Mais de 20 Aplicações do poliestireno

Descubra alguns usos surpreendentes do poliestireno, além das suas principais propriedades e fornecedores importantes no Brasil

Antes de conferir a lista com mais de 20 aplicações do poliestireno (PS) é preciso entender o seu conceito. Dessa forma, podemos defini-lo como um plástico pertencente ao grupo dos termoplásticos, o que significa que ele é moldável a partir do calor e pode ser reciclado. É um termoplástico transparente, leve, flexível e com capacidade de isolamento térmico.

Também é importante saber que ele é definido como um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno, visto que é obtido a partir de um único tipo de monômero.

Apresenta classificação em vários tipos de poliestireno, sendo uma delas a do poliestireno expandido, o qual foi descoberto na Alemanha na década de 40 e é conhecido por sua marca comercial isopor. Este material apresenta excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico e é um dos plásticos mais utilizados pela indústria em variados setores, como de construção civil, eletrodomésticos, brinquedos e muito mais.

Características do poliestireno PS

  • Leveza.
  • Flexibilidade.
  • Capacidade de isolamento térmico.
  • Material atóxico.
  • Transparente.
  • Reciclável.
  • Baixa densidade.
  • Fácil processamento.
  • Baixa resistência a solventes orgânicos, ao calor e a intempéries.
  • Elevada resistência a álcalis e ácidos.
  • Resistente: ele é resistente inclusive à compressão e à absorção da água.

Nas embalagens, o poliestireno é identificado pelo número 6 e pelas letras PS, dispostos da seguinte forma: o número aparece dentro de um triangulo com setas e a abreviação PS, fora do triangulo, na parte inferior. Essa identificação serve para orientar a correta destinação do resíduo para o processo de reciclagem, o que contribui para diminuição do impacto ambiental. Para mais informações sobre este símbolo, confira a matéria completa O que é o símbolo da reciclagem?

Principais aplicações do poliestireno

O poliestireno é um plástico leve e de fácil processamento, o que torna extremamente atraente para as indústrias, podendo ser utilizado em uma séria de aplicações. Confira algumas utilizações importantes em diferentes setores do mercado:

  1. Produtos descartáveis em geral (pratos, copos, talheres)
  2. Embalagem de alimentos (iogurtes, sorvetes, doces)
  3. Jarras, potes e lacres.
  4. Aparelhos de barbear.
  5. Brinquedos: são amplamente aplicados na produção de brinquedos graças a leveza, durabilidade, capacidade de moldagem em diversas formas e cores.
  6. Bandejas de alimentos: são muito utilizadas em razão da sua capacidade de isolamento térmico e leveza.
  7. Recipientes para micro-ondas
  8. Eletrodomésticos (liquidificador, tampas de máquinas de lavar, bandejas e grades de geladeira).
  9. Equipamentos de proteção individual (EPIs): o poliestireno é essencial nessa aplicação, visto que estes materiais precisam ser confortáveis, resistentes e oferecer proteção contra choques mecânicos ou colisões.
  10. Acabamento em decorações: molduras de janelas e portas, rodapés e tijolinhos de parede.
  11. Display para produtos
  12. Peças de mobília: algumas peças como estantes e mesas de café podem ser produzidas como poliestireno.
  13. Moldura para quadro: o poliestireno pode ser uma alternativa às molduras de madeira.
  14. Embalagens para flores e plantas: o poliestireno se apresenta aqui como uma solução leve e resistente.
  15. Embalagens de cosméticos.
  16. Isopor: o poliestireno expandido (EPS), um dos tipos de poliestireno, é obtido através do aquecimento do poliestireno como substâncias que emitem gases e apresenta propriedades importantes, como isolamento térmico e acústico.
  17. Capacete: produzido como poliestireno expandido.
  18. Painéis de poliestireno expandido (EPS) em lajes, telhas, paredes e pisos: o poliestireno expandido é usado nesta função como isolante térmico para proporcionar uma temperatura mais agradável e melhorar a eficiência energética.
  19. Substituto da argamassa: o poliestireno expandido também está sendo aplicado em construção civil em razão da sua leveza e capacidade de isolamento térmico.
  20. Embalagens para produtos frágeis: O isopor é muito utilizado no transporte de produtos frágeis graças a sua capacidade de absorção de choque e isolante térmico.
  21. Caixas de ovos: também são feitos de EPS.

Após o processo de reciclagem, o poliestireno também pode ser usado para a fabricação de mais produtos, incluindo placas para isolamento térmico; acessórios para escritório; bandejas, etc.

Mais aplicações e outros tipos de poliestireno PS

O poliestireno pode ser classificado em três tipos: o poliestireno cristal resina, que é o poliestireno comum; o poliestireno de alto impacto; e o poliestireno expandido, o que vimos acima em algumas aplicações. Eles se diferenciam quanto as suas propriedades, confira:

  • Poliestireno cristal resina: é reconhecido por seu baixo custo, menor flexibilidade e maior índice de refração, quando comparado aos outros. No visual é transparente, parecido com um vidro. Exemplos de utilizações: pipetas de laboratório, tesouras, utensílios domésticos e copos descartáveis.
  • Poliestireno de alto Impacto (PSAI): é resultante da adição de mais de 10% de polibutadieno ou de estireno butadieno ao poliestireno. Apresenta maior durabilidade e rigidez, ideal para produtos que necessitam dessas características. Quanto a aparência, ele tem pouca transparência, ou seja, é mais opaco, com uma coloração mais leitoso. Exemplos de aplicações: cabides, caixas, placas de sinalização, peças automotivas e brinquedos.
  • Poliestireno expandido (EPS): dentre suas propriedades podemos destacar que ele é leve, opaco, branco, fácil de moldar, excelente isolante térmico e acústico, possui alta capacidade absorção ao impacto.

O EPS foi descoberto pelos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz, enquanto trabalhavam na empresa BASF. Os cientistas realizaram experimentos com o estireno, um monômero líquido, e constaram que o estireno podia se expandir e formar um material leve e poroso sob certas condições.

São exemplos de aplicação do poliestireno expandido: embalagens (incluindo de alimentos), pranchas de surfe, para o transporte de produtos frágeis, capacetes de bicicleta, peças de decoração e como isolamento térmico e acústico na construção civil.

Vale ressaltar que o isopor também tem algumas desvantagens, ele é um material inflamável e pode liberar gases tóxicos em caso de incêndio, além de não ser biodegradável.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Onde comprar o poliestireno?

    Está precisando encontrar fornecedores de poliestireno?  Não perca tempo! Acesse imediatamente o GuiaQD, o principal guia eletrônico de compra e venda do setor.

    Este é o melhor meio para você solicitar rapidamente orçamentos e otimizar o seu negócio. Além de encontrar diversos fornecedores em um só lugar, você pode efetuar as suas consultas de forma ágil e eficiente. Experimente e veja como o Guia QD pode facilitar o seu trabalho!

    Leia Mais:

    Custo baixo do poliestireno ajuda a resina disputar mercado
    XPS: Fast food e delivery precisam do poliestireno extrudado
    Resinas Estirênicas: Mercado de ABS motiva investimento em planta local, mas poliestireno enfrenta demanda fraca
    10 Tipos de plástico que você precisa conhecer
    Mais de 25 aplicações do polipropileno PP
    Vantagens do Polipropileno: aplicações, reciclagem e muito mais
    EPS – Conservadoras DaColheita são usadas na exportação
    O EPS e a sustentabilidade
    Mercado de Resinas plásticas: Sinais de melhores dias ainda em 2024

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Adblock detectado

    Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios