesmo empresas de outras áreas apostaram nesse segmento. No final de 2003, a Mash Têxtil (tradicional em moda íntima) diversificou o negócio com a implantação da Mash Compostos Plásticos. A empresa incorporou ao mercado cerca de 4,5 mil t/ano de produto. No início do ano, anunciou ainda a parceria com a norte-americana Techmer PM. A iniciativa resultou, entre outros produtos, na linha MashColor, masterbatches de cor com foco em aplicações especiais, como filmes de poliamida e fibras.

A Colortech, localizada no Distrito Industrial-AM, resolveu expandir suas atividades para o sul e sudeste do País, sob outro nome: Techcollor. Apesar da denominação, a empresa é uma filial paulista da Colortech. A Polimaster, de Nova Hamburgo-RS, também divulgou melhorias em seu laboratório e na estrutura da unidade. “Não falamos de tamanho e sim de qualidade e organização”, afirma Reichert. Alguns investimentos foram destinados à mão-de-obra e aos controles de estoque on-line. No final do ano passado, a Procolor mudou para uma nova planta, em Cotia-SP, e, para 2008, prevê investir no aumento de sua capacidade produtiva.

Página anterior 1 2 3 4Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios