Compósitos

Linha Branca: Condições severas de funcionamento

Jose Paulo Sant Anna
1 de setembro de 2019
    -(reset)+

    Para recobrimento de fios e cabos elétricos, a empresa oferece a poliamida Ultramid B27 HM 01, com características técnicas de estabilidade térmica, resistência mecânica, química, ao impacto e à abrasão, além de alto brilho superficial. Em ambientes que combinam alta umidade e altas temperaturas, como mecanismos internos presentes em fornos e fogões, pode ser aplicada a linha de PPA Ultramid Advanced N. É indicada para produção de engrenagens e mecanismos de acionamento devido a sua alta resistência à abrasão, excelentes propriedades tribológicas (fricção) e altíssima estabilidade dimensional, mesmo em ambientes de alta umidade e temperatura.

    Existem também os produtos da linha Elastan, aplicados como adesivos monocomponentes para a completa proteção e vedação das tampas superiores de máquinas de lavar roupas e louças. “Eles protegem os sistemas elétricos da umidade deste ambiente”.

    Poliamidas – Empresas que em seu portfólio têm como carro-chefe as poliamidas são fornecedoras das empresas especializadas em produtos da linha branca. “Esse mercado atende fatia significativa das vendas de nossa empresa. O segmento tem a cada ano aumentando a sua a participação através de novos produtos e oportunidades de negócio”, afirma Jane Campos, gerente de polímeros de alto desempenho da italiana Radici.

    De acordo com Jane, os produtos mais procurados pelos transformadores são os itens da linha Radiflam, composta por PA 6.6/PA 6 e também por PBT. Para a gerente, a principal característica desses produtos é o atendimento a requisitos de flamabilidade das normas mais exigentes existentes no mercado mundial. Outra série bastante procurada é a Raditer, formada por formulações de PBT com propriedades que permitem a produção de peças com bom acabamento superficial, boa rigidez e propriedades térmicas.

    A brasileira Krisoll, fabricante de grades especiais de poliamidas e representante comercial de algumas marcas de plásticos de engenharia, atua no nicho de maneira discreta. “Estamos presentes ainda com participação pequena”, esclarece Aurélio Mosca, representante do departamento comercial. A intenção é elevar a presença nesse mercado, formado por clientes considerados bons consumidores de poliamidas.

    “Fornecemos alguns grades com volumes médios, para produção de vários componentes”. As formulações mais procuradas são as reforçadas com fibra de vidro, indicadas para a injeção de engrenagens motrizes de lavadoras e secadoras. A empresa também comercializa material natural para componentes internos de geladeiras, lavadoras de louça, lavadoras de roupa e secadoras.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *