K 2010 – Feira de Plásticos na Alemanha

Plástico Moderno

Mais uma vez, a indústria do plástico se anima para sua reunião trienal na Dusseldórfia, na Alemanha, para trocar informações e experiências acumuladas nos últimos três anos.

Dessa vez, a maior feira comercial do plástico também servirá como bom termômetro para se saber como andam os competidores desse mercado após a crise financeira mundial que abalou diretamente seus negócios entre 2008 e 2010.

A julgar pelos números da exposição, o setor parece estar em franca recuperação: mais de 3 mil expositores se propuseram a participar da feira, e os 19 pavilhões do centro de exposições da Messe Düsseldorf foram ocupados, e 60% do espaço disponível foi loteado entre companhias de fora da Alemanha.

Produtores de maquinário e equipamentos, tradicionalmente o maior grupo do evento, estarão nos halls 1 a 4 e 9 a 17 – dois terços da área total. Fornecedores de matérias-primas, produtos semiacabados e peças técnicas exibem nos pavilhões 5 a 8a.

O hall 8b é reservado para a interface entre zonas temáticas, e abrigará, entre outras, a exposição conjunta da China, sempre uma atração para o público visitante, e para os próprios expositores concorrentes.

—– P r é v i a d a f e i r a —–

Arburg

Plástico Moderno - Feira KEm meio a diversas atrações, a companhia reserva espaço para dois lançamentos mundiais.

O novo Selogica Assistant, evolução do sistema de controle já tradicional da companhia, tem tanta importância na exposição desse ano que receberá um espaço reservado no estande apenas para ele. Isso porque o programa agora não apenas é capaz de realizar programações para a injetora, mas pode controlar sistemas completos de produção, equipamentos periféricos associados e sistemas robóticos com até seis eixos.

A praticidade do novo controlador é tamanha que a Arburg afirma que são necessários apenas cinco passos lógicos para a programação de um ciclo completo de produção.

O outro grande ponto focal da Arburg na K, também um lançamento mundial, é a criação da injetora híbrida de alto desempenho Hidrive com força de fechamento de 5 mil kN, seguindo a tendência iniciada com a adição de modelos de maior tamanho à família Allrounder.

A expansão da ponta superior da linha Hidrive objetiva oferecer aos consumidores um equipamento poderoso e sofisticado, mas eficiente em custos e gasto de energia, para aplicações de ciclos rápidos e movimentos de grande precisão, mesmo em faixas de força de fechamento mais altas. Na feira, a debutante funcionará em combinação com uma unidade de injeção e acumuladores hidráulicos, em combinação ao fechamento servoacionado, produzindo peças técnicas para o setor de embalagens.

Bayer

A especialista em ciência dos materiais preparou uma exposição focada em soluções para os desafios ambientais do século XXI, como a escassez de fontes de energia, as mudanças climáticas, o aumento da população mundial e sua crescente urbanização.

No estande com área de 1.000 m2, os visitantes poderão conhecer diversos materiais que podem contribuir para a mitigação das questões acima. Os poliuretanos têm importante papel no isolamento térmico de edificações, que respondem por 30% das emissões globais de gases de efeito estufa e por 40% da demanda mundial por energia.

Os PUs também podem ajudar veículos, que emitem 14% de todo o volume de gases de efeito estufa, a terem seu peso diminuído em até 30%, pelo emprego de compósitos de baixo peso em substituição a metais. O policarbonato também tem uma contribuição aqui, ao substituir o vidro em janelas automotivas.

O PC ainda pode contribuir com o meio ambiente em diodos emissores de luz (LEDs), cuja eficiência na produção de luz é de 80%, em comparação aos 3% das lâmpadas de filamento incandescente convencionais. Produtos da Bayer também são utilizados na produção de energia eólica. As lâminas das hélices podem usar adesivos baseados feitos de PU no lugar de epóxi, e nanotubos podem ser incorporados a resinas epóxi para tornar as hélices mais leves.

Beck Automation

Plástico Moderno - Feira K

No estande da Beck, os visitantes verão, pela primeira vez, um copo de parede fina moldado com PS de alta transparência, no qual é possível visualizar a decoração tanto pelo lado de dentro como pelo lado de fora.

Essa especialista em in mould labeling (IML) afirma ter cravado uma marca inédita ao atingir a produção de quatro copos por ciclo em apenas 3 s.

Cada copo possui paredes com espessura de 0,5 mm e peso de 10,25 g.

Billion

Plástico Moderno, Mercado de moldes - Vendas aquecidas fortalecem indústria nacional contra ÁsiaA fornecedora de injetoras e sistemas para aplicação em injeção criou, em parceria com a Motzener, um processo de moldagem multicomponente para a fabricação de uma membrana resistente a ozônio, feita de borracha e termoplástico, para uso em ferramentas a gás.

Durante a feira, a peça será produzida em uma injetora elétrica Select H150/260-150T, em um único processo com ciclo de cerca de 60 s, diferentemente dos processadores de plásticos que, em sua maioria, ainda utilizam uma máquina para a produção do corpo em termoplástico e outra para a sobremoldagem e vulcanização do elastômero.

Braunform

Plástico Moderno, mesas giratórias

A Braunform se apresenta como uma das poucas fabricantes de mesas giratórias de alta qualidade com diâmetros entre 900 mm e 1.400 mm, e faz uma exposição centrada nas tendências correntes em tecnologia de moldes e cabeçotes, particularmente naqueles destinados a aplicações médicas e multicomponentes. Será exposto um molde de 64 cavidades com mesa giratória e diâmetro de 900 mm, cujo design delgado é o grande destaque. Um cliente da expositora fabricará peças bicomponentes de lâminas, feitas de TPE e OS, com 0,83 g.

Essa mesa giratória é adequada a máquinas com forças de fechamento entre 2.500 kN e 2.750 kN, com taxa de giro de 1,5 s, em operação contínua.

Cincinnati Milacron

A empresa apresentará ao público uma nova família de extrusoras monorrosca com zona de alimentação ranhurada, desenhadas para o mercado de tubos de grande diâmetro.

A linha, denominada GPAK, se caracteriza por elevado torque e alta capacidade produtiva e conta com modelos dotados de roscas com 45 mm, 60 mm, 75 mm, 90 mm, 120 mm e 150 mm. Cada um dos modelos está disponível em opções de L/D de 36:1 e 30:1, de modo que permita a customização e a adequação aos requisitos da clientela.

O desenvolvimento, segundo o gerente de produto e processo da Cincinnati Milacron, Mike Puhalla, segue a onda de crescimento das aplicações para tubos poliolefínicos no mercado global. No estande, os visitantes poderão ver em ação uma GPAK90-36, além de outras extrusoras para aplicações como o processamento de espuma de PVC e compósitos de plástico e biofibras com madeira.

Colines

O estande abrigará o novo rebento do portfólio de linhas para filmes cast.

Uma Handrollex Triple estará em funcionamento, mostrando suas capacidades para fabricar, além dos filmes cast, rolos de filmes esticáveis e rolos “jumbo” com até 500 mm de diâmetro. Vários avanços no projeto da máquina conferem ao filme grande flexibilidade, com possibilidades de diversos cortes na própria linha de produção e a fabricação de minirrolos com apenas 100 mm de diâmetro.

Croda Polymer Additives

A empresa pretende realçar a maneira como seus aditivos slip, anti-block, anti-fog, antiestáticos e anti-UV ajudam a indústria a eliminar embalagens exteriores e suas correspondentes emissões de CO2.

O estande da Croda Polymer Additives também abrigará a companhia parente Croda Coatings & Polymers, cujos destaques serão os ingredientes naturais para a formulação de plásticos de engenharia.

Davis-Standard

Com foco em eficiência energética e redução de custos, a Davis-Standard preparou uma exposição centrada em tecnologias “verdes”, entre as quais uma extrusora com acionamentos diretos e rosca de 65 mm, equipada com a nova matriz de extrusão ProCone e sistemas de controle para os processos de formação do balão e de extrusão do filme. Testes revelaram que a máquina produz 70% menos ruído, operando a 100 rpm, em comparação a equipamentos semelhantes com acionamentos convencionais, e também possui um consumo de energia 25% menor.

Quem se interessar por visitar o estande dessa empresa também poderá conhecer a estrutura interna do cabeçote ProCone, desenvolvido para produzir filmes com até nove camadas, e cujo projeto permite flexibilidade para alterar as razões entre as camadas sem modificar o posicionamento da extrusora.

A empresa também destacará uma nova série de pelletizadoras com produtividades superiores às dos modelos antecessores e oferecerá serviços de ônibus para suas instalações em Erkrath, distante apenas 20 minutos de Düsseldorf, onde realizará demonstrações de novas bobinadeiras horizontais.

Dyna-Purge Division of Shuman Plastics, Inc.

Plástico Moderno, PurgeA companhia comercializa uma linha completa de compostos de purga mecânica, não abrasivos, desenvolvidos para fluir facilmente em máquinas de processamento de plásticos, e anuncia, durante a K, o lançamento do “novo e melhorado” Dyna-Purge K, composto de purga que limpa de maneira mais intensa equipamentos de transformação.

Além disso, o novo composto possui um aditivo especial que promove a expansão da resina, aumentando a chance de retirada das contaminações. O produto é ideal para a limpeza de máquinas que processam resinas de baixa temperatura de operação, entre 143ºC e 287ºC, como PP, PE, EVA, TPOs e TPEs (olefinas e elastômeros termoplásticos).

1 2 3 4Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios