K 2007 – Prévia – Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã

Mais três anos se passaram e novamente é tempo de arrumar as malas para visitar a grande feira mundial da indústria do plástico. A Internationale Messe Kunststoff + Kautschuk (Feira Internacional Plástico + Borracha), alcunhada simplesmente por K, acontece de 24 a 31 de outubro, em Düsseldorf, na Alemanha, e é considerada a maior e mais importante vitrine da cadeia de produção de resinas termoplásticas. O encontro de 2007 reunirá cerca de 3 mil expositores oriundos de 52 países, e a expectativa é de atrair ainda mais visitantes que na última edição, quando pouco mais de 230 mil pessoas percorreram os caminhos do centro de exposições da Messe Düsseldorf, organizadora do evento.

A visitação dessa feira requer planejamento. São 168 mil m2 de exposição repartidos em 19 pavilhões; e percorrê-los demanda tempo e esforço físico consideráveis – os mais sedentários podem usufruir do serviço gratuito de ônibus circulares que realizam o percurso entre os pavilhões.

O acesso ao local da feira, no entanto, é elogiável. Pode-se chegar ao centro de exposições transportado por ônibus, metrô ou carro. O meio mais eficiente, porém, é o capilarizado sistema de trens e metrôs públicos de Düsseldorf, que pode levar passageiros rapidamente a qualquer canto da cidade. Ou de outras cidades: um dos passeios agradáveis e que pode ser feito ao final de um dia completo de andanças na feira é a visita à cidade de Colônia, Köln, em alemão, para contemplar as imponentes torres em estilo gótico de sua famosa catedral. O mapa com todas as linhas que circulam em Düsseldorf pode ser baixado em
www.vrr.de/imperia/md/content/stadtlinienplaene/duesseldorf.pdfVisualizar Alterações

Com passaporte em dia, passagem na mão e malas prontas (que devem incluir roupas para temperaturas ao redor de 10ºC e protetores labiais contra ventos cortantes e secos), Plástico Moderno antecipa a seus leitores um apanhado do que será exposto na K. Boa leitura!

Participação de brasileiros reflete baixa expressividade em transações internacionais

Os custos de aquisição de um estande e de transporte de pessoal e de máquinas em euros podem afugentar potenciais expositores sul-americanos da K. Mesmo assim, o Brasil será representado na Alemanha por um time com treze empresas, muitas delas freqüentadoras já tradicionais do evento.

Essa participação é menor que a da última edição, com dezoito participantes, e ainda é muito tímida comparada à de países tão distantes da Europa quanto o Brasil, como China, Japão, Coréia, Malásia e Índia. O fato reflete a baixa participação dos competidores locais na corrente mundial de comércio, e um problema crônico de competitividade que tem no absurdo sistema tributário brasileiro seu maior forjador.
Mas o futebol, as praias, a caipirinha e as curvas das encostas e dos corpos tropicais tornam o País bastante simpático aos olhos dos estrangeiros, e os expositores nacionais que sabem se aproveitar dessa “vantagem competitiva” sempre despertam a atenção do público em feiras no exterior.

O escrete canarinho vai a campo com a seguinte escalação: Alcântara Machado (10 J61), Braskem (6 E80 e 6.1 W01), Petroquímica União (7 B21), Suzano Petroquímica (7.2 G15), Unigel Plásticos (07.1 B33), Carnevalli (16 D05), Rulli Standard (17 C06), Ciola-Acmack (15 C57), Cromex (06 E41), Eletro Forming (13 D40), Inbra Indústrias Químicas (7.1 E12), Primotécnica (11 B73) e Wutzl (4 C45).

Novidades a serem vistas em Düsseldorf*

ABB Automation

A expositora alardeia a facilidade de uso de seus robôs, e comprova o fato. Durante sua exibição, um de seus modelos ficará à disposição dos visitantes, que poderão guiá-lo pela “mão” (na verdade, pela garra), como se faz com uma criança, e “ensinar” movimentos. Essa técnica de guiar pela mão permite que o usuário segure a garra enquanto um comando deenergiza a máquina, liberando seus movimentos. Ao mover o autômato pelas posições requeridas, um programa “decora” o caminho, gerando o trajeto operacional.

O interessante desenvolvimento será demonstrado pelo modelo IRB140, com seis eixos, perfeito para máquinas de injeção de menor porte. Ainda no tema de facilidade de uso, a ABB apresenta soluções em programação para diversas aplicações robóticas em processamento de plástico e borracha. 11 C39

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
A AEC destaca os funis secadores SD

AEC

Essa fabricante de equipamentos para o manejo de materiais apresenta seus produtos com destaque para os funis secadores SD, os controladores de temperatura TrueTemp e as misturadoras BD, todos em exposição. A série SD de funis secadores de pequeno porte é construída em aço inoxidável, possui isolamento térmico duplo no cilindro e oferece design com fluxo de massa único. Os controladores de temperatura, marca TrueTemp, são próprios para aplicações que demandam suprimento contínuos de água com temperatura monitorada. Possuem faixa de trabalho entre 0º C e 121º C (temperatura de saída) e precisão de 1º C, e as opções compactas oferecem configurações de 9 kW, 12 kW, 18 kW, e 24 kW. Já as misturadoras BD, cujo representante in loco será a BD 500, estão disponíveis em vários modelos, com produção entre 5 kg/h e 2.730 kg/h, e possibilidade de blendagem de até oito componentes. 9 D23

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Linha de extrusão techBEX da American Maplan

American Maplan

A especialista em roscas para extrusoras dupla-rosca contra-rotantes possui mais de 400 geometrias diferentes em seu portfólio. Além disso, fabrica extrusoras para produção de tubos e perfis de PVC e compósitos com fibras naturais, bem como extrusoras para a produção de perfis de pequenas dimensões e chapas.  16 D22

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Máquina da Amut operará com molde de 30 cavidades

Amut 

A expositora escolheu a K como palco internacional para prévia de importantes novidades, entre as quais a maior inovação é a termoformadora AMP 570 GP, cuja parte inferior do molde é inclinável. O controle do movimento das placas formadoras é feito por servomotor, a área de formagem é de 570 x 430 mm, e a máquina é equipada com molde de 30 cavidades, para a produção de copos de 200 cm3.

Na área de reciclagem, a Amut expõe a lavadora automática Auwash 1300-5000, para lavagem e reciclagem de garrafas de PET. O modelo pode tratar até 3,5 t/h de material com baixo consumo de água e produtos químicos, garantindo flakes para pós-tratamentos em processos bottle-to-bottle (de garrafa a garrafa).

A quarta e nova geração das extrusoras dupla-rosca contra-rotantes Max será representada por uma BA 92 Nomax, criada para a extrusão de perfis de janelas de PVC, sob taxas de até 400 kg/h. Completando a exposição, a empresa mostra uma calandra desenvolvida para a extrusão de folhas, seguida de termoformagem.  16 D43

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Ankerpoort mostra antichamas não-tóxico para uso em cabos

Ankerpoort N. V. 

O trióxido de antimônio, Sb2O3, é tradicionalmente usado como retardante à chama. É eficiente nesse mister, mas com as desvantagens de ser caro e tóxico. Por isso, a Ankerpoort oferece o Securoc 10, um retardante à chama não-tóxico para polímeros clorados plastificados e borracha de cloropreno. Dependendo do nível de plastificante, 20% a 45% do aditivo é usado para atingir um índice limite de oxigênio (LOI, na sigla em inglês) em excesso de 30% e uma classificação V0 pela UL94. O produto é composto por um carbonato de cálcio e magnésio hidratado, com partículas em forma de chapas. Essa morfologia e a química do mineral são os responsáveis pela sua eficácia.

As vantagens desse aditivo ante àqueles com base em antimônio são a toxidez reduzida, o efeito de supressão da fumaça e a habilidade de agir como ligante em relação ao cloreto de hidrogênio (HCl) possivelmente formado em incêndios. Adicionalmente, o produto da Ankerpoort tem ótima compatibilidade com PVC, boa resistividade elétrica, e custo comparável ao de alumina trihidratada e hidróxido de magnésio (Mg(OH)2). 7A C40

Apex Machine 

Ocorre o lançamento oficial da nova impressora offset para tubos C-506C. A troca das seis cores e dos dispositivos de impressão dura quinze segundos, segundo a Apex Machine. A máquina pode ser configurada conforme a maior parte dos tamanhos de tubos, e está disponível em versões para impressão em plástico ou alumínio.

O expositor também chama a atenção para novas impressoras de alta velocidade e manejo de tubos rígidos (por exemplo, seringas), e um portfólio expandido em impressoras para cortiça sintética. Aos pechincheiros, podem interessar os modelos criados com carinho para as “companhias em desenvolvimento”, sujeitas a padrões de produção mais brandos e donas de orçamentos menores.
A companhia pode produzir para atender a necessidades especiais, e entre suas criações recentes está um método de impressão offset, Flexapex, que desfruta de vantagens da flexografia.  4 E22

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Arburg injetará micropeças em uma Allrounder 370 A

Arburg

O estande com dois andares e área de cerca de 1.400 m2 abrigará nove equipamentos em exposição. Um deles será a maior injetora fabricada pela Arburg, a Allrounder 920 S, com força de fechamento de 5.000 kN, e que será apresentada com a unidade de injeção 4600 (com capacidade de 2,583 g de PS) pela primeira vez.

Da linha de máquinas elétricas Alldrive, quatro espécimens demonstrarão mudanças efetuadas em seu desenho: maior espaço para a instalação de moldes maiores e mais complexos, controle da força de fechamento adaptável (para melhor qualidade das peças formadas) e maior área livre para conexões de refrigeração e elétricas ao molde. A unidade de injeção tamanho 70 também está disponível para a linha Alldrive, especificamente para a injeção de micro e pequenos componentes.
Um dos focos importantes nessa edição da feira será a tecnologia de aplicação. Será demonstrada a produção de um dispositivo luminoso com base em diodos emissores de luz (LEDs, em inglês) em uma única etapa. Para isso, uma Allrounder tricomponente processará uma resina condutora, e encapsulará um LED de alta sensitividade, transferindo tarefas complexas para a máquina, o molde e o robô.

Outros exemplos de tecnologia de aplicação serão a produção de uma caixa com cinco componentes montados por robô, e uma linha com inspeção visual por câmera e seguida de montagem. Devido ao sucesso retumbante, uma injetora Allrounder 720 S, da série Golden Edition, produzirá tampas de inaladores em molde 32 cavidades, demonstrando a flexibilidade e o alto desempenho da série.  13 A13

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Linha piloto de reciclagem atinge produção de 300 kg/h

B+B Anlagenbau 

Recicladores poderão se interessar pela nova linha piloto de reciclagem de garrafas de PET e PEAD da empresa. O destaque é a alta eficiência, com produção de cerca de 300 kg/h, moagem e separação de contaminantes (incluindo grande proporção das etiquetas e adesivos) a seco, seguidas de lavagem contínua e a quente. Em métodos convencionais, a presença de água nas primeiras etapas de separação eleva os gastos com o tratamento do descarte, mas o novo desenho, com parte da separação a ar, reduz significativamente esse custo. O produto são flocos limpos, que com processamento posterior podem ser matéria-prima para aplicações bottle-to-bottle (de garrafa à garrafa).

A linha pode ser vista em ação no centro técnico da B+B em Tönisvorst, a apenas 25 km de Düsseldorf, ou cerca de 20 minutos, em viagem providenciada pela expositora. O agendamento deve ser feito antes da feira.  9 A9

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Basf anuncia novas aplicações para PBT de alta fluidez

Basf

Com novidades e portfólio direcionados a produtos com potencial de grande diferenciação no mercado, a Basf concentra a exposição em lançamentos para a indústria automobilística e de embalagens, e nos mercados de produtos de PU.
Para a cadeia de produção de veículos, a empresa apresenta uma nova poliamida especial para peças automotivas passíveis de revestimento. Partes recobertas com essa PA podem ser montadas em estágios iniciais da fabricação dos carros, e participar do processo restante de manufatura sem esforços adicionais. Também foram desenvolvidos novos grades do PBT de alta fluidez da companhia, com a adição de tipos condutores térmicos e retardantes à chama. Uma versão com característica de baixo empenamento foi criada especificamente para painéis de instrumentos e processamento, segundo a técnica dolphin, desenvolvida em conjunto por Basf, Engel, Georg Kauffmann e P-Group. Um dos primeiros protótipos próximos de aplicação real, segundo esse novo método, será moldado durante a feira. A companhia ainda expõe duas polieterssulfonas para aplicação em faróis e duas PAs e um PBT para a produção de dutos por injeção auxiliada por água.
No segmento de embalagens, a expositora apresenta as primeiras amostras de laboratório da nova espuma Ecovio L, para a moldagem de recipientes de fast-food e bandejas. A resina é constituída pelo poliéster biodegradável Ecoflex e ácido polilático (PLA). Outra atração para o setor é o novo grade de SBC (copolímero estireno-butadieno), desenvolvido para filmes encolhíveis empregados na embalagem de garrafas de bebidas.

Em poliuretano, os destaques são um TPU reticulado, que serve como alternativa à borracha em compósitos borracha-metal), um sistema poliuretânico para aplicações em proteçãocosteira, um poliol de fonte renovável, obtido de óleo de castor, revestimentos soft touch (toque suave), e produtos desenvolvidos pelo time car seat competence (competência em assentos automotivos), que foca o conhecimento da companhia em materiais para esse tipo de aplicação. 5 B21

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
IndiCam 100, da Betacontrol, pode medir superfícies inteiras

Battenfeld Extrusionstechnik 

Após apresentar sua primeira extrusora de alta velocidade (1.200 revoluções por minuto) há dezoito meses, a Battenfeld comemora a venda de mais de 20 modelos, principalmente para o processamento de chapas de PP e PS. Essas máquinas rápidas e pequenas (75 mm e L/D igual a 34) provaram ser possível influenciar a capacidade de uma extrusora monorrosca manipulando a velocidade da rosca, em vez de seu comprimento.

Aprofundando esse desenvolvimento, a empresa expõe ao público pela primeira vez um novo modelo com 1.500 revoluções por minuto. Tal velocidade torna possível à extrusora de tamanho 75 e acionamento de 440 kW processar 2 toneladas/h de PP, e 2,4 toneladas/h de PS. Apesar da altíssima velocidade, o modelo não causa degradação da resina ou reticulação, e características importantes do fundido, como viscosidade e conteúdo de monômero, são melhoradas. O equipamento também é indicado para ABS, PEBD e PET, e os primeiros testes com PLA mostram efeito positivo na transparência das chapas.

Mas haverá outros destaques. Para os produtores de tubos e perfis, foi desenvolvida a nova BEX 2-135 V plus. Além de manter um excelente comportamento de plastificação, a extrusora atinge capacidade produtiva sem precedentes de 1.000 kg/h, 30% superior às predecessoras. Para tal, o modelo plus foi equipado com a transmissão T1max e direct drive.

A empresa demonstra seu know-how em fabricação de matrizes para extrusão de tubos com cinco exibições, entre as quais figuram os cabeçotes PVC 250-3 e RDX 1, para o processamento de PVC, e os modelos WPO 125-3, U 40-2-P, e PO 125-3 VSI, adequados para poliolefinas. 16 D22

Battenfeld Injection Moulding

Presente desde a primeira edição da K, a Battenfeld apresenta a conhecida linha TM de injetoras, mas com novo sistema de fechamento de joelhos de alto desempenho, cuja geometria sem contato dos tirantes com as colunas o torna mais preciso e veloz. Para demonstrar as características do novo mecanismo, uma TM com força de fechamento de 210 toneladas injetará tampas de PP para frascos de óleo de cozinha com 2,2 g, em molde de 48 cavidades e ciclo de 5 segundos. w 16 D22

Bausano

O destaque é a extrusora dupla-rosca MD-90-36 Plus, forjada para a manufatura de um determinado compósito de reciclados com até 70% de madeira. Possui dosagem gravimétrica, e a série que lhe dá nome – MD – opera com saídas de 30 kg/h a 3.000 kg/h. Da mesma família, uma 125-30 Plus, criada para os tubos de PVC rígido e compostos, é a companheira de exposição.

Nesse estande também pode-se parlare sobre as extrusoras mono-rosca SD e linhas completas de transformação em tubos, perfis, compostos e chapas especiais.  16 B70

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Bayer destaca aplicações para PU e PC em tetos automotivos

Bayer MaterialScience

A companhia preparou uma exposição com foco em inovação e recheada com produtos e aplicações comerciais que darão ar futurista a seu estande com mais de 1.000 m2. Todas as unidades de negócios – Poliuretanos, Policarbonatos, Poliuretanos Termoplásticos, Revestimentos, Adesivos e Selantes – estarão representadas, compondo um leque de soluções para as indústrias automotiva, médica, eletroeletrônica, de construção, madeira e móveis, esporte e lazer, além de outras.

Os curiosos poderão conhecer os conceitos em tetos automotivos com base em PC e PU, como o do Smart fortwo, com superfície de 1,2 m2, o maior componente do tipo em PC presente em veículos de série. Outro desenvolvimento para módulos do teto são chapas termoplásticas revestidas com espuma de PU reforçada com fibra-de-vidro, que propicia a integração de outras funções, caso de baús para espaço adicional de armazenamento e sistemas aéreos.

A Bayer também criou um processo de fosgenação em fase gasosa visando à produção de tolueno diisocianato (TDI), um intermediário importante da fabricação de espumas flexíveis de PU. A tecnologia economiza cerca de 80% dos solventes utilizados na última fase da reação de síntese do TDI, e depois entre 40% e 60% da energia necessária ao processo subseqüente de destilação. Por conta de seu papel na síntese de PC e PU, a empresa também é uma importante produtora de cloro, e desenvolveu um processo para a recuperação eletrolítica de cloro a partir de ácido hidroclórico, um subproduto da produção de isocianato. Essa tecnologia de catodo de oxigênio despolarizado é 30% mais econômica em termos de consumo energético.

Os laboratórios de Leverkusen também acenam com novas possibilidades de armazenamento de dados por meios holográficos.

Ao contrário de em CDs e DVDs convencionais, nesses dispositivos os dados não são mais lidos bit por bit, mas pacotes inteiros de dados são armazenados como hologramas. Como resultado, a capacidade foi elevada para impressionantes 320 Gb, e as velocidades de leitura e gravação de dados também cresceu.06 A75

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
IndiCam 100, da Betacontrol, pode medir superfícies inteiras

Betacontrol

O mercado de medidores de espessura ganha uma nova opção com o lançamento do IndiCam 100, desenhado para sistemas produtivos dotados de calandras e determinados tipos de extrusoras. A unidade de medição consiste de uma câmera infravermelha que permite a avaliação de 100% da superfície a ser testada, empregando um método diferente do tradicional curso em ziguezague.

Essa particularidade torna o IndiCam 100 apto a medir superfícies inteiras mesmo em linhas de altíssima velocidade de produção, pois os tempos de medição e resposta são muito curtos. A câmera tem capacidade de 0,1 milhão de pixels e realiza várias dezenas de milhares de estimativas em até 50 vezes por segundo, sem contato com o material. 10 E19

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Nova KT 209 possui mesa calibradora redesenhada

Blake Kunststoffproduktionsanlagen

Os destaques desse estande são modelos sucessores de antigas máquinas para a extrusão de perfis nas áreas de construção, móveis e engenharia.

Todas as extrusoras são compatíveis via Euromap, e podem ser sincronizadas com outros componentes de linha.
O centro desses novos equipamentos é a nova mesa de calibração KT 209, que oferece alta flexibilidade para ajustes verticais, laterais e longitudinais, além da precisão de milímetros na mudança de unidades decalibração. 16 A56

Borealis

A Borealis e a Borouge (joint venture da primeira com a Abu Dhabi National Oil Company) convidam os clientes a conhecer as novidades em materiais para as indústrias de infra-estrutura, automotiva e de embalagens avançadas. Nessa participação conjunta, os visitantes compreenderão como uma parceria entre as expositoras pode encarar desafios globais relacionados a temas sensíveis, como clima, energia, alimentação, saúde, comunicação, e, em particular, água. 06 C58

BorsodChem

A empresa é uma produtora integrada de especialidades químicas baseadas em isocianato para uma diversidade de mercados finais (construção, automotivo, moveleiro e de embalagens). Os principais produtos são metileno difenil diisocianato (MDI), tolueno diisocianato (TDI) e PVC. A BorsodChem detém 9% da capacidade instalada de MDI na Europa, supre 18% da produção européia de TDI, e pretende se tornar a maior produtora do último no Velho Continente.  8A D30

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
BE usará telas interativas para mostrar extrusão multicamadas

Brampton Engineering

A BE se valerá de telas multimídia interativas para mostrar linhas convencionais de extrusão de filmes, estruturas multicamadas e o AquaFrost, sistema de extrusão de filmes soprados com sentido de movimento do filme pouco usual, de cima para baixo.

As primeiras linhas equipadas com o AquaFrost, lançado na K 2001, começaram a rodar no início de 2005. Há oito máquinas em operação, produzindo filmes de transparência excepcional com taxas de produção comparáveis às de linhas de filmes cast, porém com custo entre 15% e 20% menor.
As extrusoras da BE empregam o cabeçote modular SCD-3, responsável pela produção de filmes com sete a dez camadas. Nas palavras da empresa, o sistema de controle Italycs-4, que também equipa as máquinas, transformou a extrusão de filmes soprados “de arte em ciência”, e oferece um meio integrado de monitoramento, gerenciamento e controle de todas as variáveis das linhas.  17 A22

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Brückner oferece calandras que podem ter até 2,4 m

Brückner

Três empresas do grupo divulgarão diversas atrações. A Brückner Maschinenbau apresentará novidades em estiramento de filmes, como no caso da nova tecnologia de extrusão com dupla-rosca dotada de sistema adicional de dosagem, ou da técnica de estiramento monoaxial com acionamento direto. No estiramento de filmes de BOPET, serão apresentados alguns dos últimos equipamentos desenvolvidos, como uma unidade de esticamento monoaxial de alta produção (400 m/min).

Sob o conceito de marketing “Economia de Escala”, a Brückner Formtec exibirá suas linhas de extrusão de filmes cast de PET. Pós-processamentos tornam os filmes adequados à produção de uma série de artigos termoformados, como copos e bandejas, laminados de PET e PE e embalagens FFS (de form-fill-seal, no vernáculo, formar-preencher-selar).

A extrusão dupla-rosca para processamento de PET sem pré-secagem foi otimizada para altos teores de material recuperado. O processo acarreta apenas uma queda marginal de viscosidade intrínseca, permitindo o uso de 100% de flakes (PET recuperado e moído) na camada central. As calandras podem ter até 2,4 m, e outra característica interessante é a alternativa de revestimento ou laminação na própria linha, com possibilidade de estruturas de até sete camadas.

E da Brückner Servtec, especialista em serviços sob medida, serão destacadas várias soluções para a operação eficiente de linhas de produção de filmes existentes, como ferramentas computacionais de aumento de produtividade e otimização de processo.  3 C73

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Moldadora Rotoswing da Caccia Engineering

Caccia Engineering 

Produzindo equipamentos de moldagem rotacional há mais de quarenta anos, a empresa possui entre sua linha de produtos dois tipos de equipamentos com certo sucesso no mercado. As máquinas Rotaut, do tipo carrossel, possuem braços independentes e diâmetros esféricos até 6 m, e são aptas a produzir artigos ocos e recipientes de até 35 mil l. As máquinas Robotox e Rotoswing, do tipo shuttle (algo como vai-e-vem), possuem diâmetros até 4,5 m, e o modelo Rotoswing shuttle com dois braços de suporte para o molde tem feito sucesso entre rotomoldadores, segundo a Caccia.

Na K, os interessados poderão conferir o funcionamento de uma moldadora do modelo RT/1500, com diâmetro esférico de 1,5 m e três braços independentes. Além dela, a expositora apresentará o turbomisturador AV/300, para tingimento de PE e outras matérias-primas em pó utilizadas em rotomoldagem, e um modelo de 600 l, para preparação de compostos de PVC. 9 C04

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Clariant cria master de cor e aditivos biodegradáveis

Cincinnati Extrusion

Apenas um ano e meio após a introdução da série Monos de extrusoras de alto desempenho, sua fabricante está lançando a série renovada Monos +. Os cinco novos modelos, com diâmetros de rosca entre 45 mm e 120 mm, cobrem a mesma faixa de produção, de 270kg/h a 1.800 kg/h.

O fator de maior contribuição para o desempenho melhorado das novas máquinas é o projeto inovador da zona de alimentação da rosca e do sistema de buchas. Além disso, as extrusoras são equipadas com regulagem de temperatura controlada e válvulas magnéticas proporcionais na zona de alimentação. Combinados a uma capacidade de acionamento muito ampliada, essas modificações “turbinaram” o desempenho das máquinas.  A Cincinnati Extrusion também produz extrusoras capazes de extrudarem perfis para janelas à velocidade de 6 m/min, acima dos 4,5 m/min tradicionais.

Essa velocidade, garante a empresa, não tem precedentes na indústria. Adicionalmente, os visitantes conhecerão o novo software ExcDat, desenvolvido em parceria com a Boom Software. O programa coleta, armazena e avalia até 50 parâmetros de extrusão.
16 D22-4

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Sistema de inspeção SmartView verifica 1 bilhão de m2 por dia

Clariant 

A divisão de masterbatches da Clariant comparece à feira com uma importante novidade para os produtores de biopolímeros compostáveis.

Os aditivos e corantes utilizados nas formulações de polímeros originários de fontes renováveis são sintéticos, e em grande parte derivados de combustíveis fósseis. Quando da compostagem, esses componentes não se degradam como a matriz polimérica. Para contornar essa incompatibilidade, a empresa desenvolveu o que acredita serem os primeiros masters de cor (Renol-natur) e de aditivos (Cesa-natur) biodegradáveis, obtidos de fontes renováveis – na maior parte, vegetais.

O Renol-natur inclui as cores vermelho, amarelo alaranjado e verde, enquanto o azul adentra os estágios finais de desenvolvimento. Todas as cores atendem à norma EN 13432, que regula embalagens plásticas biodegradáveis.

A divisão de pigmentos e aditivos, por sua vez, faz uma exposição focada nas ceras Licocene e nos retardantes à chama não-halogenados Exolit. A Clariant ainda vai destacar os novos pigmentos vermelhos PV Fast Red D3GW e PV Fast Red HGR, as preparações pigmentárias pré-dispersadas da série Hostacryl, o absorvedor UV Hostavin B-CAP e estabilizante Hostanox O3. 8A J11

Cognex Corporation

Uma das líderes mundiais em sistemas de inspeção, a empresa mostra o SmartView Plastics, especialmente desenvolvido para uso em linhas de produção de filmes e chapas. O produto é capaz de inspecionar mais de 1 bilhão de metros quadrados de plásticos por dia. Desde seu lançamento, o SmartView se tornou o mais confiável sistema de inspeção pela Web, com mais exemplares funcionando que todos os concorrentes combinados, segundo a Cognex. Ele detecta, identifica, visualiza e reporta defeitos virtualmente em todos os tipos de semi-acabados plásticos.

Durante a feira, será lançada uma nova habilidade do SmartView, o WQM (Web Quality Monitoring, ou monitoramento de qualidade pela Web), que provê avaliação de qualidade em tempo real.  12 F05

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Secador EnergySmart recicla calor em geral desperdiçado

Conair

Processadores que operam com grandes quantidades de qualquer material que requeira secagem sob alta temperatura (acima de 120ºC) podem reduzir o consumo de energia em até dois terços utilizando o novo sistema de secagem de polímeros EnergySmart. Nessa categoria se incluem os transformadores de PET e PC.

Diferentemente dos equipamentos existentes, o lançamento da Conair recicla uma fração do calor normalmente desperdiçado por outros sistemas. Parte do ar expelido pelo topo do funil de secagem é canalizado através de um filtro, e reaquecido antes de ser reintroduzido no funil. Mas essa não será a única atração da empresa. Também serão apresentadas as misturadoras gravimétricas TrueBlend, únicas na indústria com seções de pesagem e mistura totalmente enclausuradas. Além dos modelos padrão, há versões “high heat” (grande aquecimento), que permitem a blendagem de materiais pré-secos. As alimentadoras TrueFeed, os secadores Carousel Plus, unidades de controle de temperatura e chillers completam a exposição da Conair.  10 B74

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Granuladores 1600X da Cumberland

Cumberland

A série 1600X de granuladores é composta por equipamentos de uso geral em injeção, sopro e extrusão. Ela aceita diferentes tipos de peças formadas, e uma ampla gama de possibilidades para a alimentação e a descarga permitem adaptação a diferentes aplicações. Na feira, a Cumberland exporá a série de granuladores 1620. 9 D23

Degussa

O extenso portfólio da Degussa será representado na Dusseldórfia por resinas especiais e produtos para a produção de plásticos em amplo estande com 600 m2, dividido em duas seções. Na seção denominada plastics (plásticos), os visitantes poderão conhecer a poliamida 12 Vestamid LX9020, para linhas de abastecimento da indústria de extração de petróleo; a polifenilssulfona Europlex PPSU, um polímero de alto desempenho para visores de capacetes usados em incêndios; os produtos da linha Plexiglas; ou um sistema reativo baseado em acrilatos, destinado à produção de peças moldadas e recobertas com revestimento anti-riscos.

Quem preferir a seção for plastics (para plásticos) será apresentado a quatro inovações principais, a saber: a linha Nerox de pigmentos negros, os silanos organomodificados Tegomer H-Si 6440 P, criada para aumentar a resistência ao risco em PP reforçado com talco, e os auxiliares de processo Degalan 40 F e 75 F, para uso, respectivamente, em espumas e chapas e filmes de PVC, nesse caso, com um efeito lubrificante externo adicional. 6 D24/7A D19

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
PSGs DF Power permite menor tempo de troca

Dienes Group

O grupo Dienes introduzirá um novo suporte para facas. O PSGs DF Power foi desenvolvido para aplicações especiais em que há necessidade de facas guiadas. Em virtude do acionamento direto das facas, não é necessário mover o motor junto com os elementos de transmissão quando a faca axial se movimenta. Por isso, a posição de corte da faca circular pode ser ajustada com precisão absoluta.

Entre as vantagens do novo produto, o grupo Dienes destaca a enorme redução no tempo de troca de receitas, sem necessidade de mudança completa do eixo de facas; aumento da vida útil das facas; pouquíssima formação de pó e desenho modular.  3 A76

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Troca com Bakra fica mais rápida

D-M-E Company

O sistema de fechamento de troca rápida patenteado Bakra é o destaque desse estande. Ele permite que fabricantes de moldes troquem ferramentas em apenas cinco minutos. A tecnologia inovadora permite a um único operador realizar a troca nesse tempo. Considerando-se 150 trocas por ano, a economia estimada pelo fornecedor é de 81%, e o investimento inicial se paga em menos de seis meses.
O sistema consiste de placas adaptadoras montadas na máquina de moldagem e presas a anéis especiais situados no molde. A instalação é simples, e feita em três passos: posicionamento do molde, inserção do anel de localização na placa adaptadora e travamento.

Adquirindo o sistema Bakra, o cliente necessita apenas adicionar os anéis a cada molde. Isolamento térmico e conectores de refrigeração também estão disponíveis, se necessários. O mecanismo se adapta a injetoras horizontais e verticais, com dois ou quatro tirantes, bem como às sem tirantes, com fechamento de até 1.800 kN.  1 F08

Ekou Industries

Uma das líderes chinesas na produção e exportação de garrafas e jarras de PET, a Ekou destacará suas soluções em equipamentos, soluções e serviços. A empresa está apta a desenhar e fornecer linhas de produção completas de acordo com requisições específicas da clientela na forma de projetos turn-key, incluindo a instalação em terras d’além-mar. w 12 B34

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Sistema de adesão eletrostática criado pela Eltex para IML

Eltex-Eletrostatik

Concentrada em eletrostática aplicada à indústria desde 1953, a expositora destaca soluções em algumas áreas. Em uma delas, desenvolveu um método que permite medir e neutralizar duplas camadas carregadas (charge doublé layers), nome dado ao fenômeno de aparecimento de cargas eletrostáticas com polaridade oposta no topo e na base de folhas ou filmes plásticos com condutividade elétrica muito baixa. As cargas podem causar defeitos na superfície do filme, ou que superfícies diferentes se soldem.

O equipamento da Eltex mede e controla a polaridade e a força da dupla camada, calculando a carga de compensação. As primeiras aplicações reais mostraram que o problema pode ser quase completamente eliminado.

Outra atração, a estação ionizadora Static Combi Cleaner, foi criada para neutralizar eletrostaticamente superfícies plásticas e extrair partículas transportadas pelo ar e aderidas ao material.

O desenho compacto dos Combi Cleaners permite adaptá-los à limpeza de moldes de injeção com ar ionizado. Aos interessados em IML (in mould labelling, ou etiquetagem no molde), a empresa desenvolveu sistemas de alta confiabilidade para a adesão eletrostática de elementos decorativos e etiquetas em moldes durante seu posicionamento, antes da injeção. w 10 E75

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Engel E-motion produzirá perfis por injeção pelo método Exjection

Engel

“Engendrando o Futuro” será o mote da Engel. A empresa exporá diversas máquinas e tecnologias de processo e de produto, refletindo as necessidades de cinco de seus mercados prioritários: as indústrias automotiva, médica, de embalagens, eletrônica e de moldagem técnica. Será um total de 18 máquinas nos pavilhões de Düsseldorf, dez no estande da própria Engel, com 1.100 m2.
Dentre as injetoras, o principal lançamento é a nova Engel E-max, totalmente elétrica e com fechamento de 1.000 kN. Precisa e compacta, atinge altas velocidades de injeção e oferece alta efetividade em custo.

Falando em alta velocidade, a série Speed atenderá toda a faixa de forças de fechamento entre 1.800 e 5.000 kN a partir da realização da feira. As novas injetoras são a Speed 380 e a Speed 500, com 3.800 kN e 5.000 kN. São as máquinas com o menor ciclo a seco dentre as destinadas a embalagens, de acordo com a expositora.

A série E-victory ganhou um modelo qualificado para o uso em sala limpa. Ela possui fechamento de 500 kN e produzirá microelementos de teste de fluidos, em condições estritas de sala limpa, ao vivo.

Também haverá destaques em inovações de processo, como o Exjection, que permite a produção de perfis plásticos por injeção.

É possível moldar seções longas via um único ponto de injeção e “mais ou menos” uma única cavidade, como demonstrará uma Engel E-motion formando seções com 930 mm de comprimento e 1,2 mm de espessura. Ainda estarão disponíveis novas aplicações do processo Dolphin de manufatura de componentes com revestimento soft touch (toque macio), uma nova unidade de controle e um simulador de injeção, o Engel E-trainer.w 15 C58/10 D42

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Impressora Atmatic possui alta precisão

Erhardt+Leimer

A E+L vai levar à feira toda família de câmeras que produz. São sistemas de inspeção de superfície para controle de qualidade em linha, controle de impressão (flexográfica, rotativas, offset, rotogravura e outras), visualização e controle de produção, além de alinhadores e células de carga para medição e controle de
tensão. w 4 C61

ESC Europa-Siebdruck maschinen-Centrum

Muito mais fácil que pronunciar o nome dessa expositora será conhecer algumas de suas impressoras, como a ESC-LogoJet 3248. Para a empresa, essa máquina abre novas possibilidades na indústria do plástico, pois possibilita que necessidades especiais dos clientes sejam atendidas sem atraso algum. Ela foi desenhada especificamente para a impressão de amostras, cópias individuais ou pequenas séries de peças rígidas, flexíveis ou moldadas com dimensões também pequenas. A resolução máxima é de 720 x 2.880 dpi.

Outro destaque é a ESC-AT PAB, capaz de imprimir em superfícies planas com até 345 x 495 mm, ou nas arredondadas com diâmetro máximo ao redor de 150 mm. A ênfase nesse modelo recai no acionamento eletromecânico, que assegura suavidade combinada à rapidez de operação. Mas, se o foco for precisão, é interessante conhecer a ESC-ATMATIC PD. Esse equipamento possui um moderno mecanismo de centralização, que lhe confere velocidade e alta precisão no set up da impressora. Outra característica marcante dessa família é a sua flexibilidade: diferentes módulos, como alimentação de material, estação de descarregamento e secador UV podem ser instalados para automatizá-la. 4 E26

Extrusion Dies  Industries

A expositora lançará um deckle dual motorizado que permite revestimento por extrusão com mudança automática de largura, maior precisão, e menor tempo de parada em trocas de tipo de produção. O deckle é um mecanismo que varia a largura do produto bloqueando porções do fluxo no cabeçote plano. Os deckles duais combinam um dispositivo interno e outro externo, e como são acionados pelo mesmo motor atuam como se fossem um único sistema, reduzindo substancialmente o vazamento de resina através do cabeçote.  2 G06

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Em parceria com a Lyle, Gabler expõe a formadora Focus

Gabler 

Um mundo movendo-se em direção ao PP e ao PET, com demandas por formadoras precisas e altas forças de fechamento, em combinação a altas capacidades, flexibilidade e habilidade de automação. É esse o panorama ao qual a Gabler pretende atender com o lançamento de duas novidades.

A empresa apresenta, em parceria com a estadunidense Lyle Industries, a termoformadora Focus (de form, cut and stack, ou formar, cortar e empilhar), em que foi dada especial atenção às forças de fechamento máximas e ao paralelismo na estação de formagem. O equipamento dispõe de um inovador conceito de contra-rotação aplicado aos acionamentos, o que garante operação extremamente suave da formadora. A tecnologia assegura produção econômica de artigos de PP e aPET, em taxas de produção antes impossíveis e com alto grau de flexibilidade.

No estande da parceira Bosch-Sprang, outra novidade da Gabler: a termoformadora M98, uma máquina com tecnologia tilt e capacidade superior a cem mil copos de PP por hora.  3 D35

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Instrumento de controle da Gabo acompanha qualidade da produção

Gabo Qualimeter Testanlagen

O novo Gabotack é um equipamento patenteado para a determinação da adesão de todos os tipos de materiais. Ele se destaca pela reprodutibilidade das medições, possibilitando o conhecimento exato da durabilidade dos materiais. A linha Eplexor consiste de 11 sistemas com cargas entre 25 N e 4.000 N para análise termo-mecânica dinâmica de plásticos e borrachas.

A série Gabometer inclui dois modelos com forças de 2.000 N a 4.000 N. Esses flexômetros universais podem executar testes Goodrich e determinar propriedades viscoelásticas diferentes simultaneamente.O gerador de umidade Hygromator foi desenhado para a simulação de influências ambientais. Ele cria ambiente com 5% a 95% de umidade relativa, na faixa de temperatura entre 0º C e 100º C. Foi dada atenção especial aos tempos de medição, portanto é possível manter o perfil de temperatura para a umidade requerida por mais de 24 horas.

A empresa ainda fabrica o Qualimeter, um instrumento de controle de qualidade para acompanhamento da produção robusto o suficiente para realizar teste de compressão sob 10 Hz, temperatura ambiente e carga total de 150 N a 500 N.  10 D20

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Metal-Cut corta borracha reforçada com metal

Gillard

Dois novos acessórios para linhas de extrusão serão lançados nesse estande. A ênfase recai no sistema de corte de alto desempenho Metal-Cut, para borracha reforçada com metal e perfis plásticos extrudados. A ação de corte é controlada por servomotores, e a precisão é de comprimentos da ordem de ± 0,1 mm, mesmo em linhas de alta velocidade.

O equipamento é dotado de um detector de lacunas capaz de descobrir pontos onde há lacunas de metal (em perfis reforçados) e de direcionar o corte para essas regiões, resultando em um acabamento muito melhor.
A outra novidade será uma máquina compacta para a produção de bobinas do tipo 504V. Além dela, outros três modelos de equipamentos de corte estarão em exposição.  17 C41

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
TPEs da GLS atenuam som

GLS Corporation

Conhecida por desenvolver, manufaturar e fornecer elastômeros termoplásticos (TPEs, em inglês) sob medida, essa participante introduzirá um conjunto de resinas para moldagem por sopro sob o guarda-chuva Versaflex. A família oferece grades com diferentes graus de dureza, mas todos se caracterizam por extremas flexibilidade e resiliência. A intenção é empregar esses TPEs em aplicações que requeiram barreira e/ou flexibilidade nas áreas médica e de produtos de consumo.

A GLS também realçará suas últimas criações em tecnologia, entre elas materiais de alto desempenho com propriedades de atenuação de vibrações e som, para aplicação em equipamentos de geração de energia eletrônicos, com metas de redução de ruídos no motor, transmissão de vibrações, ou do choque, em caso de queda.

As ligas obtidas com a nova tecnologia podem ser usadas na sobremoldagem de diversos substratos, oferecem excelente proteção UV e ainda podem atingir especificações da norma UL.  8A D08

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Linha RSF-genius, da Gneuss, chega à sexta edição

Gneuss

A especialista em sistemas de filtração de polímeros apresenta diversos produtos, com destaque para as novidades nas áreas de filtração, tecnologia de processamento e de medição.

A família SFXmagnus ganha uma nova geração que encerra um sistema de aquecimento estreante e permite filtração ainda mais fina da massa fundida, ao mesmo tempo em que previne reações químicas com oxigênio ou a umidade do ambiente.

O acionamento dos modelos SFXmagnus é pneumático, e reduziu o investimento inicial em 20%, em comparação aos equipamentos predecessores. A linha se adapta a operações sob pressão constante em que a autolimpeza das telas não é imprescindível.Para os processos dependentes de autolimpeza, será exposta a 6ª geração do RSFgenius, agora dotada de isolamento térmico e reduzido consumo de energia para aquecimento da unidade.

O sistema de controle foi redesenhado, possibilitando maiores alternativas de programação de processos, incluindo a regulagem do enchimento e a velocidade do pistão de retrolavagem, e a área ativa de filtração foi aumentada em 20%. Dois novos modelos, o RSFgenius 250 e o 330, também serão apresentados, além do sistema de filtração SFXmagnus-D, com área ativa de filtração de 2,2 m2, e capacidade máxima de 80 m2/dia.

Os visitantes ainda terão oportunidade para conhecer uma nova linha de sensores de temperatura para massas fundidas, transdutores de pressão com diversas melhorias tecnológicas, e um viscosímetro on-line, compacto a ponto de poder ser instalado entre flanges.  9 B37

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Hasco cria novo leitor de dados

Hasco

O controlador de temperatura da Hasco foi ampliado com a adição de uma nova unidade de leitura de dados Z12931/…. Esse componente inovador permite saídas via interfaces Ethernet fornecidas na unidade de controle Z1293/…, além do armazenamento de todos os dados relevantes como o set point, valor medido, consumo de corrente e mensagens de alarme.

O preço da unidade é um de seus atrativos, além da possibilidade de monitoramento e documentação de processo.
Os dados absorvidos são fornecidos em formato ASCII, e podem ser integrados facilmente a aplicativos do Office e bancos de dados. As unidades de controle Z 1293/… podem sofrer retrofit e incorporar a unidade de leitura nova sem problemas.  1 A23

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
RC 180 corta aparas em filmes e laminados

Hellweg Maschinenbau

O granulador RC 180 é utilizado para cortar aparas na produção de filmes cast e laminados com papel.

Ele é conectado por flanges, e consegue cortar mesmo aparas bastante finas, desde que com comprimento máximo de 200 mm. O rotor pode operar com velocidade de até 3.000 rpm, o que permite acoplar o equipamento a linhas de extrusão de chapas de alta velocidade, ao redor de 400-800 m/min.

Herbold Meckesheim

A expositora apresenta seus novos desenvolvimentos, caso da série SB de máquinas com alimentação forçada auxiliada por roscas de alimentação, e que será representada pelo modelo SML 60/100 SB, cuja aplicação típica são a moagem de garrafas de PET pós-consumo ou a redução de tamanho secundária de materiais pré-picotados. Diferentemente de concorrentes com alimentação gravimétrica, esse equipamento atinge produção mais alta, de 50% a 100% maior, aliada a consumo de energia menor.

A Herbold também produz componentes e linhas completas para a reciclagem de resíduos plásticos misturados ou contaminados, compactadores para filmes, fibras e espumas mais eficientes que compactadores térmicos ou procedimentos em bateladas, e pulverizadores. 9 B56

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Holliday criou pigmento para assentos

Holliday Pigments

A produtora de pigmento azul ultramarino ampliou a resistência a ácidos de um grade existente, o Premier AR, criando um novo, específico para aplicação em plásticos, que será apresentado pela primeira vez ao público na K.

O pigmento é tornado inerte por um revestimento depositado na superfície das partículas do pigmento.

Anteriormente, a dispersão de pigmentos com tratamento superficial causava abrasão do revestimento, com redução da resistência à acidez.Com o novo Premier XAR, não só a resistência é 50% superior, como a abrasão cai pela metade. O pigmento já foi especificado para os assentos do estádio de Beijing, na China, que está sendo renovado para os Jogos Olímpicos de 2008.
7.1 B21

Icma San Giorgio

A fabricante de linhas de extrusão para a produção de compostos, masterbatches, filmes e chapas mostrará três tipos diferentes de equipamentos. A MCM/25, com rosca de 25 mm de diâmetro, exemplificará o trabalho de laboratório e testes, pois embora tenha todas as características de um equipamento padrão, suas dimensões reduzidas propiciam flexibilidade para testes em bancada.

Para os interessados na produção de compostos de madeira com plásticos, será exposta a extrusora co-rotante MCM/50, alimentada por três dosadores gravimétricos e equipada com bomba de engrenagem e cabeçote para perfis. A bomba mantém níveis de pressão constantes, possibilitando alta velocidade de operação, máxima eficácia de mistura e homogeneização, além de estabilidade dimensional dos perfis.

Também será apresentada uma calandra própria para linha de extrusão co-rotante processando PET reciclado. Indicada para o mercado de termoformagem de filmes de PET, o equipamento preserva os níveis de viscosidade graças à tecnologia de desumidificação da Icma, evitando a cristalização do poliéster. Essa máquina, quando submetida a algumas modificações, também processa outros materiais, entre eles o PLA.  16 B05

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Impressora TS 6090 da Isimat

Isimat

A moda está pegando, e essa fabricante de impressoras anuncia um modelo “flexo-serigráfico”, baseado em maquinas serigráficas, mas dotadas de múltiplos eixos servoacionados em cada estação de impressão. Ela funciona mesmo em formatos sofisticados – com elementos circulares, ovais e retilíneos – e possui sistema de inspeção para uso em linhas automatizadas.

A TS 6090 atende à decoração de tubos, combinando, no máximo, oito estações de impressão intercambiáveis. Uma mesa giratória seleciona estações com tipos de método específicos (flexo ou serigráfico) conforme programações do set-up, lâmpadas UV aceleram a cura, e o resultado é flexibilidade e economia, nas palavras da Isimat. 4 B40

Jari Tooling Technology 

Essa subsidiária do grupo Jari é especialista em projeto e manufatura de equipamentos para extrusão de perfis, em particular nas áreas de PVC rígido, compósitos de madeira, co-extrusão de metal e plástico, e extrusão de espumas, filmes e chapas. 8B G11-5

Kautex Maschinenbau

A produtora de equipamentos de moldagem por sopro mantém o destaque no desenvolvimento contínuo e no refinamento da série KLS de máquinas de curso longo. O modelo KLS 6-100, em exposição, é o menor de uma família que oferece todos os tamanhos em opções de simples ou dupla estação, permitindo aos clientes ajustarem as sopradoras a produtos específicos.

O modelo exposto produzirá garrafas de 65 ml em moldes de 12 cavidades sob cadência de cerca de 4.600 frascos por hora. A KLS 6-100 é equipada com três extrusoras (para produzir frascos de três camadas), sistema de troca rápida de molde e mecanismo de teste de vazamentos integrado.

Se o interesse dos visitantes for ainda maior, outras máquinas poderão ser vistas em Bonn, onde a empresa realiza um open house durante a K. Um ônibus levará os interessados até o local, mas, em linha com o pragmatismo alemão, reservas adiantadas são recomendadas. 14 A18

Kiefel Extrusion

Aparecendo na K pela primeira vez como parte da holding Brückner Technology (a aquisição se consumou em janeiro desse ano), a Kiefel destacará, em um estande de 480 m2, suas linhas modulares de extrusão de filmes balão Kirion, em particular com a exposição de uma máquina para três camadas operando em conjunto com uma bobinadeira Wintech.

Um dos itens do equipamento que deve despertar atenção é o mecanismo de resfriamento Perfect Cool, ao lado de uma rosca com novo design e uma seção de mistura denominada HEM (de high efficiency mixer, ou misturador de alta eficiência). Os dois últimos, combinados, provêem excelente homogeneização e baixa pressão, mesmo em temperaturas de fundido mais baixas.

Os visitantes do estande da Kiefel também poderão obter maiores informações acerca de soluções para embalagens e o equipamento adequado em centros de competência instalados no local. w 17 C42

Kody Equipments

A expositora, membro do grupo Arvind, fabrica as rebobinadoras duplex da marca Nuzen e leva dois modelos para a feira: uma Nuzen S-359, com destaque para os altos níveis de automação e funções amigáveis ao operador, posicionamento a laser, controle do rebobinamento em malha fechada, acionamentos com servomotores e velocidade de 600 m por minuto; e uma Nuzen S-917, de tamanho bastante compacto, mas com todos os dispositivos comuns às máquinas da
empresa.  3 G20

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Air Wash limpa e transporta resina recuperada

Kongskilde Industries

O novo sistema para o transporte e a limpeza de materiais plásticos recuperados Air Wash será apresentado na feira, uma das diversas atividades programadas em 2007 pela Kongskilde para divulgar seu produto debutante.

O equipamento opera com capacidade máxima de 900 kg/h, separa partículas leves e pó de material revalorizado, pellets e outros granulados.

As possibilidades de sucesso do equipamento se justificam, segundo a empresa, porque o conteúdo de partículas leves e pó nas matérias-primas sempre reduz a qualidade do produto final.A construção modular do Air Wash permite a adaptação a linhas existentes, e a expositora ainda pode oferecer soluções particulares para capacidades acima de 900 kg/h. PP, PET, PE, PA, ABS, fibras e borracha podem se beneficiar das vantagens do sistema.10 B40

K-Tron

A exposição da K-Tron terá três pilares amparados em novos desenvolvimentos: um sistema de controle de extrusão, um alimentador de pellets a baixas taxas, e produtos da marca Premier Pneumatics. Desde a aquisição da marca, em outubro de 2006, a empresa decidiu usar o nome para toda a sua linha de transporte pneumático.

Mas, além deles, o estande também abrigará a nova interface de alimentadores K-Vision, bem como a bomba dosadora BSP, a misturadora K4G, e o medidor de fluxo Smart Flow Meter, entre outros.  Para destacar as habilidades do novo sistema de controle, serão realizadas demonstrações computadorizadas. O sistema, gravimétrico, mede a saída da extrusora e ajusta sua velocidade para manter a taxa desejada e providenciar produção constante. Ele é adequado para extrusoras de mono e dupla-rosca, em mono e co-extrusão, e aplicações como extrusão de perfis, chapas cast, filmes soprados, revestimento de cabos e laminação.10 A74

Lati Industria Termoplastici 

Marcos de sua história corporativa serão o foco dessa expositora, cujo portfólio engloba compostos retardantes à chama, autolubrificados, rádio-opacos e condutores (de energia e calor).6 D80

Lehmann & Voss & Co.

Essa companhia de tamanho médio e administração familiar manufatura os sistemas de retardância à chama Luvogard, os agentes espumantes Luvopor (ambos disponíveis em pó, pasta ou granulado) e os masterbatches Luvofilm, para filmes e aplicações especiais. Os três aditivos também estão sendo oferecidos como microgranulados com diâmetro de partícula entre 1 mm e 1,8 mm, adequados à produção livre de poeira, ou que exija dosagens com alta precisão.
A unidade de negócios Luvocom produz compostos de termoplásticos de alto desempenho em cinco famílias: condutores elétricos, lubrificação modificada, reforçados com fibra-de-vidro, resistentes a altas temperaturas, e condutores de calor. Graças a uma tecnologia própria, denominada XCF, a unidade conseguiu obter materiais reforçados com fibras dotados de resistência à tração superior a 300 MPa e, simultaneamente, módulo de elasticidade próximo a 30 GPa.
A unidade Luvocom também desenvolveu termoplásticos (PEEK, PPS e PA) nanoaditivados com propriedades tribológicas modificadas – eles possuem alta resistência ao desgaste e um coeficiente de atrito baixo. Esses nanocompósitos não usam PTFE, e seu preço não é necessariamente maior que o dos materiais com propriedades tribológicas modificadas tradicionais.8A D43/D46

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
LQ-Power faz solda a laser

LPKF Laser & Electronics

A divisão de soldagem de plásticos da LPKF é dedicada exclusivamente à tecnologia de soldagem a laser, e fabrica os sistemas da família LaserQuipment.

No caso do LQ-Power, trata-se de um equipamento modular de alta eficiência com mesa rotatória. A máquina possui ciclo curto, pequenos tempos de troca, e usa laser de classe 1.w 11 E04

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Tradicional CoexFlex, da Macchi

Macchi

A tradicional fabricante de linhas de co-extrusão preparou um estande de 400 m2 e dois andares, onde destacará a linha CoexFlex, e, em particular, alguns de seusúltimos lançamentos dotados de motores sem engrenagens produzidos pela Siemens.

Também serão enfatizadas informações sobre tecnologias de operação e controle pela Web. 17 C09/C20

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
NovaDrier será introduzido no mercado europeu

Maguire

A Maguire introduz no mercado europeu o secador NovaDrier, segundo a empresa o único a combinar ar comprimido e membranas em sua operação.

A simplicidade e eficiência do equipamento podem aumentar a produtividade, reduzir o consumo de energia e diminuir os custos de processamento para transformadores de quase todos os termoplásticos.

A peculiaridade do secador NovaDrier é que ele contorna técnicas tradicionais de remoção de umidade, como dessecantes, optando pelo fluxo de ar comprimido através de uma membrana de adsorção, a grande responsável pelo desempenho diferenciado.

A Maguire oferece o periférico em seis diferentes modelos, com capacidades entre 3,2 kg/h a 68 kg/h. 10 A26

Maillefer

Próximas à entrada leste do pavilhão 12, e no mesmo local de três anos atrás, estarão a Maillefer e suas soluções em extrusão de tubos para diversas áreas, com destaques focados na automotiva, médica, e no aquecimento e solda de tubulações. Alguns componentes selecionados desses sistemas de produção serão exibidos durante a feira.

A bobinadeira MWB 800, construída segundo o design consagrado pela empresa, oferece integração segura a uma variedade de sistemas de embalagem. A extrusora MXC 80-24D possui resfriamento melhorado (30% maior), e janela de processo ampliada, graças à terceira geração do sistema de refrigeração axial a ar. Essa máquina será equipada com o sistema Cinegran de controle e medição da quantidade de material alimentada. No caso do cabeçote de extrusão em três camadas ECH 8-45, os atrativos são o posicionamento do distribuidor e as possibilidades de configuração das camadas. E para quem produz tubos híbridos de PE e alumínio, a expertise da Maillefer estará à disposição in loco.  12 C06

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Cure² da Maplan torna cura de borracha uniforme

Maplan

Cure2 é um sistema desenvolvido para transformadores de borracha pela Maplan para possibilitar o início da cura, sem que seja afetada pela condutividade térmica, em todas as partes do molde, e para que ela continue em taxas quase idênticas. Atingido esse objetivo, o tempo de cura pode serreduzido.

O sistema realiza essa tarefa calculando todos os estágios do processo de injeção, o que permite conhecer o estado físico da borracha em cada um deles.

Nessas condições, é possível diminuir significativamente as margens de segurança usuais, adequando-as à nova condição.

Durante a feira, a Maplan apresentará uma injetora de borracha dotada dessa habilidade de otimização, e equipada com o sistema Cure2 e o dispositivo de controle PC5000touch. 16 B45

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Mauser apresenta sopradora BM 2000

Mauser Maschinen

O grupo Mauser será representado na feira pelas divisões de máquinas e licenciamentos. Os visitantes conhecerão a gama completa de sopradoras da empresa e suas conhecidas embalagens industriais. As atividades no estande serão focadas em máquinas de alto desempenho das séries BM 20, BM 200 e BM 2000, bem como em equipamentos periféricos para a produção de embalagens plásticas.

As sopradoras Mauser estão disponíveis em configurações de simples e dupla estação, cobrindo toda a faixa de embalagens com volume entre 20 l e 2 mil l.

De acordo com as necessidades da clientela, as máquinas podem ser adequadas a estruturas de até seis camadas. 14 A72

M-Base Engineering + Software

A fornecedora de sistemas de informação de materiais para a indústria do plástico posicionou o foco de sua apresentação na integração de dados de materiais a todos os processos de engenharia corporativos. Com o uso de tecnologias referentes à Internet, é possível que todos os processos relacionados a materiais acessem uma base de dados comum, reduzindo esforços e eliminando fontes de erros. Durante a feira, será introduzido o portal Material Data Center, que oferece toda a gama de informações do sistema Campus, além de dados adicionais. A versão 5.1 da base de dados Campus será apresentada no estande, bem como o MCBase 5.1, o programa oficial de consolidação de dados do Campus. 5 F04

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Umib100.EZ da Milacron

Milacron

As empresas do grupo Milacron reservaram muitas novidades para a K.
Em decorrência do crescimento da demanda por máquinas elétricas, a Ferromatik Milacron percebeu que a lacuna entre suas duas injetoras de maior porte estava demasiadamente grande. Por isso, a companhia expandiu a série Elektra evolution, introduzindo o modelo 230, com 2.300 kN de força de fechamento, posicionada entre os modelos de 1.800 kN e 3.000 kN.

Os visitantes poderão ver em ação uma Maxima 650 topline P, com fechamento de 6.500 kN, e que produzirá peças com peso unitário de 1,6 kg. A versão topline da série Maxima é adequada à injeção de peças grandes que precisam de acabamento superficial perfeito, presença de geometrias complexas, e necessidade por alta repetibilidade de parâmetros de processo. Outras injetoras expostas serão a K-TEC 450 ETW, com o objetivo de demonstrar a moldagem de peças mecanicamente funcionais com materiais diferentes, e a CAP-TEC 300, criada sob medida para altas produções de tampas.

No espaço reservado à Uniloy Milacron, se sobressai a nova máquina elétrica injeção-sopro Umib100.EZ. O design do equipamento é original, e a unidade de injeção pode ser configurada virtualmente para qualquer resina termoplástica. Durante a feira, um exemplar produzirá contêineres de PEAD com 10 ml em molde de 12 cavidades. O segmento de sopro terá mais atrações, como o equipamento híbrido UMS 16H.S (com menor consumo de energia, derivado da mudança de acionamento de todos os movimentos, exceto o fechamento, de hidráulicos para elétricos), uma sopradora reciprocante multicamadas e uma linha completa de injeção-sopro em três camadas para os segmentos médico, farmacêutico e cosmético.

Em extrusão, deve atrair a atenção dos visitantes o novo sistema de extrusão “plug and play” (adaptando da expressão usada em informática, “ligar e usar”), para o processamento de compósitos com fibras e madeira.

O preço do equipamento, segundo a Cincinnati Milacron, é um de seus atrativos. 15 B05

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Injetora BiPower da Negri Bossi

Negri Bossi

Quatro estações de trabalho integrando moldagem por injeção e operações de pós-processamento serão os grandes destaques deste estande. Uma das atrações será a injetora de duas placas e fechamento hidráulico VH1200, a menor da série BiPower, que cobre fechamentos de 1.200 a 6.000 toneladas. Desenvolvida em 2004, a linha atende às necessidades da indústria automobilística graças à maior distância entre as placas e à modularidade das unidades de injeção.

Outra estação mostrará a produção de lentes para óculos. A célula é capaz de fabricar produtos acabados com checagem da qualidade final, e realiza as seguintes operações: manejo da matéria-prima plástica, moldagem, transporte das peças injetadas, revestimento com cobertura UV, e checagem final de qualidade. A injetora, nesse caso, é uma VE70, da série Canbel, com dispositivos especiais na unidade de plastificação adequados à produção de lentes.

Combinando o foco das outras estações de trabalho, a terceira demonstrará a integração entre moldagem e metalização na produção de elementos ópticos para faróis dianteiros automotivos. O equipamento de injeção é uma Canbel elétrica com unidade de injeção adaptada ao processamento de PES (polieterssulfona).
A quarta estação combina moldagem e controle de qualidade na própria linha. O objetivo, nessa apresentação, é demonstrar a viabilidade de se concentrar a checagem de qualidade no desempenho das peças formadas, e não nas suas medidas, o mais usual no mercado.

Para isso, a solução criada emprega um método não-destrutivo baseado em absorção no espectro IV. A estação inclui uma máquina Canbel VE480, um robô e uma unidade de inspeção e controle de qualidade
integrados. 15 A05

Netstal

A festa de celebração de 150 anos continua durante a K, onde a expositora apresenta a injetora de pré-formas Petline 2000, com fechamento de 200 toneladas e adequada para moldes com 24 a 48 cavidades. Além dela, será mostrado um modelo da linha totalmente elétrica, de nome Elion, injetando peças médico-hospitalares, e uma outra máquina bicomponente. Uma linha de máquinas híbridas também será lançada. 15 D24

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
NGR amplia linha de extrusoras para regranulação

Next Generation Recyclingmachinen

A NGR ampliou sua gama de equipamentos para incluir capacidades até 2 mil kg/h, e, como conseqüência, os modelos X:GRAN 185 e X:GRAN 205 foram desenvolvidos para a regranulação de termoplásticos, em geral, além de fibras, em particular. Essas linhas de reciclagem, com dimensões aproximadas de 8 m x 15 m, produzem pellets consumindo 0,3 kWh/kg a 0,4 kWh/kg, e a ausência de uma etapa de pré-corte reduz custos de investimento inicial e operação.

Os engenheiros por trás dos desenvolvimentos da NGR ainda lograram criar um novo design para o cabeçote de granulação a quente, que substitui a solução corrente, muito complexa, e dispensa o ajuste individual das lâminas de corteComo resultado, o novo desenho permite maior conforto na operação e elevação da velocidade, além de garantir vida útil longa às lâminas. O sistema pode ser usado em linhas com capacidades entre 20 kg/h e 2 mil kg/h. 9 D05

Nova Frigo

Essa produtora de chillers com baixo consumo de energia apresenta sua linha de produtos, que inclui unidades de água gelada condensadas por água ou ar, termoconvectores (unidades modulares desenhadas para obter sistemas de resfriamento em circuito fechado, reduzindo o consumo de água a zero com baixo consumo de energia), termorreguladores (unidades de aquecimento, tendo como fluido água ou óleo), e sistemas integrados de chillers, termoconvectores e termorreguladores. w10 G66

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Novatec introduz GlassVu

Novatec 

A expositora introduzirá no mercado europeu o carregador de resinas a vácuo GlassVu. O equipamento inclui carregadores cilíndricos, reservatórios e alimentadores, todos dotados de seções em vidro que oferecem visão clara do processo de enchimento. Outras vantagens são o fluxo mais suave, que previne aglomerações, a facilidade de acesso ao interior do equipamento, a instalação simples, e a drenagem facilitada dos funis de alimentação.

O mercado da Europa também verá a introdução de um novo tipo de secador rotativo da Novatec, o NovaWheel. Esse equipamento opera com menor variação no ponto de orvalho que outros secadores porque emprega uma corrente de aço, no lugar das tradicionais correias, para acionar o tambor contendo dessecante.

As correias geralmente se deformam e pode haver deslizamentos, alterando a velocidade de rotação, e consequentemente, o ponto de orvalho.

Em comparação aos secadores de leitos duplos, também há vantagens no desempenho do ponto de orvalho, pois o NovaWheel elimina as oscilações que ocorrem quando há a troca de leitos.

As capacidades da linha vão de 45 kg/h a 2.270 kh/h. Os modelos menores podem ser entre 10% e 15% mais baratos que concorrentes de leito duplo. Nos modelos maiores, a economia pode chegar a 50%. 10 B65

OiMA

A expositora introduzirá a nova linha de injetoras para embalagens Stratos KP. A série possui características tecnológicas como sistema hidráulico redesenhado, com todos os movimentos da máquina acionados por acumuladores hidráulicos; controle de velocidade e pressão em malha fechada, por meio de servoválvulas; desenho ergonômico e compacto da unidade de injeção; novos perfis de rosca, desenvolvidos pela OiMA, com L/D igual a 25; e acionamento elétrico de alto torque diretamente acoplado à rosca de plastificação.

Serão duas injetoras em exposição: uma Stratos 2220.300 KP, como parte de uma célula de produção de embalagens para sorvete com IML (in mould labeling, ou impressão dentro do molde), e uma Stratos 1370.220 KP, produzindo tampas patenteadas LA SC 30 W. 15 A05

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Linhas de extrusão da Omipa produzem chapas para LCDs

Omipa

A expositora produz linhas de extrusão capazes de moldar artigos de alta qualidade óptica e mecânica, mesmo em campos de aplicação ainda pouco explorados, como a produção de chapas e folhas destinadas à manufatura de LCDs (liquid crystal display, ou tela de cristal líquido).

Essas linhas de co-extrusão multicamadas utilizam manifolds e atingem produção de 800 kg a 1.000 kg, em comprimentos entre 1.200 mm a 1.500 mm. Elas incluem extrusora, canhão com tratamento superficial contra desgaste, unidade de vácuo, rosca especial, trocador de telas de filtros contínuo e bomba. Calandras são oferecidas em diferentes configurações, com três ou quatro cilindros e inclinações ou variáveis. Os equipamentos incorporam caixas de engrenagens especiais, desenhadas para eliminar vibrações, possibilitando movimentos
precisos.17 A42

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Pressblower DUO 35 debuta em feiras

Ossberger

A divisão de tecnologias de plásticos da Ossberger exibe pela primeira vez a injetora Pressblower DUO 35. Para comprovar habilidades especiais dessa máquina, a empresa moldará tubos colapsáveis com design pouco convencional – octogonal na área do ombro, mas arredondado na abertura.

O objetivo é demonstrar que tubos arredondados ou padrão podem ser moldados em máquinas convencionais, mas especialidades se ajustam ao perfil da Pressblower, com ganho em custos e flexibilidade.

A singularidade do funcionamento da injetora será realçada com o uso de um grade de PEBD colorido com master de efeitos  especiais.w 14 E28

Parker Plastic Machinery

A empresa fabrica máquinas desde 1989. O portfólio é composto de sopradoras, equipamentos de injeção-sopro e de estiramento-sopro de PET. As capacidades de moldagem variam entre 20 cm3 a 200 l, cobrindo PE, PP e PVC; de 150 cm3 a 20 l, em PET; e de 5 cm3 a 1 l, no caso de injeção-sopro de recipientes. Várias configurações de máquinas são disponíveis. 15 D05

Piovan

A expositora faz mistério, mas os visitantes do estande da Piovan conhecerão novidades em cinco áreas: pesquisa e desenvolvimento, transporte de materiais, refrigeração, condicionamento térmico de moldes, e sistemas (que incluem soluções em engenharia, automação, gerenciamento de produção, e elaboração de dados para otimização industrial).w 09 C59

Plas Mec

Comemorando seu 40º aniversário, a expositora realçará desenvolvimentos recentes em seus equipamentos e plantas de mistura. A planta Combimix-HC/FV, formada pelo turbomisturador TRM e o resfriador horizontal HEC, é ideal para o processamento de PVC rígido ou flexível, e atinge capacidade de até 7.500 kg/h.

Já o misturador TRR-FR/FV, para mistura a frio de polímeros em pó ou granulados (pigmentados, carregados ou aditivados), serve à produção de masterbatches e compostos, além de realizar pré-misturas, em particular de revestimentos em pó. Trata-se de uma alternativa aos turbomisturadores convencionais, quando as condições de processamento exigem elevada flexibilidade e ampla gama de diferentes materiais na mesma máquina.

Os aniversariantes também destacarão ferramentas de mistura cujas configurações e perfis têm sido alvo de constantes pesquisas e desenvolvimentos.w 9 D59

Plastic Engineering Associates Licensing

A expositora adota a linha do amigável ao meio ambiente em dois lançamentos. O pacote tecnológico visa os produtores de plásticos espumados, e compreende uma técnica de expansão com base em CO2 e roscas de alimentação da linha Turbo-Screws (patenteada) para a produção de espumas de ácido polilático (PLA). Em parceria com a NatureWorks, produtora do bioplástico, a Plastic Engineering Associates Licensing desenvolveu durante dois anos espumados feitos com a resina, biodegradável e compostável, na indústria de embalagem de alimentos. w13 B59-6

Polynt

A produtora de especialidades químicas desenvolve polímeros, intermediários químicos e aditivos para uso em diversos ramos da indústria, incluindo plásticos, adesivos e lubrificantes, bem como resinas e compósitos para as indústrias de construção e transporte. A Polynt é uma importante competidora nos mercados de anidridos ftálico, trimelítico e maléico; plastificantes; poliésteres insaturados; e compostos termofixos.w 8A H10

PolyOne

Sob o lema “Soluções para Seu Futuro”, a produtora de materiais para aplicações de engenharia apresenta diversos novos produtos e grades, cujos esforços de desenvolvimento foram direcionados a obter soluções em sintonia com o crescimento da conscientização ambiental. O novo portfólio de compostos elastoméricos termoplásticos (TPEs), sob o guarda-chuva OnFlex, é formado por polímeros com base em copolímeros com blocos estirênicos SBS (estireno-butadieno-estireno) ou SEBS (estireno/etileno-butileno/estireno), poliolefinas, poliolefinas reticuladas com EPDM (monômero de etileno-propileno-dieno) e compostos de PU, além de compostos de TPE sob medida. São 152 tipos em 20 famílias, e os grades coloridos são isentos de cádmio.

Outra novidade são os concentrados de cor OnColor Bio, para materiais biodegradáveis. A PolyOne afirma que pode, se solicitada, providenciar certificação segundo o padrão EN 14342 para produtos dessa linha de concentrados líquidos, com o objetivo de acelerar a certificação dos produtos de seus clientes.
Os compostos lubrificados da empresa agora estão disponíveis na Europa, e foram criados para aplicações em

que o desgaste e o atrito são crucias. São materiais com destacadas propriedades tribológicas, e que ajudam a reduzir o consumo de energia e a geração de ruídos, e podem eliminar a necessidade de lubrificantes externos.

A empresa também fornece compostos poliolefínicos não-halogenados com retardância à chama da família ECCOH, especialmente adaptados à extrusão de paredes finas, e blendas sob medida com características melhoradas de estabilidade dimensional, resistência a intempéries, resistência ao impacto em baixas temperaturas, e resistência química, além de outras. 8B G46

Quadrant Group

A empresa, uma das líderes na produção de materiais poliméricos de alto desempenho, promete a aparição em primeira mão de diversos produtos. Três das operações do grupo estarão representadas: plásticos de engenharia, compósitos, e a unidade de moldagem por injeção. Delas, serão apresentados novos produtos e tecnologias, incluindo os filmes arquiteturais à base de PVDF (fluoreto de polivinilideno), para uso em membranas transparentes; um novo grade de PTFE (politetrafluoretileno) Fluorosint de altíssimo desempenho, com emprego em ambientes sujeitos a temperaturas desde -240º C a 260º C; e uma série debutante de produtos semi-acabados de poliimidas. Também serão apresentados produtos desenvolvidos em parceria com clientes, atendendo a demandas específicas, como uma poliamida 6 reforçada com fibra de vidro desenvolvida para a carcaça dos veículos da Volkswagen baseados na plataforma do Golf. w 6 E23

Rajiv Plastic Industries

A expositora se intitula uma das únicas produtoras de compostos capaz de fabricar masterbatches para plásticos de engenharia específicos para a resina em questão, que pode ser PC, PMMA, POM, PA, PES e outras. Nos negócios desde 1978, a Rajiv atua na coloração e aditivação de polímeros, nos segmentos automotivo, de eletrodomésticos, elétrico e eletrônico. w 07.1 A12

Rajoo Engineers 

A extrusão de chapas de PP é um projeto que envolve grande investimento e produção ainda mais elevada. Alta eficiência energética, baixos níveis de rebarbas e elegância estética são características exclusivas de extrusoras fabricadas por competidores oriundos de países desenvolvidos.

Para a Rajoo, as afirmações anteriores são mitos que ela pretende pulverizar na K 2007. Por isso, anuncia que essa edição da feira verá o advento de uma linha de extrusão de PP de classe mundial, mas com preço acessível. Essa linha, composta por extrusora de 90 mm, fabrica chapas com largura máxima de 750 mm e espessura entre 150 µ e 1.200 µ, e opera sob cadência de 230 kg/h. Uma alimentação com 100% de material recuperado é possível.

Outro mito, na visão da Rajoo: uma planta para a produção de filmes soprados monocamada de PEAD tem limitações inerentes em relação aos limites no design e na capacidade produtiva. A empresa lançará uma planta do tipo, com extrusora de 50 mm e capacidade de 80 kg/h, para filmes de 10 µ e 800 mm de largura. O preço, segundo a promessa, também é acessível.w 15 D58

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Série de granuladores permite acesso ao seu interior

Rapid Granulator AB 

A empresa lançará a série 600 da linha de granuladores open-hearted (literalmente, de coração aberto), introduzida originalmente em 2006. A série estará disponível em três modelos e suporta capacidades até 2.500 kg/h.

O conceito do “coração aberto” se refere a um projeto ergonômico, que permite acesso direto e completo ao coração da máquina – rotor e interior da carcaça – durante mudanças de produção.

Essa característica simplifica os processos de inspeção, limpeza e manutenção, os quais podem responder por até 80% dos custos de operação de um granulador.
Adicionalmente, a Rapid exporá todas as séries (300, 400 e 500) da linha, incluindo dois novos modelos: o 400-60 HD, para aplicações severas, e o 400-120, o maior da série, dedicado à reciclagem de peças moldadas de grandes dimensões e resíduos de produtos termoformados. 9 E19

Reedy  International

A expositora fabrica os agentes químicos espumantes das marcas Safoam/Saftec, oferecendo eficácia na produção e redução de custo significativa em aplicações de injeção e extrusão. Os negócios da Reedy englobam aditivos para compósitos de termoplásticos e madeira, embalagens alimentícias, artigos das indústrias automotiva e médica, além de espumas estruturais.05 J171

Reimelt Henschel MischSysteme

2007 é o début da divisão de negócios Compounder da RHMS na K. Participam da estréia a extrusora dupla-rosca co-rotante RHC 40, última geração da série com compostagem suave, qualidade e capacidade melhoradas, bem como o misturador CMB 300, adequado à pré-mistura de pigmentos, revestimentos em pó, e aditivos. Combinando os aquecedores/resfriadores FM 1200 e HM 6000, a empresa demonstrará como atingir altos padrões de qualidade de produto, elevada capacidade e resfriamento intensivo.

O misturador de laboratório FML 10 e o Mini-Dos, um equipamento para dosagem com precisão de ± 2 g, completam o estande.9 C37

Rennco

A fabricante exibe a empacotadora 501-36T com sistema de alimentação de copos. A máquina envolve os copos com uma rede de filmes de polietileno, que é selada sem fumaça ou odores. 13 B59-10

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
RS Multicut é um dos destaques da Rolf Schlicht

Rolf Schlicht

A empresa e suas subsidiárias – Schlicht Handelsgesellschaft e USD Gebrauchtmaschinen – exibirão diversos produtos em Düsseldorf. Da longa lista, constam a cortadora RS Multicut; a máquina para revestimento com pó RSC; o granulador Sagitta; o secador Huestis; máquinas para união de perfis NorMEc; compostos de limpeza Rapid Purge; dispositivos de dosagem Movacolor; além de máquinas usadas e plantas para a indústria de borracha.3 A35

Sabic

A petroquímica saudita apresentará sua linha de resinas: poliolefinas (PEAD, PEBD, PEBDL e PP), poliésteres, PVC e PS, além de melamina. 06 D42

Sacmi

A expositora promete um grande lançamento: uma máquina de compressão para a produção de pré-formas de PET denominada PAM (acrônimo para Preform Advanced Moulding, ou moldagem avançada de pré-formas). Um protótipo com 48 cavidades já produz pré-formas de 23 g para bebidas carbonatadas à taxa de 27 mil peças/h. A tecnologia de compressão confere diversas vantagens à manufatura de tampas: redução do consumo de energia, melhor desempenho durante o sopro, e possibilidade de estiramento na base da garrafa, por conta da ausência do ponto de injeção.

A divisão PET da Sacmi levará dois moldes completos para a exposição, com 48 e 72 cavidades. Também haverá oportunidade para se conhecer a nova CCM64M, capaz de produzir cerca de cem mil tampas/h. O equipamento irá operar durante o evento. 15 A05

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Embalagem para tubos Technocoil da Sica

Sica

A expositora fabrica máquinas para a embalagem de tubos plásticos flexíveis em rolos da marca Technocoil 2200. Os modelos são oferecidos em duas configurações, padrão, com uma ou duas estações, e compacta, com uma única estação, e são acompanhados por um equipamento que embala rolos em PP.

Podem ser processados tubos de parede simples ou dupla, corrugados, de PE, PVC e PP com diâmetro entre 32 mm e 200 mm, bem como tubos lisos de PEBD e PEAD com diâmetro entre 16 mm e 63 mm. A família de máquinas da Sica pode operar em linhas de extrusão com altas velocidades. 16 A22

Sidel

A especialista em frascos de PET demonstrará sua expertise em design apresentando três embalagens com apelo ambiental. A garrafa NoBottle, com apenas 9,9 g para volume de 500 ml, possui massa 25% a 40% inferior à da média das garrafas de água de mesmo tamanho, que oscila entre 13 g e 16 g. O resultado é obra de uma nova tecnologia denominada Flex, que oferece excelentes possibilidades para a redução do peso de embalagens.

A garrafa NoBottle será produzida durante a feira em uma sopradora SBO 24xs Highspeed, outra das novidades reservadas para Düsseldorf. As famílias de sopradoras SBO Highspeed (de alta velocidade) e SBO Compact receberam dois novos rebentos, a já citada 24xs e a SBO 2XL Compact. A primeira foi projetada para a produção de garrafas pequenas de líquidos sem gás e bebidas carbonatadas (40 mil a 46 mil recipientes/h); a outra fabrica garrafas em PET com volume de até 10 l, principalmente para o envase de água e óleo comestível, em ritmo de 2.400 peças/h e eficiência – garantida – de 95%.

A área de automação e controle também terá atrativos, e a empresa destaca o Equinox, primeiro sistema de regulagem de processo automático para sopradoras, montado diretamente em máquinas de sopro rotatório, além do R.E.A.L. (Remote Expert Assistance for Lines, ou Auxílio Remoto de Especialista para Linhas), uma tecnologia de assistência e treinamento a distância.  13 B89

SIG 

As empresas da divisão Beverages do grupo SIG (SIG Corpoplast, SIG Plasmax e SIG Asbofill) apresentam sua competência em tecnologia de sopro por estiramento para moldagem de garrafas de PET, desenvolvimento de garrafas, revestimento de barreiras, e envase asséptico, sob o mote “Valor Agregado ao Envase”.

A SIG Corpoplast expõe uma estação de sopro com aquecimento preferencial, para distribuição de espessura de parede ideal em garrafas ovais, e outra dotada do sistema de troca rápida de moldes Speed-Loc. A SIG Plasmax demonstra seu processo de revestimentos de barreiras em uma estação completa, enquanto a SIG Asbofill exibe uma enchedora asséptica muito compacta, ocupando espaço de apenas 0,9 m3.

A expositora oferece durante a feira um serviço gratuito de transporte aéreo de ida e volta a Hamburgo, onde as máquinas das três empresas também podem ser vistas. 13 A75

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Principal lançamento da Sipa é a sopradora SFR 12 EVO

Sipa 

Essa especialista em soluções para embalagens moldadas em PET lança a SFR 12 EVO, modelo mais recente da plataforma de máquinas rotatórias de sopro. A sopradora chega a 24 mil garrafas/h. A arquitetura interior foi redesenhada, e o forno foi melhor posicionado para elevar a eficiência energética. O sistema de fornecimento de ar, da mesma maneira, foi modificado, e um novo mecanismo duplo de recuperação de ar diminui adicionalmente o custo de energia.

A SFR 12 EVO exposta produzirá garrafas inovadoras extremamente leves e prontas para uso em fábrica. O estande ainda abrigará o último lançamento da linha de sopradoras lineares, modelo SFL 6/4, capaz de moldar recipientes de até 8 l, bem como embalagens de enchimento a quente e recipientes ovais.  13 B11

Solvay

As empresas do grupo Solvay comparecem a Düsseldorf com foco modificado em relação à última edição da feira. Nessa, no lugar das companhias do grupo, entram em destaque seus principais mercados mundiais, como o de construção, automobilístico, eletroeletrônico, aeronáutico, alimentício e outros.
Sob o slogan “Mais Plásticos para mais Desempenho”, a divisão de plásticos da Solvay estará presente em estande de 730 m2. Uma exibição especial retratará o projeto “Solar Impulse” (Impulso Solar), acerca de uma aeronave movida por luz solar e construída com alguns dos polímeros de ultradesempenho fornecidos pela
divisão. w 6 D76

TechnoCompound

A companhia introduz a família TechnoPet, para o mercado de injeção de PET. O produto possui cristalização rápida, que permite menores tempos de ciclo e superior eficiência econômica. O outro lançamento são os polímeros reforçados com fibra-de-vidro TechnoFiber, cuja principal característica é a alta qualidade de impregnação, ocasionando excelente adesão entre fibras e matriz polimérica, e como resultado, melhores propriedades mecânicas.  6 B44

Thermoplay

A linha de bicos de injeção da série D foi renovada, e a série de ponteiras, antes integrada ao corpo dos bicos, agora é rosqueada, facilitando a manutenção na máquina, com o molde aberto. Os primeiros bicos da série D com ponteiras rosquadas são o 1, 1B e 3B. Os do tipo 1B, com ponteira alongada, são mais utilizados em injeção interna, em pontos críticos, como tampas e frascos com desenho alongado, ou quando é necessário o distanciamento entre a parte aquecida do bico e a superfície da peça, evitando marcas anelares e vestígios da injeção. O tipo 1B adapta-se a moldes multicavidades e ciclos rápidos, como aplicações em embalagens, injeção de tampas e peças com pequenas dimensões.
O tipo 3B, valvulado e com ponteiras alongadas, apresenta uma nova concepção. Ele é adequado à injeção de peças que exijam pontos estéticos e para o controle seqüencial, permitindo regular o fluxo de plástico em aplicações nas quais não se pode injetar pelo lado externo devido à presença de etiqueta.  1 E42

Theysohn Extrusionstechnik

Sob o guarda-chuva da Theysohn Holding, um novo grupo de negócios foi fundado em 2003, e agora comemora sua segunda aparição na K. A Theysohn Extrusion é ativa no campo de perfis para janelas, tubos, chapas e sidings de PVC. Os destaques para Düsseldorf serão as soluções turn-key, plantas de processamento automático e transporte para PVC, além de uma linha completa de extrusoras cônicas e paralelas. Serão expostos novos desenvolvimentos, entre eles novos conceitos em perfis para janelas e um novo sistema de controle para extrusoras, usando componentes das marcas Siemens, Rockwell e B&R. Os visitantes ainda poderão conhecer soluções para tubos em cPVC, ferramentas para a produção de perfis em espuma, e unidades de plastificação de fabricação da própria Theysohn. w 16 D21

TSM Control Systems

A expositora promete uma “revolução” na indústria plástica com o lançamento do misturador gravimétrico descontínuo TSM3000 (3 mil kg/h). Capaz de processar até 12 componentes, ele inclui avanços como limpeza automática, by-pass de material e mudança automática de ordem. A função autolimpeza remove todos os pellets da câmara de mistura usando um processo único de três estágios, o que torna possível a mudança de cor em questão de segundos, e sem contaminação. Combinada com a característica de by-pass (que providencia dosagem contínua de matéria-prima virgem ao principal processo da máquina), o resultado é um sistema com tempos de troca curtos e sem paradas. A consistência entre bateladas é de 0,02%. w 10 J54

Unicor

A extrusão de tubos corrugados ganha uma nova alternativa tecnológica com o lançamento do cabeçote compacto da Unicor. A ferramenta foi idealizada para a produção de tubos com diâmetros de 250 mm a 600 mm com redução dos tempos de troca de tamanhos. Até então, a troca de cabeçotes passava pelo realinhamento da peça, mas o projeto compacto e modular da nova matriz e um elemento fixo de centralização dispensam essa etapa. Um novo distribuidor em espiral, fornecido com centralização fixa, também colabora para a redução de tempo de troca, além de garantir a qualidade dos tubos interiores e exteriores. 16 D59

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Extrusora 600 TRF produz até 6 mil kg/h

Uth

Com o novo modelo 600 da extrusora roll-ex, a Uth alardeia o estabelecimento de um novo padrão para a deformação em partículas finas nas linhas de mistura de borrachas com alta capacidade.

A primeira máquina 600 TRF está rodando a meses em produtor internacional. O equipamento pode atuar em linhas de mistura de borracha com capacidade até 6 mil kg/h, atendendo às necessidades de fabricantes de pneus, veículos automotores e compostos.

A deformação ocorre sob alta pressão, e o composto de borracha pode ser conformado em uma única operação e em qualquer formato, como tiras e pellets.

Por conta da sua construção modular, a 600 TRF também pode ser combinada com extrusoras dupla-rosca.  15 A50

Velox

Nesse estande de 174 m2, umas das atrações são os compostos de purga Asaclean, utilizados na limpeza de moldes de injeção e extrusão. Haverá demonstrações ao vivo do Asaclean Up Grade, criado especificamente para uso em operações processando PP e para maior facilidade de troca de cor e resina. Com uma temperatura de operação entre 170º C e 300º C, o produto também pode ser usado antes do início do processamento de resina, como uma espécie de impermeabilizador, para ajudar na remoção de contaminantes. w 6 A23

Viba

A empresa pega carona na onda verde e apresenta masterbatches com base em biopolímeros. O Vibatan PLA Nucleating Agent 03413 é um master com ação nucleante, e o Vibatan PLA Blue Antiox 97838 eleva a estabilidade térmica e ajuda a controlar o amarelecimento. Ambos se destinam ao uso no processamento de ácido polilático (PLA).   5 G20

Wacker Chemie 

A especialista em química do silício apresenta um mix de produtos, entre aditivos de ultra alto peso molecular e termoplásticos baseados em silicone, adesivos híbridos permanentemente flexíveis e novos grades de borrachas de silicone. w 6 A10

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Weima destaca acionamentos

Weima Maschinenbau

A expositora apresenta diferentes conceitos em acionamentos para máquinas trituradoras de plásticos.

Os acionamentos hidráulicos são insensíveis a substâncias que causem distúrbios no funcionamento, sendo indicados para plásticos duros e materiais misturados.
A velocidade e o torque podem ser ajustados de acordo com o material a ser triturado. Os acionamentos compactos, usados nos motores elétricos, dispensam engrenagens e integram trituradoras de alto desempenho e pouca geração de ruídos.

Granuladoras e trituradoras de eixo único podem utilizar acionamentos convencionais, com engrenagem, pela qual se ajusta a velocidade. w 9 A59/A63

Wells Plastics

Em sua quarta participação consecutiva na feira, essa especialista em masterbatches de aditivos destacará uma gama de novos produtos, com ênfase nos controversos aditivos oxo-biodegradáveis e nos conhecidos antimicrobiais, das linhas Reverte e Bactiglas. A Wells atesta uma demanda massiva, nos últimos anos, pela linha de antimicrobiais Bactiglas em aplicações de linha branca, cuidados pessoais e área médica. Já os produtos da família Reverte são empregados em diversos filmes para embalagens, agricultura e nas polêmicas sacolas tipo camiseta de supermercados, além de artigos com seção mais grossa e substratos poliméricos.
A Wells também oferece serviços de manufatura para terceiros, e investimentos recentes em nova fábrica e equipamentos abriram mais oportunidades e capacidades. Os clientes potenciais estão convidados a discutir possíveis colaborações e parcerias. 5 B40

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
Sopradora SB produz frascos pequenos

Wilmington Machinery 

A expositora destacará a nova linha SB (de small bottle, ou garrafa pequena) de sopradoras rotatórias de alta velocidade para aplicação em embalagens. Será dada ênfase a frascos com 80 ml a 500 ml destinados ao envase esterilizado e asséptico de laticínios, sucos, iogurtes e alimentos. A sopradora SB é ideal para produções de 50 a 200 milhões de contêineres por ano, seja em configurações de mono ou multicamadas.

Clientes interessados em garrafas maiores poderão conhecer a Série III, destinada a esse nicho e também em destaque na feira. O estande da Wilmington também será o palco para o lançamento na Europa da linha Lumina de injetoras de espumas estruturais, com capacidade de injeção entre 11 kg e 135 kg.  5 G19-13

Plástico Moderno, K 2007 - Prévia - Nata da cadeia mundial do plástico se reúne por uma semana em feira alemã
W&H amplia sua exposição para sede em Lengerich

Windmöller & Hölscher

A empresa destacará inovações nos campos de transformação e impressão em duas exposições simultâneas, uma nos pavilhões da Dusseldórfia, e outra em suas instalações próprias emLengerich.

Na K, os visitantes do estande verão a linha de extrusão de filmes balão Varex equipada com o cabeçote Maxicone C. Graças à sua geometria inovadora, o cabeçote oferece grande potencial em termos de volume de produção quando comparado a concorrentes. Também será exposta no estande uma máquina Polyrex BV para a soldagem de filmes, caracterizada pela flexibilidade quanto às dimensões das sacolas e pela alta produção.

Quem optar por conhecer o quartel-general da W&H em Lengerich (o transporte será providenciado pela expositora), poderá ver três linhas Varex de filmes balão em configurações diferentes para a produção de filme de PP, filme de nove camadas com barreira (sendo uma delas EVOH com 1 µ de espessura), e filme de PEAD com aparência de papel. A apresentação paralela ainda abrigará uma linha Filmex de filmes cast produzindo filmes metalizados de CPP em altas velocidades, três impressoras flexográficas (uma Astraflex de oito cores, uma Novoflex CM de dez cores e uma Primaflex CM de oito cores), uma impressora de rotogravura Heliostar de oito cores, e uma máquina de solda de filmes Polyrex SF.  17 A59

Zumbach

A especialista em medição e controle de qualidade em linhas de extrusão terá algumas atrações principais, como medidores de diâmetro, espessura e seção em perfil, detectores de falhas em superfícies e softwares de controle. 10 E41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios